Marcos Lisboa integra Comitê Executivo do Insper

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Minha escolha pelo Insper

Por Marcos Lisboa, Vice-presidente do Insper

Acompanho a construção do Insper desde o começo da década passada, e sempre admirei este projeto. Oferecer educação de qualidade, colaborar para o debate sobre temas importantes no nosso país e produzir pesquisa acadêmica relevante. Projeto que parece simples, porém distante da realidade educacional no Brasil.

A introdução de métodos de gestão para garantir a qualidade do ensino na sala de aula, o treinamento dos professores e os diversos métodos de avaliação de todas as etapas do processo têm permitido uma crescente melhora dos resultados. Essa evolução se reflete no resultado das avaliações independentes realizadas pelo MEC. Muito foi construído em pouco tempo.

Nesta última década, tive o prazer de colaborar com Cláudio em diversos projetos específicos, como a pesquisa sobre vitimização, inédita no Brasil, muitos seminários, um pequeno curso, a participação no Conselho do Centro de Políticas Públicas e as reuniões anuais da Comissão Externa de Avaliação (CEA). Recentemente, acompanhei a elaboração do inovador projeto da Escola de Engenharia e participei de discussões sobre como fortalecer a pós-graduação e a pesquisa acadêmica.

A construção de uma escola privada com interesse público. Uma escola sem fins lucrativos voltada para a formação dos melhores profissionais, com domínio das melhores técnicas e habilidades para o mercado de trabalho ou para a academia. Uma escola com valores e desenvolvida com o apoio de muitos, que colaboram porque acreditam no projeto e reconhecem seus resultados. Valores que passam pelo cuidado com o que fazemos, o debate transparente sobre os problemas e suas possíveis soluções, e a disciplina para executar o que foi estabelecido. A melhor formação para os melhores alunos.

Além disso, a preocupação permanente em contribuir para a construção de propostas para os problemas mais relevantes do nosso país, como nossa elevada violência, os baixos índices de educação, os desafios para a melhoria da qualidade de vida em uma cidade complexa, como São Paulo, e o baixo crescimento da produtividade em nosso país.

Já há algum tempo, desejava retornar à academia e ao debate sobre políticas públicas no Brasil. Foi incrível trabalhar 7 anos em uma grande instituição como o Itaú Unibanco. Sou grato por toda a experiência e convivência nesse período, ainda mais em uma fase tão desafiadora do Banco e da nossa economia. E as boas razões para a gratidão foram confirmadas com a compreensão e apoio quando da minha escolha. A maior parte da minha vida profissional, porém, foi na academia e, com a idade, o desejo crescente do retorno à vida antiga.

Cláudio me procurou em meados do ano passado e propôs que viesse auxiliá-lo na gestão do Insper e na sua expansão. O convite foi irresistível. Um projeto bacana, que está numa fase importante de expansão; a possibilidade de voltar à sala de aula e contribuir para o debate sobre política pública. Tenho muito respeito por tudo o que foi feito até aqui e grande prazer em poder colaborar com a nova etapa do sonho grande: novos cursos, a ampliação da pós-graduação, a expansão da pesquisa e da participação no debate público. Os desafios que temos são proporcionais ao tamanho da nossa ambição, o que torna o projeto ainda mais atraente.

Buscar sempre os melhores alunos, independente da sua condição financeira. Formar pessoas que se destaquem nas suas áreas: empresas, academia, setor público ou terceiro setor. Formar gestores e empreendedores que contribuam para um novo Brasil, meritocrático e transparente. Ajudar a superar os difíceis problemas do nosso cotidiano, dos desafios da vida urbana à política econômica, passando pela colaboração com o setor privado e a melhoria da gestão no setor público. Um privilégio poder participar deste projeto.

Data: Julho de 2013

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco