Na edição de 2013 do REP – Resolução Eficaz de Problemas -, programa do Insper desenvolvido em parceria com grandes empresas, os alunos do 3° ano do curso de Administração de Empresas receberam da ULTRACARGO dois projetos para serem estudados: “Relacionamento com o cliente” e “Custos com Infraestrutura Marítima em Santos”. A apresentação das soluções propostas pelos alunos para esses dois projetos aconteceu em dezembro.
Para o projeto “Relacionamento com cliente”, que teve a liderança da área de Comunicação e Marketing e o apoio das áreas de Operação, TI, Jurídica, Comercial, Qualidade e Planejamento. O desafio era encontrar uma forma de ampliar a percepção dos clientes sobre os diferenciais competitivos da ULTRACARGO. A solução apresentada pelos alunos foi criar um fluxograma e um banco de dados únicos para padronizar os processos e as informações. Dessa forma espera-se conseguir ampliar a interação entre as áreas e tornar a relação com os clientes mais institucional.
A aluna Stella Quartim, que participou do projeto “Relacionamento com o cliente”, conta que a experiência foi muito importante, pois durante todo o processo eles puderam contar com a colaboração de todos, que agiram sempre com proatividade. “Profissionalmente eu pude perceber que as mudanças estratégicas são difíceis de implementar, mas, quando existe o interesse dos participantes nos pilares dessa iniciativa, todo esse processo passa a valer a pena”, afirma Stella.
O projeto “Custos com Infraestrutura Marítima em Santos”, coordenado por Rodrigo Barata, Analista de Competitividade Operacional, apresentou como desafio a identificação das causas raízes das altas Taxas de Utilização do Pier, cobradas pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Eles detectaram diversos desvios operacionais que contribuem para as paralisações das atividades marítimas, levando a ULTRACARGO a pagar um valor mais alto. As soluções apresentadas indicam melhoria no fluxo de rastreabilidade das lavagens de linhas, criação de um indicador de performance e melhoria de gestão dos mangotes.
Pedro Thomaz Salata, participante do projeto “Custos com lnfraestrutura Marítima em Santos”, diz que todas as soluções foram encontradas após muita conversa com os envolvidos. “Foi o primeiro contato profissional do grupo com uma empresa. O processo de análise envolveu todas as áreas, agregando muito conhecimento a todos”, relata Pedro. O REP, que tem o apoio de outras 33 grandes empresas, conta com a parceria da ULTRACARGO desde 2011. “Apostamos no projeto porque, além de encontrar soluções práticas para as questões apresentadas, é uma forma de reforçar a cultura da inovação e, principalmente, trazer novos talentos para a companhia ao tornar-se conhecida no meio acadêmico”, explica Flávio Mingorance, Gerente de Inovação, Marketing e TI.
Fonte: Revista por Demanda – 21/02/2014