Home/Laboratório de Ciências da Computação

Quem Somos

Os laboratórios de Desenvolvimento Ágil oferecem apoio às disciplinas da Engenharia de Computação do Insper, além de atendimento a alunos e professores de todos os cursos.

O espaço possui mobiliário móvel, com flexibilidade para diversos modelos, já que o formato do ambiente se adapta às necessidades de dinâmicas específicas das aulas. Com as estações de trabalho flexíveis, os alunos podem desenvolver atividades coletivas ou individuais com o uso de equipamentos como telas e minicomputadores.

WILLIAN RODRIGUES SAMPAIO LIMA: graduado em desenvolvimento de jogos digitais pela Fatec São Caetano do Sul. Tem experiência com desenvolvimento de aplicativos em realidade aumentada e jogos 2D. Atuou como Agile Coach e programador no desenvolvimento de aplicativos de realidade aumentada.

DANIEL MESSIAS DA SILVA PINTO: Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade Engenheiro Salvador Arena. Tem experiência com desenvolvimento de softwares para plataformas de prototipagem eletrônica.

RAFAEL CORSI CORSI FERRÃO: Professor adjunto do Insper, envolvido no desenvolvimento dos cursos de engenharia. É graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em eletrônica pelo Instituto Mauá de Tecnologia e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Tem experiência em engenharia aeroespacial, onde desenvolveu sistemas embarcados para teste das câmeras de um satélite europeu (PLATO). Atuou na especificação e prototipagem de cubesats e de outros dispositivos críticos voltados para o espaço. Tem interesse em eletrônica embarcada (microcontrolador e FPGA), sistemas críticos e de tempo real. Área de Pesquisa: FPGA, microcontrolador, sistemas críticos e de tempo real, sistemas embarcados.

laboratorioagil@insper.edu.br

• Tobii pro – eye tracker: com essa ferramenta é possível mapear a experiência do usuário observando o seu olhar pela tela e compreendendo os pontos de maior interesse. A tecnologia é aplicada em pesquisas e estudos de usabilidade feitos na indústria.
  • Lousa interativa: alunos e professores podem usar as lousas com um sistema touch screen, ampliando as interações e trocas na condução das atividades.
  • NUC: minicomputadores instalados junto aos monitores em cada mesa. São customizados para as atividades e oferecem infraestrutura de aulas que acontecerão no laboratório durante o semestre.
  • Dispositivos móveis: smartphones e tablets – sistemas Android e IOS – para testar a usabilidade de programas em diversas telas.
  • Multi-Deployer: ferramenta para testar, de forma simultânea,  aplicativos em diversos dispositivos Android.
  • Repositório de guias de instalação: conjunto de diversos guias de instalação e utilização. São necessários para as aulas de Engenharia da Computação.

PROJETOS DA EQUIPE TÉCNICA

• Repositório de guias de instalação: conjunto de diversos guias de instalação e utilização. Estes são necessários para as aulas de Engenharia da Computação.
  • Repositório de Snippets.
  • Implementação e testes com a tobii eyetracker.
  • Sala de usabilidade: infraestrutura para comunicação e gravação para uso dos alunos em projetos acadêmicos. Com a sala, o docente não precisa estar presencialmente para monitorar o projeto. Acessibilidade do uso da sala pela comunidade Insper.

PROJETOS DESENVOLVIDOS POR ALUNOS

• Os alunos desenvolvem projetos em parceria com empresas para a soluções internas ao longo de 2 meses no quinto semestre.
  • Sala de usabilidade: o espaço permite que desenvolvedores de aplicativos e de outros softwares avaliem a utilização de soluções criadas e o contato com interfaces e telas diferentes em um ambiente similar ao de uma casa. O objetivo é estudar o comportamento dos usuários ao interagir com interfaces e possibilitar a realização de avaliações qualitativas e quantitativas dos softwares produzidos. A sala conta com um Eye Tracker da marca Tobii. Posicionado na frente de um monitor, o equipamento permite rastrear o olhar de um usuário durante o uso de um software. A sala também conta com um iMac equipado para atender necessidades de desenvolvimento de aplicativos para iOS e testes de usabilidade usando o Eye Tracker.