Home/Laboratórios

Laboratórios

De uma prancha de surfe a um robô; do protótipo de um veículo a um coração artificial… As possibilidades são infinitas. Somadas ao know-how e às tecnologias de última geração que oferecemos em nossos mais de dez laboratórios, essas ideias saem do papel e impactam positivamente a sociedade com soluções inovadoras.

Para favorecer a prática da teoria e a abordagem multidisciplinar que permeia todos os nossos cursos, há laboratórios de física, química, ciências térmicas, materiais, sistemas mecatrônicos, informática, entre outros. Os mais recentes, inaugurados em 2017, foram o Laboratório de Automação e Controle, e o Laboratório de Pneumática e Hidráulica, que trabalham com o desenvolvimento de robôs e CNCs (Comando Numérico Computadorizado), além dos Laboratórios de Ciências Térmicas e o de Informática. Outra novidade foi a Oficina Baja, onde os alunos de engenharia são desafiados a desenvolver protótipos de veículos mini baja.

Em todas essas instalações, o intuito é preparar os alunos das Engenharias para o mercado de trabalho, proporcionando uma experiência prática com acesso às mais recentes tecnologias. Mas a comunidade como um todo também se beneficia, especialmente em nosso Fab Lab, que abre suas portas às quintas-feiras a qualquer cidadão interessado em utilizar nossos equipamentos para desenvolver seu projeto.

Outra iniciativa de impacto social decorre da parceria com o Instituto Ismart Online, organização sem fins lucrativos que desafia alunos do ensino médio a colocar a mão na massa para solucionarem problemas reais com o uso da tecnologia. Por meio da nossa organização estudantil Tech Edu (que atua com tecnologia, design thinking e programação), esses jovens talentos se qualificam para o nível superior e até criam protótipos. Tudo construído em nosso Fab Lab de forma colaborativa e com recursos inovadores.

Apesar do maquinário de ponta, o grande diferencial dos nossos laboratórios reside justamente no acesso livre que damos aos nossos alunos, que contam com orientação full-time tanto no momento da qualificação assistida (quando ele aprende a utilizar a estação de trabalho com apoio de um técnico) quanto no momento em que ele desenvolve o seu projeto e opera a estação de maneira mais independente (mas sempre assistida por um técnico ou professor).

Conheça nossos principais laboratórios:

Fab Lab

Somos a primeira escola de Engenharia do Brasil a contar com um Fab Lab (abreviação para “laboratório de fabricação” em inglês). Trata-se de um espaço onde os alunos se reúnem para realizar projetos de fabricação digital de forma colaborativa, seguindo as diretrizes da rede mundial de laboratórios digitais criada há mais de 10 anos no Centro de Bits e Átomos do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Dessa interação, cria-se tudo: máquinas, robôs, brinquedos, games, maquetes e muito mais. Saiba mais sobre o Fab Lab Insper.

Tech Lab

Funciona em sinergia com o nosso Fab Lab. Nesse laboratório de manufatura mecânica, é possível prototipar lotes de produtos em escala industrial com máquinas de ponta, incluindo robôs e CNCs (Comando Numérico Computadorizado). É o caso do Smash Robotics, um grupo de robótica formado por nossos alunos da Graduação que usa o Tech Lab e o FabLab para usinar robôs e participar de batalhas anuais, como a Winter Challenge.

Laboratório de Automação e Controle

Tem como proposta trazer equipamentos para o desenvolvimento de atividades e projetos nas áreas de controle de processos industriais, automação da manufatura e integração de redes industriais. Assim como o Tech Lab, este laboratório dispõe de robôs e CNCs (Comando Numérico Computadorizado).

Laboratório de Pneumática e Hidráulica

Envolve aplicação em sistemas de controle e atuadores.

Oficina Baja

É um laboratório com propósito específico. Baja é uma famosa competição estudantil de engenharia. A ideia é que alunos de diversas faculdades pelo mundo construam um carro off-road desde a concepção até os testes.

Laboratório de Informática

Neste espaço, estudantes de Engenharia da Computação desenvolvem jogos de realidade virtual, criam personagens, são desafiados a rodar uma aplicação com cloud computing e aprendem robótica computacional na prática, programando robôs e drones.

Laboratório de Física, Instrumentação e Medição

Compacto, este espaço não comporta turmas com grande número de alunos. Nele, os estudantes trabalham com energia, correntes trifásicas, ciências térmicas e têm um túnel de vento à disposição.

Sistemas mecatrônicos

Aqui os alunos de Engenharia desenvolvem desde microcontroladores e projetos de realidade virtual até protótipos de biomecânica, como um coração artificial.