28/11/2012
26/11/2012 – Exame.com
Professores sugerem títulos para quem tem uma pequena empresa se aprofundar no assunto
Por Priscila Zuini
Literatura de marketing
São Paulo – Para os empreendedores, conhecer bem a pequena empresa é essencial. Ler sobre finanças, inovação, vendas e marketing ajuda nesta tarefa de melhorar a gestão e até aumentar o faturamento.
Com a ajuda de Timothy Altaffer, professor de marketing do Insper, e Frederico Mafra, professor do Ibmec/MG, EXAME.com selecionou dez títulos para quem quer se aprofundar em marketing e melhorar o desempenho do negócio.
“Administração de Marketing”
Escrito por Philip Kotler e Kevin Lane Keller, este livro é considerado a bíblia do marketing para muitos especialistas. “Este livro é base para se entender sobre marketing, escrito pelo maior especialista da área”, diz Mafra. A obra fala de conceitos, exemplos e estratégias de marketing e comunicação.
“Administração de Marketing”, de Philip Kotler e Kevin Lane Keller (Editora Prentice-Hall, a partir de R$ 60)
“Estratégia Competitiva”
Focado em estratégia, este livro mostra como a empresa pode encontrar sua vantagem competitiva. “O professor Michael Porter é um dos mais respeitados interlocutores de estratégia. Este foi o livro que ajudou no entendimento do mercado, suas forças competitivas e no processo de posicionamento”, diz Altaffer.
“Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência”, de Michael E. Porter (Editora Campus, a partir de R$ 83)
“Estratégia de Marketing”
Este é um livro que ajuda a fazer o planejamento de marketing da empresa. Além de um passo-a-passo do processo, a obra traz cases e referências. “Cria e desenvolve um modelo simples e altamente efetivo que ajuda e guia o leitor na construção de um plano de marketing, desde a análise da situação até a execução das ações”, conta Altaffer.
“Estratégia de Marketing”, de O. C. Ferrel e Michael D. Hartline (Editora Cengage Learning; a partir de R$ 95)
“Gestão do Composto de Marketing”
A obra ajuda a entender melhor o processo de administração de marketing e os “4Ps”, produto, praça, preço e promoção, com a ajuda de casos. “Este livro aborda os aspectos mais táticos do marketing, ou em outras palavras, as estratégias aplicadas”, explica Mafra.
“Gestão do Composto de Marketing”, de Flávio Torres Urdan e André Torres Urdan (Editora Atlas, a partir de R$ 71)
“Marketing: gerenciamento e serviços”
Este título é indicado para as empresas de serviços, abordando aspectos como concorrência e gerenciamento de relacionamento com clientes. “Este livro aborda os conceitos e estratégias de marketing aplicados a serviços, em que o produto trabalhado é intangível e a dificuldade de comunicar e vender é maior”, diz Mafra.
“Marketing: gerenciamento e serviços”, de Christian Gronroos (Editora Campus, a partir R$ 88)
“Marketing Interativo”
Este livro é indicado para quem quer ficar em dia com a divulgação de sua marca nos novos canais de comunicação, como as redes sociais e os blogs. “Para empresas de pequeno porte, pode ser muito útil para a elaboração de estratégias de baixo custo e alto impacto no mercado”, diz Mafra.
“Marketing Interativo: a Utilização de Ferramentas e Mídias Digitais”, de Alexandre Luzzi Las Casas (Editora Saint Paul, a partir de R$ 39)
“Marketing de Relacionamento”
Este livro traz uma ferramenta importante para fazer sua empresa aparecer e bater os concorrentes. “Traz um conceito atual e importante para a criação de diferencial competitivo”, opina Mafra. Apesar de estar esgotado no fornecedor, o título pode ser encontrado em sebos.
“Marketing de Relacionamento”, de Merlin Stone e Neil Woodcock (Editora Littera Mundi)
“Pesquisa de Marketing: Conceitos e Metodologia”
Para quem precisa conhecer melhor o mercado e seu público, este livro ajuda a formular uma pesquisa de marketing. A obra traz formulários, modelos e análise de casos. “A pesquisa é uma ferramenta fundamental para levantamento de informações de mercado e avaliação da empresa e de seus produtos”, opina Mafra.
“Pesquisa de Marketing: Conceitos e Metodologia”, de Beatriz Santos Samara e José Carlos de Barros (Editora Prentice-Hall, a partir de R$ 29)
“Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa”
Este livro é focado em micro e pequenas empresas que querem fazer um plano de marketing. Ele mostra passo a passo a metodologia para realizar o planejamento, além de trazer um modelo de plano. “Livro sucinto e aplicável para aqueles que pretendem elaborar um bom plano de marketing para sua empresa de pequeno porte”, explica Mafra.
“Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa”, de Alexandre Luzzi Las Casas (Editora Atlas, a partir de R$ 46)
“Reimagine!”
Neste título, o professor Tom Peters ressalta a necessidade de estar preparado e atento para as oportunidades do mercado. “Apesar de ter sido publicado há quase 10 anos, continua sendo um livro que incomoda, muda modelos mentais e quebra antigos paradigmas de marketing“, opina Altaffer, do Insper.
“Reimagine!”, de Tom Peters (Editora Futura, a partir de R$ 66)