Recebemos, neste 13/08, com grande pesar, a notícia do falecimento do Sr. Eduardo Campos, candidato à presidência da república na disputa em curso. Lamentamos esse incidente e seu impacto na riqueza do processo democrático, especificamente no debate e nas discussões de alternativas para o país. Abaixo, compartilhamos uma nota escrita pelo Professor Carlos Melo que tem participado do debate político na imprensa e em atividades no campus.
“Antes de tudo, vem o lamento! Qualquer morte inesperada implica em brutal choque, o “inacreditável” que não queremos admitir. E o que mais caberia seria mesmo o silêncio. Consternação. Eduardo Campos era um jovem, pai, filho, marido e seus mais próximos certamente experimentam neste dia a pior dor de suas vidas. Que, ao seu tempo, a família encontre o consolo possível.
Por tudo isso, não cabe qualquer especulação. Discutir quem ganha e quem perde no processo eleitoral, neste momento, traduziria enorme insensibilidade em relação o drama humano e familiar. Desconsideração também com uma dor que é cívica, pois Eduardo Campos era uma liderança de futuro; trazia esperanças que agora se frustram.
Politicamente, só há a dizer que o país perde, perdemos todos.”
Carlos Melo, cientista político. Professor do Insper.
Fonte da imagem: www.psbrs.org.br