Após integrar experiências internacionais no MBA Executivo do Insper, Fabiano Matos Pinheiro cursou programa de Harvard para Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Formado em Engenharia da Computação, Fabiano Matos Pinheiro decidiu buscar uma formação sólida na área de negócios e escolheu o MBA Executivo do Insper. A decisão foi motivada pelo seu desejo de ampliar os horizontes acadêmicos e profissionais de sua atuação, além de impulsionar o negócio empreendedor que criou com sua esposa.
Em 2018, o alumnus teve a oportunidade de participar de dois programas oferecidos pela área de Relações Internacionais do Insper. O primeiro foi o HBS FIELD Global Immersion, oferecido em parceria com o MBA da Harvard Business School, e o segundo foi a etapa nacional dos blocked courses, parceria com a UCLA Anderson School of Business. Ambas as experiências foram fundamentais para que ele pudesse se interessar em viver novas experiências acadêmicas internacionais.
Ele decidiu ingressar em um programa internacional de Analise de Negócios e Ciência de Dados. Nessa busca encontrou o programa Harvard Business Analytics Program, uma formação multidisciplinar desenvolvida em conjunto por três escolas de Harvard, com foco no estudo de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.
“A multidisciplinaridade vivida no Insper também é realidade pelo mundo e uma universidade centenária como Harvard deve a sua perenidade à constante busca em explorar tudo aquilo que faz bem sem deixar de examinar e investigar novas técnicas e oportunidades de geração de valor”, disse o alumnus.
Confira a entrevista completa com Fabiano:
Qual curso você realizou no Insper e o que te aproximou da instituição?
Eu sou Engenheiro de Computação e, após ter liderado a área de Tecnologia em empresas ligadas à Logística, Indústria, Varejo e Serviços, entendi que era momento de buscar uma formação sólida em Negócios. Ao fim desta criteriosa seleção, decidi pelo MBA Executivo do Insper e tenho certeza de que fiz a escolha certa. A Pós-graduação abriu meus olhos para novos horizontes acadêmicos e profissionais.
Como você avalia os impactos dessa formação em sua carreira?
O MBA do Insper permitiu-me aumentar meu repertório de contribuições no ambiente corporativo para além da Tecnologia. Vivi, inclusive, novas experiências profissionais como, por exemplo, a liderança de um processo de M&A (Mergers and Acquisitions). Além disso, consegui melhorar também os resultados do negócio que eu e minha esposa empreendemos.
Como os programas internacionais do Insper te encorajaram a viver experiências em outros países?
Em maio de 2018, a equipe de Relações Internacionais do Insper fez um convite aos alunos para participarem do programa HBS FIELD Global Immersion do MBA da Harvard Business School. Eu prontamente atendi ao convite e fiquei fascinado pela experiência de participar de uma atividade acadêmica global, com estudantes de diversos países. Em julho do mesmo ano, também participei da etapa nacional dos blocked courses, propostos por Insper e UCLA Anderson School of Business. Após estas duas experiências, muito ricas do ponto de vista acadêmico e cultural, interessei-me em viver uma nova experiência acadêmica internacional.
Por que você decidiu se inscrever no Harvard Business Analytics Program?
Após pesquisar diversos programas internacionais na área de Análise de Negócios e Ciência de Dados, entendi que este programa era o mais adequado pois unia minha formação em Engenharia de Computação à minha formação em Negócios, no Insper. Além disso, este programa é multidisciplinar, sendo o único desenvolvido em conjunto por três escolas de Harvard – HBS (Harvard Business School), SEAS (John A. Paulson School Of Engineering And Applied Sciences) e FAS (Harvard Faculty of Arts and Sciences). Com isso, pude estudar Ciência de Dados e Inteligência Artificial aplicando conceitos de estratégia, marketing, operações, recursos humanos e liderança.
Quais os principais aprendizados que você teve ao ingressar nesse programa internacional?
Além de estudar a aplicação de Ciência de Dados e Inteligência Artificial no mundo dos negócios e como os negócios digitais têm gerado crescimentos exponenciais, aprendi o papel da liderança nesta nova era, em busca de estruturas de negócio sólidas e perenes. Outro grande aprendizado foi a experimentação e seu valor para a evolução dos negócios.
Oportunidades Internacionais
“A área internacional do Insper desenvolve diferentes atividades extraclasse, no decorrer dos programas, para que os alunos tenham experiências internacionais, seja dentro do próprio Insper ou em viagens como nas learning journeys. É importante que os alunos estejam atentos às divulgações feitas pela área para aproveitar tudo o que o Insper oferece” diz Ana Carolina Souza, especialista da área de relações internacionais.