16/10/2012 – Brasil Econômico
Por Marcelo Nakagawa
Eu, você, todos nós aprendemos que a soma de quatro mais cinco é igual a nove. Aprendemos que deve haver a resposta certa. É isto que nossos professores cobram nas provas. E é disso que passa a depender nossa existência até a formatura na faculdade. Depois, aplicamos esta lógica em nossa carreira profissional. Só há um jeito de se fazer as coisas, um jeito de se comportar e só uma maneira de pensar.
E um belo dia nossos gestores começam a nos cobrar que pensemos “fora da caixa”. Surge o medo, desconforto e a insegurança de parecermos ridículos em propor coisas absurdas, afinal a soma de quatro e cinco será sempre nove.
Tina Seelig, professora de empreendedorismo e criatividade da Universidade de Stanford propõe um exercício simples para torna-lo mais criativo a partir da sua zona de segurança.
Em vez de pensar em resultados a partir daquilo que você já tem (quatro e cinco), pense nas alternativas, nas combinações de dois números cuja somatória daria nove.
As alternativas seriam infinitas. É isto que difere o empreendedor inovador (x+y=9) de quem apenas abre um negócio a partir de uma ideia em um mercado específico (4+5=9).
Assim, pense em Otto Messmer, criador do Gato Felix, que estava mais interessado em aumentar a popularidade do seu gato (Gato Felix + popularidade = ?) e compare com Walt Disney que era obcecado em oferecer mais e melhores soluções de entretenimento para a família (? + ? = mais e melhores soluções para a família). Se Felix hoje é mais lembrado como goleiro da seleção brasileira de 1970, não é culpa do simpático gatinho preto.
Quando Steve Ballmer, atual CEO da Microsoft, se tornou um dos primeiros colaboradores da primeira geração de colaboradores da empresa em 1979, seu pai perguntou para que servia um software (software + utilidade =?), mas sua mãe fez uma pergunta mais interessante: Por que alguém iria precisar de um computador? (?+?=precisa de um computador). Muitos dos concorrentes iniciais da Microsoft responderam justamente a pergunta do pai de Ballmer. Daniel Bricklin e Robert Frankston, por exemplo, responderam que software + utilidade = planilha eletrônica e fundaram a Visicalc. Enquanto isto, a Microsoft realizava a visão de Bill Gates de um computador por residência.
E o Altavista foi criado com a missão de se tornar o padrão de tecnologia de busca (tecnologia de busca + padrão =?), mas Sergey Brin e Larry Page, que fundaram o Google, se preocupavam em como tornar as informações mais acessíveis e úteis (? + ? = informações mais acessíveis e úteis). Hoje é preciso fazer uma busca no Google para saber que o Altavista foi, um dia, um mecanismo padrão de busca.
Mas quando a Bematech foi fundada em 1990, Marcel Malczewski e Wolney Betiol, os fundadores, só se perguntavam como vender mais impressoras de automação comercial (impressora + vendas =?). Ainda bem que, dez anos depois começaram a se perguntar sobre como tornar o comércio mais eficiente (? +? = comércio mais eficiente).
Isto tornou a empresa líder de mercado, deixando para trás aquelas que só queriam vender mais equipamentos.
Se quiser ser mais criativo, saber que a soma de quatro mais cinco dá nove não ajuda muito. Noves fora e continuará dentro da caixa, mas lembre-se de que há muitas alternativas diferentes para se alcançar o resultado desejado. Portanto, pense ? e i9!.