Samuel Veloso fala sobre o impacto do Programa de Bolsas e aborda a importância da Comunidade Alumni para a iniciativa
Criado em 2004, o Programa de Bolsas já transformou a vida de mais de 530 jovens. Isso não seria possível sem as generosas doações dos amigos do Insper. Uma doação para o Programa de Bolsas pode ajudar a transformar a história de talentos brasileiros e gerar impacto positivo para toda a sociedade.
Em maio de 2020, o Programa de Bolsas lançou a campanha Alumni 20, que teve o objetivo de ampliar a participação da Comunidade Alumni nas doações para o Programa de Bolsas. A meta era alcançar o número de 1 mil alumni doadores, além de atingir R$ 1 milhão em doações. A campanha encerrou com R$ 830 mil em doações com o match feito por Claudio Haddad.
Uma das ações realizadas durante a campanha foi o desafio de turmas, com a divulgação do ranking por valor captado e quantidade de doadores. O resultado positivo se deu graças ao engajamento da comunidade Alumni, que acompanhou de perto cada evolução e agiu como multiplicadora da campanha com ações inspiradoras.
Um dos destaques da campanha foi Samuel Veloso Pinheiro, alumnus de Economia e ex-bolsista integral, que fez uma doação que levou sua turma (ECO 2015) para o terceiro lugar no ranking das turmas doadoras. Saiba mais sobre a visão de Samuel sobre a educação, o impacto do Programa de Bolsas e a importância da Comunidade Alumni na entrevista a seguir:
1) Na sua opinião, como a educação pode transformar a história dos jovens bolsistas?
Educação é realmente um instrumento de transformação de vidas. Por meio da educação, esses jovens podem mudar suas realidades por meio do conhecimento e dos valores adquiridos. Algo incrível é que, junto com eles, suas famílias também se transformam.
2) Conte qual foi o impacto do Programa de Bolsas em sua vida.
O Programa de Bolsas me permitiu ter acesso a uma educação que, sem ele, seria impossível conseguir. Por meio da experiência no Insper, trabalhei em uma das maiores empresas do mundo em três países diferentes, fui diretor em startup e, hoje, toco um negócio.
3) Como você vê a importância da Comunidade Alumni para o Programa de Bolsas?
No Insper, eu desenvolvi um profundo senso de comunidade e de retribuição pelas oportunidades que tive. Muitos amigos, ex-bolsistas ou não, também compartilham desses valores. Então, me parece natural que a nossa Comunidade Alumni se aproxime da escola e, especialmente, do Programa de Bolsas para contribuir.
4) Como você acredita que a Comunidade pode contribuir para ampliar o impacto neste programa?
A Comunidade pode ajudar muito a ampliar o impacto e, incrivelmente, com muito pouco. Isso se amplia se conseguirmos trazer mais dos nossos, tanto para ajudar os nossos que estão agora estudando, como os nossos que ainda nem descobriram que o Insper é o lugar deles. Tudo ajuda, mas, se pudesse resumir, mesmo com pouco tempo e/ou dinheiro, a nossa contribuição pode fazer uma grande diferença. Seja com ajuda financeira pontual, apadrinhamento de um bolsista ou participando do processo de seleção. Queremos ter vocês, da nossa comunidade, sempre por perto!
Saiba mais:
Programa de Bolsas
Comunidade Alumni