Projeto Resfria a Cuca, formado por Alumni Insper, ajuda empresas fornecendo informações e dicas relevantes para enfrentar o desafio no cenário atual
MATÉRIA| CONTEÚDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 |ACESSE A PÁGINA ESPECIAL
Neste cenário desafiador no qual vivemos, nossos alumni mostram que a união e a solidariedade são fundamentais e se mobilizam para seguir a missão da nossa escola de impactar positivamente a sociedade.
Esta é a segunda matéria da série alumni, com iniciativas divulgadas em uma planilha compartilhada disponível na nova plataforma Insper Alumni, ambiente exclusivo para os alumni da nossa escola. (Confira aqui a primeira matéria da série).
Uma das iniciativas é o Projeto Resfria a Cuca, fundado por Nathalia Andrade, alumna Insper, que trabalha hoje em uma empresa Peer-to-Peer (Nexoos) que fornece linha de crédito para pequenas e médias empresas. Ela percebeu que seus clientes estavam sendo extremamente impactados pela crise que vivemos, então contatou seus colegas do Insper e alguns outros colegas que tinham disponibilidade e interesse em ajudar. Todos têm diferentes backgrounds e trabalham em diversos setores (mercado financeiro, indústrias, agências de conteúdo, instituições sociais, entre outros) além de uma vontade em comum: ajudar aqueles que precisam de apoio em um momento como esse.
Assim surgiu o Projeto Resfria a Cuca, que de forma completamente remota tem se organizado para postar conteúdos que podem auxiliar e traduzir os principais acontecimentos do mercado para aqueles que mais precisam de apoio: os pequenos negócios. Além de posts no próprio Instagram do projeto, são promovidas lives e conversas individuais com empreendedores que gostariam de dividir suas experiências e dúvidas.
A alumna com dupla Graduação (Administração e Economia) do Insper, Marilia Barbosa Lima Biazetti, e uma das integrantes do Projeto Resfria a Cuca, conta mais sobre a iniciativa:
1) Como surgiu a ideia de criar um projeto que ajuda empresas de pequeno e médio porte disponibilizando conteúdo relevante para enfrentar esse período?
A ideia surgiu da Nathalia, já que ela viu desde o início o impacto dessa crise no pequeno e médio empreendedor, parte por ter empresários na família e parte por trabalhar diretamente com esse segmento. Incomodada com essa questão, ela acabou trazendo essa discussão para uma conversa entre amigos. Já que tínhamos a mesma percepção, nos juntamos para entender como poderíamos auxiliar quem precisava de ajuda nesse momento.
Tínhamos o sentimento de que faltavam ainda plataformas que explicassem de forma simples e realista como as notícias impactam cada setor da economia, além de efetivamente auxiliar empreendedores de menor porte. Assim, chegamos no consenso de que criar uma plataforma de conteúdo poderia ser o melhor caminho nesse momento – além de nos disponibilizarmos para marcar conversas individuais com aqueles que entendiam que poderíamos agregar de alguma forma. Após essas conversas, entramos em contato com outros amigos com o intuito de montar o time mais diverso possível para trazer a maior quantidade de perspectivas para dentro das discussões.
2) Qual o principal objetivo do projeto?
O Resfria tem como objetivo trazer facilidade, simplicidade e esclarecimento para os leitores. Entendemos que é necessário passar um bom conteúdo de forma prática e que efetivamente agregue no dia a dia de quem está à frente dos principais setores da economia. Por isso, antes de cada post ou conversa marcada, procuramos sempre levantar quais são as dúvidas sobre os tópicos que serão discutidos, além de debatermos o melhor formato para passar tais conteúdos. Nossa ideia foi mostrar a importância de transformar informação em conhecimento, ter visão crítica e de manter a calma em situações de maior complexidade – por isso o nome se tornou Resfria a Cuca.
3) Como você vê a importância de ações como essa, liderada por nossos alumni e que querem ajudar ao próximo, principalmente nesse momento de crise?
Entendo que a comunidade Insper tem uma diversidade imensa dentre seus profissionais formados. Isso traz uma possibilidade real de impacto, não só dentro da instituição como para a sociedade como um todo. Eu acredito que pelo tipo de ambiente e conhecimento que tivemos acesso, se torna fundamental a busca por formas de contribuir com outros, principalmente em momentos de crise. Assim, vejo muito sentido nessas iniciativas e espero que tenhamos cada vez mais ex-alunos participando das mesmas.
4) Como as pessoas interessadas podem conhecer mais sobre o Resfria a Cuca?
Postamos semanalmente na nossa página do Instagram (@ResfriaCuca) e temos nosso email resfriacuca@gmail.com! Marcamos, também, lives mensais com empreendedores de diversos setores para repassar os últimos acontecimentos, assim como estamos à disposição para marcar conversas individuais com aqueles que gostariam de trocar experiencias sobre mercado e impactos em seus negócios.
|ACESSE A PÁGINA ESPECIAL