Acreditar que basta apenas uma boa ideia para ter sucesso nos negócios é uma crença comum. Por que seu negócio precisa de testes antes de ser lançado.
Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo e coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper.
Talvez tudo que seja preciso para se ter sucesso ao empreender é uma boa ideia, certo? Mas como ter certeza de que sua ideia de negócio realmente poderá ter sucesso? E quando você tem várias ideias de negócio e não sabe qual escolher?
Acreditar que basta apenas uma boa ideia para ter sucesso nos negócios é uma crença comum, mas a ideia por si só é apenas o primeiro passo. Para garantir que os clientes realmente apareçam antes você terá que investir em pesquisa, planejamento e testes no mercado em que pretende atuar para validar suas hipóteses.
A fase de teste é extremamente importante para descobrir o que funciona ou não no modelo de negócio. É nesse momento que será possível corrigir possíveis falhas, assim como simular se o público alvo será receptivo, além de evitar possíveis prejuízos.
É nessa fase que será possível reconhecer a distribuição demográfica dos seus potenciais compradores, o que os clientes gostam ou não e como se sentem em relação aos concorrentes.
O empreendedor também será capaz de descobrir se e quanto os consumidores estão dispostos a pagar. É através dos testes de mercado que o empreendedor poderá descobrir e desenvolver qual será sua vantagem competitiva.
Um dos principais motivos que levam o empreendedor ao fracasso não é a falta de capital, mas sim a falta de conhecimento. Por isso, um dos maiores erros dos candidatos a empreendedores é iniciar um negócio com base no que eles acham que as pessoas devem comprar, e não no que as pessoas realmente querem. E essas respostas só serão possíveis na fase de testes, de interação com seu público alvo.
Fonte: Exame.com – SP – 12/06/2014