Home/Laboratório de Redes e Supercomputação

Quem Somos

Os laboratórios de Desenvolvimento Ágil foram criados para dar apoio às disciplinas da Engenharia de Computação do Insper, além de atenderem alunos e professores de todos os outros cursos.

O espaço possui mobiliário móvel, com flexibilidade para diversos arranjos. Ou seja, o formato do ambiente se adapta às necessidades de dinâmicas específicas das aulas. Com essas estações, os alunos podem desenvolver atividades coletivas ou individuais com o uso de equipamentos como telas e minicomputadores.

TIAGO AUGUSTO DEMAY: graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em eletrônica pelo Instituto Mauá de Tecnologia e mestrando em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da USP. Possui experiência na indústria Automotiva, Naval e Aeronáutica onde atuou no gerenciamento de projetos de máquinas, para automação industrial e melhoria de processos. Seus interesses acadêmicos são na área de computação: Virtualização de redes, computação em nuvem, Funções de rede virtualizadas, Network Slicing, Mobilidade aérea Urbana e Veículos autônomos e Sistemas de Comunicação 5G. E-mail: tiagoaodcj@insper.edu.br Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0731230311718094

RAUL IKEDA GOMES DA SILVA

Professor Adjunto.

emaildolaboratório@insper.edu.br

• 26 conjuntos de servidores clouds educacionais que contém, cada uma:
    • 1 servidor Intel NUC Core i5 com 8GB de RAM e 1 SSD de 120GB,
    • 1 NUC Core i5 com 16GB de RAM e 240GB de SSD,
    • 3 NUC Core i5 com 32GB de RAM e 240GB de armazenamento SSD,
    • 1 NUC com 10GB de RAM e 620GB de armazenamento SSD,
    • 1 Nobreak APC 1500, Switch e roteador.
  • 24 KITS didáticos de computação em Nuvem (2 KITS são usados para prototipação das aulas pela equipe do laboratório), 2 monitores AOC 18.5 polegadas por mesa que comportam 6 alunos em cada.
  • 40 Raspberrys pi modelo 3 e modeo 2
  • 40 Up Boards estas são “Single-Board Computers”,
  • recursos para criação de redes e ambientes virtualizados, como 13 roteadores ASUS RT-AC51U, itens para fabricação de cabos Ethernet, caixa de cabos de rede com 200 metros.
  • 2 WorkStations: estas estações de alto desempenho SuperMicro com 2 processadores Xeon Gold 5115 de 10 cores, 2Teras Byte de memória RAM e 8 GPU Nvidia Tesla V100 GPU Computing Accelerate, formam um cluster utilizado em diversas disciplinas de Engenharia de computação e projetos do PFE (projetos finais de engenharia).

Convém salientar que o laboratório de Supercomputação também facilita com que alunos e professores tenham acesso a recursos de nuvem pública da Amazon, administrando e provendo-os à comunidade do curso, com uma estrutura de Organização de 60 contas, que viabilizam ao aluno a experiência real de mercado de trabalho.

Projetos da equipe técnica

• Super computador (vulgo Monstrão): desenvolvimento de Cluster nas WorkStations, para criação de maquinas virtuais com alto poder de processamento, virtualização GPU Nvidia.
  • Cluster Raspberry pi: Cluster Kubernetes para desenvolvimento de computação distribuída e alocação de projetos de escalabilidade.
  • Cluster UP Board: Desenvolvimento de protótipo de Edge Computing.
  • Dashboard Múltiplo: Painel com gráficos de utilização das contas AWS, Painel com gráficos e métricas de consumo de recursos do Cluster Raspberry pi.

Projetos desenvolvidos por alunos

• VMobi: A Device to Improve Mobility for Blinds and Persons with Visual Impairment
  • Mensuração de macronutrientes no alimento através de deep learning