Home/Laboratório Realidade Virtual e Jogos Digitais

Quem Somos

pendente

Emil Freme é formado em Jogos pela Fatec São Caetano do Sul e atua com desenvolvimento em geral desde de 2013, com experiência em  Web, Mobile e Games.  Em jogos já atuou nas mais diversas frentes, tendo conhecimento de todo o pipeline de produção, Concept Art, Modelagem de Ambientes, Modelagem de Personagens, Animação 3D, contúdo seu foco é Programação.  Atua com educação desde de 2016 e já ministrou aulas de Java, Python, Web(HTML/CSS/JS), Unity e outras    Áreas de Interesse: Computação Gráfica, TechArt, Game Design, Desenvolvimento dEngines, Conteúdo Procedural.  Emailpedrohepf@insper.edu.br  Latteshttp://lattes.cnpq.br/0745103906762914

 

Luciano Soares é professor associado no Insper, tendo participado da criação e implementação dos programas de engenharia da escola. Atualmente está responsável pelas parcerias com empresas nos programas de engenharia, na coordenação do Projeto Final de Engenharia, nas frentes de pesquisa acadêmicas em engenharia e na coordenação do laboratório de Realidade Virtual e Jogos Digitais. Luciano Soares é graduado em Engenharia de Computação pela UFSCar, doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e pós-doutor pelo Instituto Superior Técnico (INESC/IST), Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ADETTI/ISCTE) e Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA), e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Foi professor do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde desenvolveu diversos projetos de pesquisa com a Petrobras.    Desenvolve pesquisas na área de Realidade Virtual, onde esteve à frente do projeto e construção da Caverna Digital, primeiro sistema de multiprojeções cúbico (CAVE) do Brasil, e colaborou com a criação dos centros de realidade virtual do Lousal, Leme, NRCP/PUC-Rio e NVC/CENPES. Também foi engenheiro de sistemas na Silicon Graphics Inc. e na Alias|wavefront e gerente de projetos do LSI-TEC e Tecgraf. Luciano Soares é o atual presidente do Comitê Especial de Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação.    Luciano Soares é um entusiasta pelo aprendizado ativo, pesquisando e aplicando estratégias de aprendizado baseado em projetos. Atualmente é o líder do grupo de pesquisa em Educação de Engenharia do Insper.    Área de Pesquisa : Computação de alto desempenho, Educação em Engenharia, Realidade Virtual.      


labrv@insper.edu.br

  • 12 Bancadas cada uma com:       – 1 Computador Alienware R4 (i7, 32GB ram, vídeo nvidia 1080) ou Área 51 (i9, 32gb ram, vídeo nvidia 2080)   
         – 1 Placa de Vídeo Externa (AGA) NVidia 1080 Ti   
        – 1 Vive Sync Box.   
         – 1 Monitor Dell 24” com Braço Articulado.  
         – 1 Teclado Mecânico e Mouse Gamer 

     

    20 Kits Vive HMD de Realidade Virtual utilizado na matéria de mesmo nome, contanto com:      – 1 Headset  
        – 2 Controles/Wands   

    Além dos equipamentos supracitados o laboratório conta com diversos outros equipamentos para uso no projeto de alunos:    
        – 6 Microsoft Kinects para integração de controle de movimento.  
        – 6 Microsoft Xbox One para que os alunos tenham a experiência de instalar o jogo criado em um console.   
         – 1 Microsoft Hololens Primeira versão do HMD de Realidade Aumentada/Mista da Microsoft    
        – 1 Magic Leap HMD de Realidade Aumentada/Mista   
        – 1 Samsung Galaxy 10
        – 1 Google Pixel 3 para que os alunos tenham a experiência de instalar o jogo criado em um celular “high-end”    
        – 1 Oculusr Rift  HMD de Realidade Virtual para testes em outro sistema.     
        – Sistema de Captura de Movimentos Vicon sistema de captura de movimento contando com 4 câmeras IR, com diversas aplicações, como animação e controle de múltiplos objetos no espaço por exemplo.     
       – 1 KatWalk Sistema de “Esteira Omnidirecional” para aplicações em Realidade virtual, em que o usuário consegue caminhar no mundo real e seu movimento é transmitido para o jogo.     

    Diversas câmeras para diferentes aplicações: 

    •  Sony Alpha 7 (fullframe)  
    • Insta360 Pro (estéreo 360 8K) 
    • Lucid Cam (estéreo 180), 
    • WeeView(estéreo 180),  
    • Ricoh Theta( 180 )  

     

    Diversos sistemas de controle/joystick:  

    • 3 Manche Extreme 3D Pro,  
    • 1 Volante com pedais Thrustmaster,  
    • 15 Controles Microsoft XBox,  
    • 4 Thalmic Labs Myo,  
    • 12 LeapMotion,  
    • 1 3Dystems Touch,  
    • 1 Manus VR    

     

    –  1 Workstation Intel i9, 32 GB RAM, Placa de vídeo Nvidia 2080Ti RTX, Multiplicações montado em um carrinho para fácil locomoção pelo Lab, e conectado e uma mesa de som Yamaha 16 Canais.  

Projetos da equipe técnica

  • Passeio Virtual: Passeio em Realidade Virtual utilizando fotos e vídeos em 360graus mostrando os laboratórios do quarto andar do prédio 2 com explicações dadas pelos técnicos e/ou professores    
     
    “Ceifador” Servidor FOG: Sistema para backup, deploy e atualização dos computadores dos laboratórios, para operações em massa via rede.     
     
    Site do LaboratórioSite estático para centralização do conteúdo das matérias que acontecem no Laboratório, postagem de projetos antigos e Showcase de projetos selecionados, ficam hospedados também tutoriais gerais que todas as matérias podem fazer uso.    
     
    Vídeo Tutoriais:(WIP Emil e Luciano) Vídeo tutoriais abordando os tutoriais citados em sala de aula ou temas de contato com as matérias que não fazem parte do cerne da mesma.    Podcast:(Piloto Emil e Willian) Discussões em áudio com temas congruentes às matérias ministradas no laboratório

Projetos desenvolvidos por alunos