Conselho Deliberativo

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo de administração do Insper. Cabe a ele a escolha do Presidente da Instituição, bem como sua orientação estratégica, visão e missão

Também é de sua responsabilidade monitorar a administração, aprovar o orçamento, acompanhar sua execução e orientar a política econômico-financeira visando à captação de recursos necessária à manutenção e o crescimento de suas atividades. Adicionalmente, cabe-lhe aprovar a criação de programas acadêmicos em outras áreas de conhecimento e deliberar sobre sua expansão física, assim como sobre a possível abertura de filiais ou novos campi.

 

Membros do conselho deliberativo 

Claudio Luiz da Silva Haddad

Claudio Haddad Presidente do Conselho Deliberativo


Claudio Haddad é fundador e presidente do Conselho Deliberativo e da Assembleia de Associados do Insper, instituição de ensino superior e de pesquisa do Brasil, sem fins lucrativos, referência em educação e geração de conhecimento nas áreas de administração, economia, direito e engenharia.
Também é membro do Conselho de Administração da Ideal Invest, do Instituto Unibanco e do Ensina Brasil. Preside o Conselho Consultivo do escritório brasileiro do David Rockefeller Center for Latin American Studies of Harvard University, membro do Global Council da Harvard University e do Conselho Consultivo do Becker-Friedman Institute da University of Chicago.
Entre 1980 e 1982, foi diretor de Dívida Pública e Mercado Aberto do Banco Central do Brasil. De 1983 a 1998, Claudio foi sócio, diretor e, entre 1993 e 1998, CEO do Banco de Investimentos Garantia SA.
Claudio é formado em Engenharia Mecânica e Industrial pelo Instituto Militar de Engenharia, doutor em Economia pela Universidade de Chicago e formado no Owner and President Management Program da Harvard Business School.

 

Ana Paula Martinez

Ana Paula Martinez


É sócia de Levy & Salomão Advogados. Foi diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica/Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (2007-2010). Foi associada ao escritório Cleary Gottlieb Steen & Hamilton, em Bruxelas, consultora do Banco Mundial, UNCTAD e dos governos da Colômbia e Chile para temas de concorrência. Integra o comitê de certificação de programas de compliance da ETHIC Intelligence, o conselho consultivo do centro David Rockefeller para estudos latino-americanos da Harvard University no Brasil, o conselho consultivo internacional do Institute for Consumer Antitrust Studies da Loyola University Chicago e o corpo de árbitros da BM&F Bovespa/B3. Tem licença para advogar no Brasil e em Nova Iorque. Autora de diversos livros e artigos, além de vencedora de prêmios, nas áreas de concorrência e anti-corrupção. É bacharel, mestre e doutora em Direito pela USP e mestre em Direito por Harvard.

 

Fabio Barbosa

Fábio Colletti Barbosa


Foi presidente do Banco Real e Santander de 1996 a 2011. Presidente da Febraban entre 2007 e 2011. De 2011 a 2014, foi presidente da Abril Mídia. Atualmente, é conselheiro do Banco Itaú-Unibanco, Gávea Investimentos, CBMM, Insper, UN Foundation e Itaú Social. Presidente do Conselho da Osesp e Endeavor. Formado em Administração de Empresas pela FGV e MBA no Institute for Management Development (IMD), em Lausanne, na Suíça.

João Fernando Gomes de Oliveira

João Fernando Gomes de Oliveira


Atualmente, é vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências. Possui graduação, doutorado e livre docência em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela University of California – Berkeley. É professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, fellow da International Academy for Production Engineering – CIRP e membro da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas – ABCM e da Society of Manufacturing Engineers – SME. Tem 250 trabalhos publicados e 5 patentes. Foi diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e condecorado com a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Recebeu o Prêmio FCW da Fundação Conrado Wessel, o Prêmio Anísio Teixeira da CAPES/MEC e o SAP Americas Innovation Award. Participa dos conselhos do IPT, Agência USP de Inovação, Instituto Butantã, Natura, Insper, FAPESP, CNPEM, CAPES e CNPq.

 

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal


Empreendedor social e empresário. Tem formação em Desenho e Produção Industrial, Administração de Empresas, OPM-Harvard e RCS-Wharton.
É diretor da Fundação Educar DPaschoal e membro dos conselhos do Insper, Federação das Entidades Assistenciais de Campinas, Compromisso pela Educação, Childhood, Todos Pela Educação, DPaschoal, DPK, AutoZ, Daterra e MDI.

 

Michael Perlman

Michael Edgar Perlman


Conselheiro do Insper, Digipix, Universidade de Tel Aviv. Membro do Global Advisory Council da London Business School, Fellow Commoner, Christs College e Cambridge. Outras atividades: Hospital Albert Einstein – conselheiro desde 1974; membro do conselho fiscal desde 1992; Museu de Arte Moderna, São Paulo – membro do conselho; Jockey Club de São Paulo – conselho superior. Michael nasceu em novembro de 1947, em São Paulo. Cursou o primário e secundário em São Paulo; BA na Chrisfs College, Cambridge University (1968); MSc (Economia) na London Business School (1970); MA na Cambridge University (1972); Honorary Fellow na Tel Aviv University (1990).

Paulo Cunha

Paulo Cunha


Formou-se em Engenharia Industrial na PUC-Rio, em 1962. Foi membro do CMN – Conselho Monetário Nacional, de 1991 a 1994, e presidente do conselho orientador do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, de 2008 a 2013. Atualmente, ocupa o cargo de presidente do conselho de administração do grupo Ultra e é conselheiro em várias entidades.

Pedro Moreira Salles

Pedro Moreira Salles


É graduado magna cum laude em Economia e História pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Cursou o programa de mestrado em Relações Internacionais da Universidade de Yale e o Owners / President Management Program, da Universidade de Harvard. Atualmente é presidente do conselho de administração do Itaú Unibanco Holding, sócio e co-presidente da Cambuhy Investimentos, conselheiro da TOTVS e membro do conselho de administração da Falconi Consultores Associados. É membro do conselho orientador da Fundação OSESP e membro do conselho deliberativo do Insper.

voltar

CEA tem o objetivo de aproximar os diferentes públicos de interesse da Escola

CPA desenvolve uma reflexão conjunta sobre o que a Escola pretende

Diretoria Executiva é responsável pela gestão das atividades operacionais do Insper.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco