Iniciativa empreendedora oferece mais de mil vídeos preparatórios para processos seletivos por meio de uma plataforma de streaming
O ingresso no mercado de trabalho é um dos grandes desafios para o público jovem e esse é um dos gargalos que a plataforma Meu Entrevistador busca solucionar. Criada pelo Alumnus Fabio Cassettari, essa iniciativa empreendedora oferece treinamentos por assinatura para melhor preparar os interessados em conseguir um novo emprego.
A empresa nasceu a partir da própria vivência de Fabio, que não se sentiu preparado ao participar de um processo seletivo para uma vaga de trainee. A partir de então, ele colocou como objetivo central apoiar aqueles que, como ele, encontraram dificuldades ao participar de entrevistas e seleções feitas pelas empresas.
A forma que o empreendedor encontrou para ajudar esses jovens foi criar a Meu Entrevistador, plataforma de streaming que reúne vídeos de treinamento e discussão com foco em processos de seletivos das grandes empresas. Dessa forma, mais pessoas tem acesso à preparação para ingressar no mercado de trabalho, cumprindo a missão social da empresa de reduzir os índices de desemprego no Brasil.
Além disso, em busca de um maior impacto social, a Meu Entrevistador propôs que cada nova assinatura feita na plataforma gere uma assinatura doada para alguém que não possa pagar pelo acesso. Para concretizar a ação, foram criadas parcerias com diversas ONGs e instituições sociais que trabalham com a inserção de jovens no mercado de trabalho.
Confira a entrevista completa com o nosso alumnus Fabio Cassettari:
Como surgiu a proposta de criar o Meu Entrevistador?
A Meu Entrevistador nasceu de um problema que eu vivenciei. Queria muito ser trainee em uma organização e senti falta de algo que pudesse me preparar para processo seletivo de uma maneira online, rápida e eficiente. Acabei conquistando uma vaga em uma grande empresa, mas após três anos resolvi sair para abrir a Meu Entrevistador, uma plataforma de streaming de vídeos que visa preparar profissionais para o mercado de trabalho por meio dos maiores executivos do Brasil e das maiores empresas do Brasil e do Mundo. Na plataforma, já constam com mais de 250 empresas e mais de mil vídeos que são atualizados semanalmente.
Quais as metas da empresa?
Nosso principal objetivo é democratizar o acesso e a preparação para o mercado de trabalho e, assim, ser uma das ferramentas que possa diminuir o número de desempregados em nosso País. Principalmente entre o público jovem.
O Meu Entrevistador prevê a doação de assinaturas para jovens que não tenham condição de pagar pela plataforma. Como funciona essa iniciativa?
A Meu Entrevistador começou de uma maneira econômica-social, ou seja, para cada assinatura feita, uma assinatura é doada para alguém que não possa arcar com os custos. Nós, como empresa, não podemos definir quem merece ou não a doação, por isso nos unimos com diversas ONGs e instituições sociais que trabalham na inserção do mercado de trabalho em todo Brasil.
Como você vê a relação do projeto com a Comunidade Insper?
Quando olhamos os números de desemprego no Brasil percebemos que quem mais sofre são os jovens. Essa faixa etária chega a cerca de 30% de desemprego atualmente. Também verificamos que o início da carreira é o período no qual mais se define o crescimento profissional de um candidato. Ou seja, é importantíssimo que os jovens da Comunidade Insper entrem no mercado de trabalho e busquem uma posição de destaque, por exemplo, como trainee.
O Insper está oferecendo a plataforma Meu Entrevistador gratuitamente para todos os seus alunos e para isso basta acessar o Portal do Aluno, clicando neste link. Nele, o aluno preenche seu número de matrícula e já pode acessar os conteúdos.