04/09/2019
Em cerimônia realizada no Credicard Hall, demos as boas-vindas aos 170 novos alumni de Administração e Economia que comemoraram a conquista de seus diplomas com familiares e amigos
No dia 22 de agosto, foi realizada a 34ª Colação de Grau dos cursos de Administração e Economia. Os agora 98 alumni de Administração e 72 alumni de Economia comemoraram a conquista de seus diplomas com familiares e amigos em uma grande celebração promovida no Credicard Hall.
Alegria e expectativa
Enquanto aguardavam o início da cerimônia, o clima entre os formandos era de muita alegria e de expectativa pela festa. “Cursei minha Graduação como bolsista e hoje estou aqui, comemorando minha formação pelo Insper. Muito feliz e agraciado pela oportunidade de estudar na melhor escola de negócios do Brasil”, contou Mateus Brasil, formando em Economia.
O entusiasmo em concluir a Graduação também se estendia para as expectativas do futuro de suas carreiras. “O curso do Insper é o que mais agrega para as pessoas, pela dedicação de todo o corpo docente, por todo o aprendizado que a gente conseguiu ter. O nosso diploma só tende a valorizar ainda mais e espero que minha faculdade continue crescendo como sempre cresceu”, disse Pedro Cesário, também formando em Economia.
A promoção da inclusão e da diversidade no Insper foi ressaltada por Bruno Guimarães, formando em Administração, como um dos pontos a serem destacados na atuação da escola. “Fico muito feliz em ver como o Insper mudou ao longo desses quatro anos com coletivos como Raposas Negras, Marianne Ferber e Inspride, contribuindo para tornar a faculdade em um lugar cada vez mais inclusivo e diverso.”
Abertura
A abertura da cerimônia de formatura foi realizada pelo presidente do Insper, Marcos Lisboa. “Aqui no Insper, proporcionamos a construção de soluções originais sempre por meio de parcerias e do diálogo, estimulando a diversidade, a aprendizagem por meio da experiência e a elaboração de um senso de comunidade que vá além das divergências pessoais. Somente assim conseguiremos superar o cenário desses últimos anos, que não têm sido fáceis em nosso país. Contem sempre conosco. O Insper é a casa de vocês para sempre.”
Oradores
O orador da turma de Administração, Roberto Shallcross Linton, e a oradora da turma de Economia, Carolina da Leva Teixeira, sintetizaram a experiência na Graduação e levaram os formandos por uma viagem desde a entrada na escola até o momento da formatura.
“Ser Insper é ser diferente. É perceber que tudo que conhecemos e entendemos como mundo foi criado por pessoas que não são mais inteligentes que nós. É entender que excelência é um hábito, e são nossos hábitos que determinam até onde podemos chegar. Ser Insper é deixar a nossa marca, basta ter a coragem de decidir e a humildade de tentar”, disse Roberto.
“O Insper é um exemplo de instituição que transforma a educação de um país e agrega valor às organizações e à sociedade. A vida é desafiadora e exigente, mas lembrem-se sempre que o Insper nos deu todas as ferramentas necessárias para enfrentarmos essa batalha de perto”, observou Carolina.
Paraninfas
A professora Luciana Ferreira, Paraninfa de Administração, chamou a atenção para a necessidade de repensar a forma como é entendido o sucesso. “Devemos, acima de tudo, sempre aprender a cuidar das pessoas para a construção de um mundo que seja, de fato, justo. E que assim, ao cuidarmos delas, sejamos associados ao sucesso.”
Da experiência com as turmas, a professora Regina Madalozzo, Paraninfa de Economia, destacou três aspectos de aprendizado. “Ser flexível consigo mesmo e com seus planos; saber das limitações de nossos próprios modelos e ter humildade de reavaliar nossas próprias convicções; e a importância do respeito pelo outro.”
Professores homenageados
Os formandos de Administração, Ana Luisa Cossi e Caio Galassi Alexandre, discursaram em homenagem ao professor Guilherme Martins. “Em sua trajetória pessoal e profissional, Guilherme mostrou como superar desafios e alcançar seus objetivos. Mostrou que nunca sabemos o suficiente para parar e se acomodar, e que devemos nos testar e arriscar por aquilo que acreditamos”.
Já a homenagem da turma de Economia ao professor Artur Parente ganhou voz com a formanda Sofia Baer. “Único em seu jeito, Artur mostrou que o principal de uma disciplina não são os modelos e gráficos extremamente complexos, mas sim a simplicidade por trás deles. Ele exerceu o que chamamos, em economia, de externalidades positivas: reformou o vocabulário dos alunos com termos que poucos dicionários têm conhecimento.”
Juramento
Dando continuidade à formatura, o formando Bruno Thomé de Souza Magnoni conduziu o juramento dos formandos do curso de Administração, seguido pela leitura do juramento dos formandos do curso de Economia por Mariana Venturim de Oliveira.
Desempenho Destaque
Os formandos com desempenho acadêmico de destaque foram reconhecidos por Guilherme Martins, Coordenador do curso de Administração, e por Juliana Inhasz, Coordenadora do curso de Economia.
Destaques Administração:
Carolina Toledo de Magalhães Kalaf
Felipe Barra Ferreira
Gabirela Aun Giannubulo
Giuliana Mastropietro Borsari
João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza
Leonardo Pavan
Luiz Fernando de Angelo Morás
Marcos de Barros Barreto
Ricardo Micheletti Busch
Roberto Shallcross Linton
Destaques Economia:
Giovanni de Paola
João Pedro Souza Prudente
Lucas Ciccarino de Lacerda London
Pedro Vitale Simon
Rafael Palhares Reis D’Avila Barbosa
Melhor monografia
Foram anunciados os vencedores do concurso de melhor monografia entre os formandos de Economia. São eles:
1º lugar
“Da Perda de Credibilidade à Reafirmação da Autoridade Monetária: Evidências de Mudanças nas Preferências do Banco Central Brasileiro (2010-2018) – Giovanni de Paola, orientado pelo Profº Sérgio Ricardo Martins.
2º lugar
“O modelo de média-variância nos contextos de risco e ambiguidade” – Paulo José Mencacci Costa, orientado pelo Profº José Heleno Faro.
Menção honrosa:
“Risco e retorno de um portfólio de opções” – João Batista Leal Filho, orientado pelo Profº Marco Tulio Pereira Lyrio.
“Repasse cambial no Brasil: diferentes choques cambiais e diferentes manifestações” – Pedro Vitale Simon, orientado pela Profª Camila de Freitas Souza Campos.
Mérito Colaborativo
Os formandos Caio Galassi Alexandre, de Administração, e Sofia Baer, de Economia, foram escolhidos por seus colegas para receberem reconhecimento pelo Mérito Colaborativo.
Área homenageada
A área de limpeza, representada por Vanderli dos Santos, foi a escolhida pelos formandos para ser homenageada pelo mérito de proporcionar sempre o melhor ambiente de estudos e convivência.
Homenagem aos pais
O evento foi encerrado com uma homenagem aos pais, proferida pela formanda Marcela Sassaroli Sturlini Martins, com dupla titulação em Economia e Administração.
“Não teríamos chegado até aqui sem o apoio de vocês. Obrigada por nos amarem incondicionalmente, por saberem exatamente o que dizer e quando dizer, seja pelas broncas ou por simplesmente estarem lá quando nós mais precisávamos.”