Artigo reconhecido é embasado na tese de mestrado de Adriana Luri, aluna do Mestrado Profissional em Administração, e aborda os temas de economia compartilhada e consumo colaborativo
A aluna do Mestrado Profissional em Administração, Adriana Luri, e as professoras Carla Ramos e Adriana Bruscato foram premiadas na Conferência EURAM – European Academy of Management – Exploring the Future of Management, realizada entre 26 e 28 de junho no Instituto Universitário de Lisboa. O artigo “Understanding the Drivers of Sharing Economy and Collaborative Consumption in the Brazilian Market” é embasado na tese de mestrado de Adriana Luri, com coautoria de Carla Ramos e Adriana Bruscato.

O artigo, que recebeu o prêmio “Best Paper Award SIMA EURAM – Business for Society SIG (Special Interest Group), aborda os temas de economia compartilhada e de consumo colaborativo e tem o objetivo de propor uma definição compreensiva e parcimoniosa para essas formas, além de identificar quais são os motivos intrínsecos e extrínsecos ao consumidor e que os leva a se mostrar disposto a participar desse consumo.
De acordo com Carla Ramos, esses conceitos, por serem muito recentes, são utilizados por autores, consumidores e gestores como se tivessem o mesmo significado. “O estudo mostra que são variadas as razões intrínsecas e extrínsecas que levam os consumidores a quererem participar de economia compartilhada, enquanto são, sobretudo, motivações de razão econômica que explicam a sua vontade de participar de consumo compartilhado”, explica Carla.
Para Adriana Bruscato, o trabalho ganha ainda mais relevância por tratar de temas extremamente atuais, analisados com base na percepção de ganho do indivíduo dentro do contexto brasileiro. “O prêmio na Conferência EURAM, além de reconhecer a tese da Adriana Luri, dá visibilidade ao nosso trabalho de orientação para o desenvolvimento dos alunos da pós-graduação”, observa Adriana.