Alunos da Graduação, Pós-graduação e Certificates têm até meados de setembro para escolher entre as universidades parceiras da escola, incrementar seu currículo profissional e ganhar vivência internacional.
Possibilitar a troca de experiências acadêmicas e vivência internacional são os objetivos dos programas de intercâmbio do Insper, que oferece aos alunos de Graduação, Pós-graduação e dos Certificates a oportunidade de estudar de seis meses a um ano em uma das mais de 90 universidades parceiras da escola fora do país. Cerca de 40% dos alunos da graduação participam de intercâmbios, em média.
“Estamos ampliando ainda mais nossa rede de parcerias com universidades em diversos países para que nossos alunos possam optar pela escolha de uma instituição que realmente se encaixe em suas expectativas”, afirma Ana Carolina Oliveira de Souza, especialista em Relações Internacionais do Insper.
O processo seletivo acontece seis meses antes da intenção de viagem. Por exemplo, os alunos de Graduação dos cursos de Economia e Administração podem viajar entre o quinto e oitavo semestre, enquanto os estudantes das Engenharias podem se inscrever para o processo seletivo a partir do sexto semestre para viajar entre o sétimo e o décimo semestre. Já os alunos dos programas Certificates podem realizar o intercâmbio a partir do segundo trimestre, com duração de seis meses. Quanto antes o aluno começa a se preparar, melhor.
Os alunos interessados em realizar o intercâmbio devem procurar conhecer os pré-requisitos de proficiência na língua inglesa. Muitas escolas exigem testes como TOEFL ou IELTS. É recomendado também apresentar um bom desempenho acadêmico. Além disso, no processo seletivo, é necessária uma carta de motivação para participar do programa e ainda, para alunos da graduação, a participação em atividades da escola, como Momento Insper, programa Buddy, organizações estudantis, por exemplo, valem pontos.
O processo seletivo para intercâmbio da graduação em 2020 encerra-se em 18 de setembro, às 18h. Para alunos dos Certificates, o prazo é até 20 de setembro, também às 18h. Todas as inscrições são feitas no portal do aluno.
Intensivo no Vale do Silício
O Insper também está com inscrições abertas para o programa de Extensão Internacional do Vale do Silício, dedicado aos alunos e alumni dos programas de pós-graduação e educação executiva da escola. O programa consiste em uma semana intensiva de aulas e atividades com professores das universidades de Berkeley e Stanford, no Vale do Silício, Califórnia, entre os dias 5 e 10 de janeiro de 2020.
Para participar, basta comprovar bons conhecimentos em inglês para acompanhar todas as dinâmicas do curso, uma vez que tradução simultânea não estará disponível.
“A Extensão Internacional do Vale do Silício oferece uma oportunidade única de vivência internacional, gestão de negócios, e conhecimento dos aspectos culturais, sociais e econômicos da região e do ecossistema que compõe o Silício. Durante uma semana, os alunos terão a oportunidade de trocar experiências com os demais participantes e ampliar sua rede de contatos internacionais, além de conhecer empresas que são referência em inovação e tecnologia, como Google, Netflix e Salesforce”, destaca Ana Paula Fraga, coordenadora da área de relações internacionais do Insper.
Mais informações sobre a semana de extensão internacional do Vale do Silício e os demais programas de intercâmbio oferecidos pelo Insper podem ser obtidas no portal do aluno.
A área de Relações Internacionais da escola também permanece disponível para esclarecer as dúvidas dos alunos de graduação, às segundas e quintas-feiras, das 12h às 13h, na sala Otto Lara Resende, 2º andar. Ou ainda por meio de agendamento de reunião que deve ser feito no portal do aluno, no caso dos pós-graduandos.