“Antes de entrar no Insper, eu não tinha sonhos tão altos. Minhas madrinhas me ajudaram a entender e a trilhar os caminhos para chegar aonde eu quero. Elas me deram conhecimento”, diz Karoline Silva Correia, recém-formada em Economia com uma bolsa integral. Primeira em sua família a ter um diploma universitário, a nova economista vinda de uma pequena cidade no interior de Minas Gerais emocionou os convidados durante o Encontro de Anual do Programa de Bolsas Insper, sobre a importância do Programa Alumni Padrinho.

O apoio aos bolsistas extrapola a esfera financeira. Atualmente, cerca de 150 alumni atuam ainda como mentores dos bolsistas, contribuindo com a sua formação, ajudando no desenvolvimento acadêmico e com as conexões com o mercado de trabalho. No caso de Correia, as duas mentoras, além de ajudarem no planejamento dos estudos, na indicação e empréstimo de livros e no treinamento para as entrevistas de emprego, foram importantes também no apoio psicológico e afetivo. Os ganhos não são só para os bolsistas, mas para os padrinhos e madrinhas também.
“Ser mentora foi muito gratificante, impactou positivamente na minha vida e carreira. Enquanto ajudava a Karoline a lidar com sua ansiedade, percebia como lidava com meus próprios sentimentos, o que me ajudou a entender melhor minha equipe no trabalho e a realizar uma melhor gestão”, destaca Larissa Araium, alumna de economia e mentora de Correia.

O Insper conta este ano com 249 alunos bolsistas, sendo 109 deles beneficiários de bolsas integrais, uma realidade bem diferente de 2011, quando apenas oito alunos tinham o benefício. Hoje, cerca de 12% dos estudantes da escola são bolsistas. Esse resultado só é possível com o envolvimento da comunidade, que contribui com doações e dedicação para que os estudantes realizem o sonho de estudar na escola.
Sobre o Programa Alumni Padrinhos
A iniciativa foi criada com duplo objetivo: captar recursos destinados aos alunos bolsistas da graduação e aproximá-los de alumni que possam ajudá-los no seu desenvolvimento e adaptação no Insper.
A partir de R$ 100,00 por mês, os alumni podem optar por serem também mentores de alunos. O Insper valoriza tanto esse envolvimento que faz matching no programa padrinho, ou seja, doa o mesmo valor da participação do mentor.
Saiba mais sobre o Programa de Bolsas e como ajudar a transformar em realidade o sonho de jovens talentos.