Comitê Executivo

Campus Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O Comitê Executivo é responsável pela gestão das atividades operacionais do Insper de acordo com as diretrizes estratégicas dadas pelo Conselho Deliberativo

 

Comitê Executivo

Diretoria Executiva

Marcos Lisboa

Marcos Lisboa
Diretor Presidente

Marcos Lisboa tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009, atuou como diretor executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

 

Carolina da Costa

Carolina da Costa
Vice-presidente de Graduação

É Ph.D em Educação (ênfase em Cognição) pela Rutgers, The State University of New Jersey, bacharel e mestre em Administração. Nos EUA, conduziu estudos sobre pensamento sistêmico e resolução de problemas complexos, participou de pesquisa em PBL pelo inovador eSTEP Project e do “Math and Science Partnership Project” (da National Science Foundation) para elevar desempenho acadêmico em escolas.
No Insper, entre 2007 e 2012, foi responsável pelo DEA (Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem), conduzindo as iniciativas de gestão da aprendizagem (Assurance of Learning) com vistas à melhoria contínua dos cursos, promoção dos objetivos de aprendizagem da escola e desenvolvimento do corpo docente. Liderou o desenho e a implementação do programa “Resolução Eficaz de Problemas” (REP), projeto pioneiro do Insper, em parceria com empresas e executivos, para reforçar diversas competências profissionais dos alunos.
Em julho de 2012, assumiu a diretoria acadêmica da graduação, em 2013, a diretoria do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper e, em 2016, a vice-presidência de graduação. Professora co-fundadora do Centro de Liderança e Inovação. Global facilitator da AACSB (ministrando seminários de assessment e assurance of learning). Professora de “pensamento crítico” para liderança de empresas e instituições como Ambev, Santander e CONIB (Confederação Israelita Brasileira).

 

Roberto Pedote

Roberto Pedote
Vice-presidente de Pós-graduação Lato Sensu e Educação Executiva

Roberto Pedote tem uma trajetória de mais de 26 anos atuando no mundo empresarial e nos últimos anos em educação. Atualmente é vice-presidente do Insper, responsável pelos programas de educação para executivos, compreendendo educação executiva aberta e customizada e os programas de Pós-Graduação Lato Sensu. Experiência empresarial desenvolvida entre 2008 e 2015 na Natura como vice-presidente (CFO) de Finanças, Jurídico, Relações com Investidores e Relações Institucionais, 2 anos na Nokia como CFO e 17 anos na Unilever em diferentes processos, negócios e países (Brasil, Chile e Inglaterra). Atua também nos conselhos da WWF Brasil e da Mills. Formado em Administração Pública pela FGV, Direito pela USP e MBA pela Universidade de Michigan (Ross School of Business). Também é certificado em coach pelo Instituto Ecosocial.

 

Irineu Gustavo Nogueira Gianesi

Irineu G. N. Gianesi
Diretor de Assuntos Acadêmicos

Responsável pelo Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (DEA) do Insper. Foi responsável pelo projeto e implantação dos novos cursos de engenharia (de 2012 a setembro de 2015). Anteriormente e por oito anos, esteve à frente da direção de programas de pós-graduação lato sensu, incluindo os programas de MBA Executivo, Certificate e LL.M. Master of Laws, coordenando também os processos de certificação internacional da escola. É membro do Latin America and Caribean Advisory Council da AACSB International e membro do Continuous Improvement Review Committee da mesma instituição de acreditação internacional de escolas de negócio. Professor do Insper nos programas de MBA Executivo, Graduação e Educação Executiva. Está cursando o doutorado na Cranfield University, Reino Unido. Tem mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e especialização em Administração pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas. É certificado em “Production and Inventory Management” (CPIM) pela APICS. Conta com uma experiência acadêmica de 26 anos em pesquisa e cursos de graduação, tanto na Escola Politécnica da USP como no Insper, e em cursos MBA Executivo em escolas de primeira linha de São Paulo. É autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e três livros na área de operations management. Foi consultor de empresas como Embraer, Natura, 3M, Unilever, Copersucar, Souza Cruz, Monsanto, Cargill, Rhodia, Tubos Tigre, Accenture, PriceWaterhouse, Ceras Johnson, Itautec-Philco, Hewlett Packard, Embraco, entre outras.

 

 

Rogério Gutierrez

Rogério Gutierrez
Diretor de Operações

Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em Administração de Empresas (MBA) em Estratégia e Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral. Possui Certificação Profissional ANBIMA – 20.
Atualmente é responsável pelas áreas Administrativo Financeiro, Contabilidade, Atendimento e Tecnologia da Informação do Insper. Ingressou na instituição em 2014, quando assumiu o Administrativo Financeiro, composto por uma equipe de 10 pessoas nas frentes de Tesouraria, Contabilidade, Contas a Pagar, Contas a Receber e Jurídico, este em parceria com o Escritório Campos Scaff Advogados. Atuou 24 anos no mercado financeiro liderando as equipes das mesas de banking, open market e piloto de reservas; Superintendente e head dos livros de banking para os fatores de risco pré-fixado, IGPM, IPCA, TR e US$. Responsável na Tesouraria pelo apreçamento das operações banking de varejo, atacado e mercado de capitais; responsável pela estratégia de aplicação da reserva bancária no Unibanco; responsável pela execução e hedge dos investimentos no exterior no Itaú Unibanco; especialista em operações de hedge contábil (contabilizar operações de futuros e derivativos como banking); e atuou como membro do Comitê de Tesouraria da Febraban e do Comitê de Apreçamento de Ativos da ANBIMA.

 

 

 

Silvia Bassaglia

Silvia Bassaglia
Diretora de Patrimônio e Hospitalidade

Responsável pelas áreas de Infraestrutura, Facilites, Patrimônio, Projetos e obras e Segurança do Trabalho.
Formação em Marketing com ênfase em Call Center e CRM . Vasta experiência nas áreas de Operações e Atendimento, Vendas e Relacionamento com clientes.
Vivência em empresas do segmento de prestação de serviços empresariais, sendo responsável por projetos voltados para a expansão de mercado, retenção de clientes e redução de custos.

 

 

 

Silvio Laban Neto

Silvio Laban Neto
Diretor de Marketing e Conteúdo

Graduado em Engenharia Naval pela Poli-USP (1985); pós-graduado com Especialização em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (1997); doutor em Administração com ênfase em Marketing pela EAESP-FGV (2004).
Iniciou as atividades acadêmicas e de docência em 2004 na EAESP-FGV, tendo sido também vice-coordenador do Centro de Excelência em Varejo. Atuou durante mais de 19 anos como executivo nas seguintes organizações de serviços e varejo: Accenture, Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart. Recebeu títulos e premiações como Melhor Trabalho da Divisão Acadêmica Marketing – Prêmio ANPAD 2008; um dos 50 mais influentes profissionais de TI, Revista Info Exame (2002); entre outros.
Atuou em instituições voltadas para desenvolvimento e gestão da cadeia de abastecimento varejista, tendo sido Copresidente da Associação ECR (Efficient Consumer Response) Brasil e América Latina, além de ter integrado o Comitê Executivo da Global Commerce Initiative (GCI). Foi membro titular do Conselho Fiscal da Duke Energy e atua como Venture Corp. da Endeavor.

 

Coordenadores Executivos

 

Guy Cliquet do Amaral Filho

Guy Cliquet do Amaral Filho
Coordenador Executivo da Pós-Graduação Lato Sensu

PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de 14 anos como docente, possui 25 de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.

voltar

Conselho Deliberativo é o órgão máximo de administração do Insper.

CEA tem o objetivo de aproximar os diferentes públicos de interesse da Escola

CPA desenvolve uma reflexão conjunta sobre o que a Escola pretende

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco