Logo depois de cursar Medicina, Guilherme Salgado fez o MBA Executivo no Insper. A experiência transformou sua trajetória profissional e influenciou a criação da healthtech 3778
Tiago Cordeiro
Quando Guilherme Salgado começou o curso de MBA Executivo do Insper, uma professora perguntou, brincando, se ele não estava na sala errada. Era o único médico da turma. A dúvida fazia sentido, segundo ele próprio: “Os profissionais de saúde têm dificuldade em entender o mindset dos executivos. São ambientes muito diferentes, complexidades próprias de cada área. Quando um médico quer prestar serviços em saúde para outras empresas, o desafio é enorme”.
Nascido há 40 anos e formado na graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Salgado fez residência no Hospital das Clínicas da instituição entre 2009 e 2011. Desde aquela época, seguiu carreira próxima de grandes corporações.
Foi consultor em saúde ambiental e saúde do trabalhador. Na empresa It’sSeg, atuou como responsável pela área de gestão de risco e planejamento de gestão da saúde de mais de 100 mil vidas. Trabalhou como superintendente de gestão de saúde e risco no Banco Safra e consultor de novos negócios e inovação no Hospital Sírio-Libanês, além de líder da área de desenvolvimento de negócios da startup de inteligência artificial Kunumi. Até que, em 2018, fundou a healthtech 3778.
Nesse momento, o aprendizado desenvolvido no MBA do Insper, entre 2011 e 2013, se mostrou crucial. “Logo após a residência, amigos médicos sugeriram que eu estudasse gestão fora da área de saúde, ou então passaria a vida inteira dependendo de outras pessoas para tocar os negócios. Eles tinham razão”, afirma.
“Foi no Insper que entendi como as empresas definem problemas e desenham soluções. Fiz amigos que carrego comigo até hoje. O curso contribuiu de forma decisiva para eu migrar para o ambiente corporativo em saúde.”
One stop shop
A 3778 é dedicada a gerar e disponibilizar soluções em saúde corporativa aliadas a tecnologia, dados e inteligência artificial. Atende áreas nas quais Salgado acumulou experiência ao longo da carreira, em especial saúde ocupacional, atenção primária e gestão de pessoas afastadas.
Atualmente, a empresa atende 1 milhão de vidas, que atuam em mil organizações. “Implementamos o conceito de one stop shop em serviços de saúde corporativa, de maneira inteligente, integrada e independente”, diz ele, referindo-se ao modelo de negócios em que o cliente encontra soluções complementares em uma única plataforma, de uso intuitivo.
Num setor tradicionalmente fragmentado, com é o da saúde, esta é uma proposta de grande valor. E que atende um perfil de cliente crucial para as operadoras de planos de saúde: a modalidade empresarial representa 68% do total de usuários no país, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “A população está envelhecendo, a demanda por serviços de saúde vai aumentar, e ainda assim o setor convive com um alto índice de desperdício em consultas e exames”, diz Salgado.
Mas, afinal, por que 3778? O nome vem do desafio do jogo chinês Go, realizado em 2016 entre o aplicativo de inteligência artificial AlphaGo contra o jogador sul-coreano Lee Sedol. O AlphaGo realizou a jogada 37 e Sedol, a jogada 78. A combinação dos dois números, portanto, indica a importância de a máquina e a humanidade evoluírem juntos.
Fusões e aquisições
Atualmente, a empresa é na verdade um grupo, que inclui outras marcas, Imtep, Teg Saúde e Implus Care, além da própria 3778. Uma rodada de investimentos de 200 milhões de reais, levantada em março de 2021, contribuiu para a realização de fusões e aquisições. “Não queríamos depender de uma próxima rodada de investimentos para alcançar nossos objetivos”, explica o fundador.
A parceria com investidores viabilizou à empresa assumir as atividades da Teg Saúde e as operações do Grupo Implus. O board de investidores teve à frente Randal Zanetti, fundador do plano de assistência odontológica Odontoprev, com a participação da LTS Investments e da UV Gestora de Investimentos.
A empresa já foi citada pela Jonhson & Jonhson, multinacional americana do setor de produtos farmacêuticos, utensílios médicos e artigos de higiene pessoal, em uma lista de 134 startups latino-americanas que inovam no desenvolvimento de novos modelos de remuneração baseados em valor.
“Aplicamos tecnologia para entregar a melhor prestação de serviço, pelo melhor preço, integrando os diferentes players”, diz Salgado. “Em cinco anos, queremos crescer com qualidade, alcançando de 4 milhões a 5 milhões de vidas gerenciadas, levando saúde a um custo acessível.”
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