Home/Laboratório de Desenvolvimento Ágil

Quem Somos

Os laboratórios de Desenvolvimento Ágil foram criados para dar apoio às disciplinas da Engenharia de Computação do Insper, além de atenderem alunos e professores de todos os outros cursos.

O espaço possui mobiliário móvel, com flexibilidade para diversos arranjos. Ou seja, o formato do ambiente se adapta às necessidades de dinâmicas específicas das aulas. Com essas estações, os alunos podem desenvolver atividades coletivas ou individuais com o uso de equipamentos como telas e minicomputadores.

Tobii Pro – Eye Tracker: com essa ferramenta, é possível mapear a experiência do usuário observando o seu olhar pela tela e compreendendo os pontos de maior interesse. A tecnologia é aplicada em pesquisas e estudos de usabilidade feitos na indústria.

Lousa Interativa: alunos e professores podem usar as lousas com um sistema touchscreen, ampliando as interações e trocas na condução das atividades.

NUC: minicomputadores instalados junto aos monitores em cada uma das mesas. São customizados para as atividades e disponibilizam a infraestrutura das aulas que acontecerão no laboratório durante o semestre.

Dispositivos móveis: o laboratório também é equipado com um iMac Pro 2018 e smartphones e tablets com sistemas Android e IOS. Dessa forma, é possível testar a usabilidade de programas em diversas telas.

Multi-Deployer: ferramenta para testar aplicativos em diversos dispositivos Android e iOS ao mesmo tempo.

Sala de Usabilidade: como parte de sua infraestrutura, os Laboratórios de Desenvolvimento Ágil possuem uma Sala de Usabilidade. Este espaço permite que desenvolvedores de aplicativos e de outros softwares avaliem a utilização de soluções criadas e o contato com interfaces e telas diferentes em um ambiente similar ao de uma casa. O objetivo é estudar o comportamento dos usuários ao interagir com interfaces e possibilitar a realização de avaliações qualitativas e quantitativas dos softwares produzidos. A sala conta com um Eye Tracker da marca Tobii. Posicionado na frente de um monitor, o equipamento permite rastrear o olhar de um usuário durante o uso de um software.

Repositório de guias de instalação: armazenamento de diversos guias de instalação necessários para as aulas de Engenharia da Computação

WILLIAN RODRIGUES SAMPAIO LIMA

Graduado em desenvolvimento de jogos digitais pela Fatec São Caetano do Sul. Possui experiência com desenvolvimento de aplicativos em realidade aumentada e jogos 2D. Atuou como Agile Coach e programador no desenvolvimento de aplicativos de realidade aumentada.