Conheça os integrantes da CEA do Insper

Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Affonso Celso Pastores

Affonso Celso Pastore

Economista, sócio-fundador e consultor da A. C. Pastore e Associados. Atuou como secretário dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo por quatro anos e como presidente do Banco Central do Brasil de 1983 a 1985. Doutor em Economia pela Faculdade de Economia da USP, onde foi também diretor e professor.


Alexandre Guerra

Alexandre Freire Guerra
Alumnus Mestrado ADM 2011

Formado em Direito pela Universidade do Distrito Federal (UniDF-Brasília), tem vasto currículo acadêmico, incluindo Mestrado em Administração pelo Insper, Master Management na École Supérieure des Affaires (ESA) da Universidade Pierre Mendès, em Grenoble (França), e MBA com foco em comércio internacional pela Universidade de São Paulo. Além disso, possui Especialização em Controladoria de Multinacionais pela FIA e Especialização em Mercados Derivativos na BM&F Bovespa.
Em 1998, iniciou sua carreira no Giraffas®, na área de gestão de restaurantes. Anos depois, seguiu para a área financeira, no Banco Fator. Em 2005, retornou ao Giraffas® como gerente financeiro e, logo após, passou à diretoria financeira da companhia. Em 2011, assumiu a presidência executiva, cargo que ocupa atualmente. Também é presidente do Instituto Foodservice Brasil (IFB) e da Comissão de Ética da ABF (Associação Brasileira de Fanchising).


Ana Carla Abrão Costa

Ana Carla Abrão Costa

Mestre em Economia pela FGV/RJ e Doutora na mesma área pela FEA/USP. Com extensa produção acadêmica nas áreas de crédito e spread bancário, foi servidora concursada do Banco Central, economista-chefe da Tendências Consultoria e diretora da área de risco do Banco Itaú, onde ficou até 2014. Entre janeiro de 2015 e janeiro de 2017, ocupou a Secretaria de Fazenda do Estado de Goiás. Preside, atualmente, o Conselho de Gestão Fiscal do município de São Paulo.


Ana Paula Martinez

Ana Paula Martinez


É sócia de Levy & Salomão Advogados. Foi diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica e Secretária de Direito Econômico Adjunta do Ministério da Justiça (2007-2010). Foi associada ao escritório Cleary Gottlieb Steen & Hamilton, em Bruxelas, consultora do Banco Mundial, UNCTAD e dos governos da Colômbia e Chile para temas de concorrência. É considerada entre as 100 mulheres mais influentes de antitruste no mundo (GCR, 2009, 2011 e 2014) e eleita a melhor advogada de concorrência do mundo com menos de 40 anos (GCR, 2014 e 2016). Integra o comitê de certificação de programas de compliance da ETHIC Intelligence, o conselho consultivo do centro David Rockefeller para estudos latino-americanos da Harvard University no Brasil, o conselho consultivo internacional do Institute for Consumer Antitrust Studies da Loyola University Chicago e o corpo de árbitros da BM&F Bovespa. Tem licença para advogar no Brasil e em Nova Iorque. É bacharel, mestre e doutora em Direito pela USP e mestre em Direito por Harvard.


Camila Souza

Camila Mendes Vieira de Souza
Alumna ADM 2004


Sócia-fundadora e CEO da Sophie & Juliete, empresa de venda social baseada em um modelo de negócios que une a tradicional venda direta com o e-commerce – a chamada venda direta 2.0. Camila fez carreira na Bain & Company com passagem pelos escritórios de São Paulo e Nova York. Em 2012 saiu para fundar a Sophie & Juliete. É graduada em Administração pelo Insper e possui MBA pela Harvard Business School onde focou seus estudos em Empreendedorismo Social.


Carolina Miotto

Carolina Miotto Serain
Alumna CBA 2011


Engenheira de alimentos formada pela Unicamp, com especialização em Biotecnologia e Meio-Ambiente pela École Centrale de Lyon (França) e pós-graduação em Administração de Empresas pelo Insper. Iniciou sua carreira como trainee do Itaú-Unibanco e permaneceu por cinco anos em áreas de gestão e planejamento estratégico. Depois disso, atuou por quatro anos como consultora de gestão na Integration Consultoria, liderando projetos de estrutura organizacional, governança, processos e estratégia em empresas de diversos setores. Desde o início de 2015, é responsável pelo planejamento e monitoramento dos projetos de educação do Instituto Ayrton Senna.


Clara Beatriz Lourenco de Faria

Clara Beatriz Lourenço de Faria
Alumna LL.M. 2010

Advogada formada pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-graduada (LL.M.) em Direito Societário pelo Insper, tendo participado da extensão internacional no Duke-Geneva Institute in Transnational Law, em Genebra, Suíça. Dedica-se à advocacia empresarial desde o início de sua carreira, integrando, hoje, o escritório Rothmann Sperling Padovan Duarte Advogados, onde presta assessoria para empresas brasileiras e estrangeiras, envolvendo questões societárias, contratuais e regulatórias.


Claudio de Moura Castro

Claudio de Moura Castro


Graduado em Economia pela UFMG e Mestrado pela Universidade de Yale. Início do programa de doutoramento na Universidade da Califórnia, em Berkeley, terminando na Universidade de Vanderbilt (em Economia). Ensinou nos programas de mestrado da PUC/Rio, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, Universidade de Brasília, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha em Dijon. Trabalhou no IPEA/INPES e foi coordenador técnico do programa ECIEL, passando em seguida a diretor geral da CAPES. Foi também secretário executivo do CNRH / IPEA. No exterior, foi chefe da divisão de políticas de formação da OIT (Genebra), economista sênior de recursos humanos do Banco Mundial, passando para o BID como chefe da divisão de programas sociais. Ao aposentar-se do BID, em fins do ano 2001, assumiu a posição de presidente do conselho consultivo da Faculdade Pitágoras. Em 2009, passou a ser assessor especial do presidente do grupo Positivo. Autor de mais de 40 livros e mais de 300 artigos científicos, é articulista da revista Veja e membro de vários conselhos de entidades educativas e culturais.


Claudio Schvartsman

Claudio Schvartsman


Médico do Hospital Israelita Albert Einstein, vice-presidente de Ensino e Pesquisa e médico do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde é chefe do Pronto-Socorro; reitor da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, intoxicação, child, trauma e diabetic ketoacidosis.
É graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1980), residência de pediatria (1981-1982) e de emergência pediátrica (1983) pela Faculdade de Medicina da USP, mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1996).


Daniela Barone Soares

Daniela Barone Soares


CEO da Granito & Partners, em Londres, e presidente da Muove Brasil. Anteriormente, prestou consultoria ao Governo do Reino Unido sobre a estratégia e implementação de um fundo para reduzir o desemprego juvenil. De 2006 a 2015, foi CEO da Impetus-PEF, líder global em filantropia de risco.
Atualmente, é diretora não-executiva da Halma plc e da Evora S.A. e membro de vários conselhos consultivos.


Demostenes Pinho

Demosthenes Pinho


Tem mais de 25 anos de experiência no setor financeiro como executivo e consultor. No setor público, foi coordenador-geral de política monetária e financeira no Ministério da Fazenda e diretor do Banco Central do Brasil nos Governos Itamar e FHC. Exerceu cargos relevantes no setor financeiro privado, no Dresdner Bank, Unibanco e Itaú Unibanco. Foi professor no programa de Mestrado e Doutorado em economia da FGV-SP, na Graduação em Economia da PUC-RJ e do Insper. Atualmente, é o principal executivo da Brasil Warrant Investimentos, atuando também no Conselho de Administração do Itaú Unibanco e da CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. É Economista (PUC-RJ) tendo obtido seu Ph.D na Universidade da Califórnia, Berkeley.


Denise Tiemi Yagui

Denis Mizne


Diretor executivo da Fundação Lemann, é advogado formado pela USP e foi visiting scholar no Human Rights Advocates Program, na Universidade Columbia, e Yale World Fellow, na Universidade Yale. Fundou e preside o Conselho do Instituto Sou da Paz. É membro do Conselho da Fundação Roberto Marinho e do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.


Denise Tiemi Yagui

Denise Tiemi Yagui


Diretora executiva da Fundação BRAVA desde 2012, Bacharel em Administração de Empresas pela FEA/USP e Mestre em Administração Pública pela Columbia University. Participou de formação em liderança “High Potencial Leadership Program” pela Harvard Business School e trabalhou no mercado financeiro (ABN AMRO Banco Real e Grupo Santander).


Eduardo Medaets

Eduardo Medaets
Alumnus ADM 2012


Administrador formado no Insper e membro do Conselho Alumni, trabalha no Google Brasil como especialista de mensuração para o Brasil. Antes disso, também no Google, atuou por 4 anos como líder de análises para os grandes varejistas do Brasil. Durante seu curso no Insper, foi monitor acadêmico de cinco disciplinas da graduação, bolsista do PIBIC para o programa de Iniciação Científica e assistente de pesquisa da professora Adriana Bruscato Bortoluzzo. Foi líder de sala por cinco semestres consecutivos, liderando o blog que criou para seu próprio semestre, com o intuito de favorecer a comunicação da turma. Também foi líder de sala por cinco semestres consecutivos , liderando o blog que criou para o próprio semestre, com intuito de favorecer o a comunicação da turma. Foi eleito o representante dos alunos da graduação nas reuniões do Comitê Acadêmico do Insper no ano de 2010, estando ativamente envolvido nas questões acadêmicas da instituição. Em 2011, foi intercambista na William Marsh Rice University, em Houston, Texas e, recentemente, fez um curso de educação executiva na Columbia Business School, em Nova York. Em 2017, trouxe para o Insper a atividade complementar de teatro Insper On Broadway para os alunos da graduação.


Elizabeth Farina

Elizabeth Maria Mercier Querido Farina


Foi coordenadora dos cursos de pós-graduação da FEA-USP e orientou teses, dissertações e monografias nas áreas de Economia das Instituições, Economia do Agronegócio, Concorrência e Regulação. Publicou mais de quarenta trabalhos entre artigos, livros e capítulos de livros nos mesmos temas. Participou de congressos, simpósios e seminários, nacionais e internacionais, como palestrante em temas relativos à organização industrial, economia da concorrência, regulação e agronegócios. Foi membro do Steering Group da International Competition Network no período 2007-2008. Foi membro da International Society for New Institutional Economics e “faculty” do Ronald Coase Institute. É membro da International Industrial Organization Society. Foi membro da diretoria da International Food and Agribusiness Management Association (IFAMA) e do Instituto Brasileiro de Relações de Concorrência e Consumo (IBRAC). Foi agraciada com o Prêmio “Haralambus Simeonides” pela ANPEC em 1990.


Fatima Zorzato

Fátima Zorzato


Sócia da INWI CONSULTING, focada em processos de sucessão em empresas familiares, orientação e desenvolvimento de herdeiros e projetos de Executive Search para C-Level e Board. Foi sócia-fundadora e country manager da Russell Reynolds Associates Brasil, onde trabalhou mais de 17 anos. Antes de ingressar na carreira empreendedora, atuou como executiva em empresas de serviços, eletrônica profissional e eletrônica de consumo. Durante oito anos, foi professora das Universidades Objetivo – UNIP – Curso de Psicologia; e do Mestrado em Administração na FAA. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica – São Paulo, com especialização na Fundação Getúlio Vargas-FGV/SP e programas de desenvolvimento executivo no exterior.


Flavia Buarque de Almeida

Flavia Buarque de Almeida


Conselheira independente das Lojas Renner S.A. e conselheira do “Board of Overseers” da Universidade de Harvard. Entre 2009 e 2013, foi sócia sênior do Monitor Group (atualmente Monitor Deloitte). Antes disso, entre 2003 e 2009, foi diretora geral da Participações Morro Vermelho S.A., a holding familiar que controla o Grupo Camargo Corrêa. Durante os anos de 1989 a 2003, trabalhou na McKinsey & Company, onde foi sócia. Participou como palestrante em vários programas educacionais e palestras, abordando temas relativos à estratégia, governança e temas relativos a empresas de controle familiar, como, por exemplo, no FBN – Family Business Network, FFI – Family Firm Institute, IBGC, JPMorgan Family Business Forum, entre outros. É graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e possui MBA pela Harvard Business School. É também membro do YPO – Young Presidents Organization e do WCD – Women’s Corporate Directors.


Guilherme Demarchi

Guilherme T. S. Demarchi
Alumnus MBA 2013


Médico radiologista, graduado pela Escola Paulista de Medicina, com estágios nas universidades de Stanford, UW-Madison e Harvard (BWH, Children’s Hospital e BIDMC). Diploma médico revalidado nos EUA (ECFMG-certified). MBA Executivo no Insper onde foi reconhecido como mérito acadêmico em 1º. lugar. Atuou como vice-chefe do setor de Ultrassonografia e preceptor do departamento de Diagnóstico por Imagem na Universidade Federal de São Paulo. É tradutor público e intérprete comercial do Estado de São Paulo, recebeu o Prêmio RSNA’s Introduction to Research for International Young Academics e trabalhou como gestor do Grupo Fleury (Fleury e marcas). Atualmente, está envolvido com empreendedorismo na área de integração social em saúde, sendo sócio-diretor da Geral!, sua empresa médica.


Horacio Lafer Piva

Horacio Lafer Piva


Formado em Economia e pós-graduado em Administração de Empresas, participa dos Conselhos de Administração da Klabin S.A, Martins S.A, Tarpon S.A, Cataratas S.A, Grupo Baumgart e TCP S.A.
Preside a IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores. É membro dos Conselhos da Osesp – Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, da Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e do FFHC – Fundação Fernando Henrique Cardoso.


Isabela Pascoal

Isabela Pascoal


Diretora executiva da Fundação Educar DPaschoal, desde 2007, e membro do conselho de governança da Daterra Coffee, considerada fazenda mais sustentável do Brasil. Formada em comunicação pela ESPM, Pós-graduada em Administração pela Harvard University e em Comércio Exterior pela Fundação Dom Cabral. Atualmente, é uma das sócias efetivas do Todos Pela Educação, conselheira da Junior Achievement São Paulo e associada do ICE – Instituto de Cidadania Empresarial.


João Marcelo de Aguirre Furlan

João Marcelo de Aguirre Furlan
Alumnus ADM 2003


Administrador de Empresas pelo Insper e Mestre em Marketing e Gestão Comercial pela SDA Bocconi (Itália) e Esade Business School (Espanha). Possui extensões em Gestão de Mudanças pela Notre Dame University; em Negociação Avançada por Harvard; em Liderança Situacional pela Ken Blanchard; em Design de Programas de Liderança pela ATD; e em Liderança para Altos Potenciais pelo Center for Creative Leadership. É coach, formado e certificado pelo NeuroLeadership Institute.
Autor do celebrado livro “FLAPS! 6 passos para acelerar resultados e decolar sua carreira com a Liderança AdaptÁgil”, em que expõe o modelo que criou (Furlan Leadership Acceleration and People Management System) para acelerar a capacidade de liderar em High Potentials e Jovens Líderes.  É o único autor brasileiro na lista dos “10 livros para acelerar sua carreira” da Amazon, ao lado do prêmio Nobel em Economia, Daniel Kahneman.
É fundador, CEO e Consultor da Enora Leaders, empresa voltada à formação de líderes e equipes comerciais que fundou em 2007. É diretor de Marketing e Comunicação da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos – seccional São Paulo). Em 2001, formalizou a fundação do Diretório Acadêmico Insper, o presidindo naquele ano. Sua missão pessoal é apoiar a transformar o Brasil a partir da Educação.


João Moreira Salles

João Moreira Salles
Alumnus ECO 2003


Sócio da Cambuhy Investimentos, integra os Comitês de Investimentos, Alocação e Risco da Brasil Warrant Gestão de Investimentos, e faz parte do Comitê Executivo da Brasil Warrant S.A., acompanhando todas as empresas operacionais do Grupo. É também membro do Conselho de Administração da Itaú Unibanco Participações, a controladora do Itaú Unibanco. Anteriormente, trabalhou como banqueiro de investimentos na equipe de Fusões e Aquisições do J.P. Morgan, baseado em Nova York, atuando em transações de M&A, ECM e DCM. É formado em Economia pelo Insper, com um Mestrado em Economia pela Columbia University Graduate School of Arts and Sciences (GSAS) e outro em Finanças pela Columbia University Graduate School of Business (GSB). Obteve o Doutorado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (FEA-USP).


Joaquim Falcão

Joaquim Falcão


Doutor em Educação pela Université de Génève. LL.M. pela Harvard Law School. Bacharel em Direito pela PUC-RJ.
Professor de Direito Constitucional e vice-presidente da Diretoria Executiva do Conselho do Instituto Itaú Cultural. Atualmente, é Conselheiro do Harvard Law School of Brazil Association e da Fundação Joaquim Nabuco.


José Ernesto Bologna

José Ernesto Bologna


É psicólogo e administrador de empresas – PUC/SP, Mackenzie/SP; Bowling Green, USA; Kalamazoo, USA – fundador e presidente da “Ethos DHO” com sede em São Paulo. Conferencista e autor de diversos livros, DVDs, ensaios e eventos em psicologia do desenvolvimento aplicada à administração e à educação.


José Fernando Perez

José Fernando Perez


Diretor presidente da Recepta Biopharma S.A. Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (1993-2005). Membro da Academia Brasileira de Ciências. Membro do Conselho de Administração do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Membro do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Medalha e Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico e Tecnológico. Engenheiro Eletrônico pela Escola Politécnica (1967) e Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1967). PhD pela Escola Politécnica de Zürich (1973). Professor titular do Instituto de Física da USP até 2004. Presidente do Conselho da Associação Pró-Dança responsável pela SP-Cia de Dança.


Jose Roberto Moraes

José Roberto E. de Moraes Filho
Alumnus ADM 2007


Sócio-fundador e COO da Perfin Investimentos – gestora independente de R$ 7 bilhões, focada nos seguimentos de Asset Management e Wealth Management.
É formado em Administração de Empresas pelo Insper, com cursos de aperfeiçoamento no exterior (China e USA). Atuou em investment banking, no Banco Merrill Lynch, e como analista de Negócios para a Mckinsey & Co.
Com conhecimento nos diversos segmentos de atuação do grupo Votorantim, possui no seu DNA forte espírito empreendedor, com capacidade de análise e avaliação de riscos na execução de novos negócios.
Atualmente, é membro do Conselho e Comitê Executivo da Perfin Investimentos; Conselho da Hejoassu S.A.– holding controladora do Grupo Votorantim; Conselho do Instituto Votorantim; Conselho da Apollo XI S.A. – Transmissão de Energia; e Conselho e Comitê Executivo do GBM – Geração Brasil Melhor.


Juan Carlos Resende Morales

Juan Carlos Resende Morales
Alumnus Mestrado ECO 2007


Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Economia pelo Insper e com curso de especialização em Finanças pela J.L. Kellogg Graduate School of Management. Membro Fundador da CFA Society do Brasil, vinculada ao CFA Institute, onde também participou como Conselheiro de Administração em 2004. Atua no mercado financeiro há mais de 19 anos, sempre com foco em análise de investimentos e administração de carteiras. É responsável pela área de renda variável da Daycoval Asset Management desde Novembro 2015. Foi sócio e CIO da Grand Prix Investimentos, asset management especializada em equities, responsável pela gestão de recursos e membro do conselho de administração. Exerceu vários cargos executivos relevantes em instituições financeiras como G5 Evercore, sendo sócio responsável pela gestão de fundos de investimentos e chefe de análise de empresas entre 2008 e 2011, Western Asset (2005 a 2007) e Banco Itaú, entre 1998 e 2005, quando atuou como portfólio manager dos fundos institucionais.


Juliana Refinski de Freitas

Juliana Refinski de Freitas
Alumna MBA 2013


Economista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em finanças pelo Insper, recebeu o reconhecimento pelo seu excelente desempenho acadêmico. Com 16 anos de experiência em instituições financeiras, atua como head de Gestão do Modelo no banco Bradesco, responsável por estabelecer as diretrizes, compor e manter o Modelo Corporativo de Gestão, unificando processos e conceitos para a gestão financeira e tomada de decisões. Atuou também como head de informações gerenciais para América Latina, no banco HSBC, na condução de iniciativas de crescimento, estratégia de negócios e aumento de lucratividade, nos países como Brasil, México, Argentina e Chile. Além disso, esteve à frente na área de planejamento financeiro do Citibank e BankBoston, como especialista em middle e corporate banking.


Júlio de Siqueira Carvalho de Araujo

Júlio de Siqueira Carvalho de Araujo


Começou a carreira bancária em 1977 no Bozano Simonsen. Em 1978, ingressou no Banco BCN, instituição que foi adquirida pelo Banco Bradesco em 1997, onde trabalhou até o ano de 2014. Passou por todos os escalões da carreira bancária sendo eleito diretor do BCN em 1989. Em agosto de 2000, foi eleito diretor vice-presidente do Banco Bradesco onde participou da administração de diversas áreas e empresas no grupo. Foi conselheiro de diversas empresas – Bmfbovespa, Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), CETIP S.A., Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e vice-presidente da FEBRABAN. Atualmente, é conselheiro do FGC.


Luciana Domagala

Luciana Domagala
Alumna MBA EXECUTIVO 2008


Diretora Corporativa de Capital Humano do Grupo Ultra. Com 22 anos de experiência em Recursos Humanos, liderou operações no Brasil e no exterior. Antes de ingressar no Ultra foi vice-presidente de gente e gestão da PDG e diretora de recursos humanos do Grupo Gerdau, tendo passado também pelas empresas Claro e Grupo RBS. Tem ampla experiência no desenvolvimento, implantação e gestão de programas locais e globais dos sistemas de RH, integração de empresas em ambientes internacionais e condução de processos de mudança cultural. Liderou processos de due diligence internacionais na área de Recursos Humanos em países como China, Espanha, República Dominicana, Estados Unidos, entre outros. É formada em Administração de Empresas pela UFRGS (1995), com MBA Executivo pelo Insper (2008) e MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral (2005). Realizou cursos de extensão em universidades como Insead, Universidade de Hong Kong, Duke University e Kellogg University. Em 2013 recebeu o Prêmio “RH Mais Respeitado do Ano”, concedido pela HR Academy.


Luiz Francisco Modenese Vieira

Luiz Francisco Modenese Vieira


Sócio da Strategy& (antes Booz & Company), é líder da prática de Operações e de Plataformas Globais, baseado no escritório de São Paulo, Brasil. Com mais de 20 anos de experiência em consultoria, é especialista em programas de transformação, desenvolvimento estratégico e reestruturação de negócios, modelo de gestão e operação das empresas, tanto no setor privado como para o setor público e organismos multilaterais.
Além da consultoria, Luiz acumula experiência como Presidente/CEO da empresa Produzir S.A., joint venture entre Bunge e Dupont em agronegócio, e como professor de pós-graduação do Insper nas disciplinas de Estratégia e Operações.
Com PhD em Engenharia/Economia, MBA e MSc em Pesquisa Operacional pelo Massachusetts Institute of Technology (USA) e MSc em Planejamento e Operação de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é graduado em engenharia civil pela Universidade de Brasília.


Marcelo Medeiros

Marcelo Medeiros


Co-presidente da Cambuhy Investimentos. Foi Managing Director e membro do comitê executivo do Credit Suisse no Brasil e sócio dos bancos Garantia e Capitaltec. Atualmente, é membro do Conselho da Administração da Springs Global S.A., do Grupo Technos S.A., da Ideal Invest S.A., da Cia. Hering e da Eneva S.A. Também foi membro do Conselho de Administração da América Latina Logística S.A., Brazil Trade Shows Partners Participações S.A., TAM S.A., Coteminas S.A. e Damásio Educacional S.A. É graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.


Marcos Marinho Lutz

Marcos Marinho Lutz


Diretor-presidente da Cosan Limited desde abril de 2015. É, também, Conselheiro da Comgás, Rumo, da Raízen, da Cosan S.A. e da Monsanto Co.
Mestre em Administração de Empresas pela Kellogg Graduate School of Management, Northwestern University, e graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica, atuou como diretor na CSN e Ultracargo S.A., do Grupo Ultra.


Maristela Mafei

Maristela Mafei


Diretora geral da Máquina Cohn & Wolfe (WPP), ex-Grupo Máquina PR, é considerada uma das maiores especialistas em gestão de reputação e estratégia de comunicação do país. É empreendedora Endeavor e integra a Comissão Externa de Avaliação do Insper, o Conselho de Administração da SP Escola de Teatro e o Winning Women (EY), grupo de empresárias de alto impacto.
Começou sua empresa como uma pequena consultoria e, anos depois, ao consolidá-la entre as líderes do setor de PR (Public Relations) no país, vendeu participação majoritária, permanecendo à frente da agência.
Comanda uma equipe de 280 profissionais e uma carteira de 110 clientes, com expertise em comunicação e relações corporativas e governamentais. O grupo que dirige engloba também a Zóio, uma agência de inovação digital focada em familly office e grandes corporações. É autora dos livros “Imprensa – Como se Relacionar com a Mídia” e “Comunicação Corporativa: Gestão, Reputação e Posicionamento”, pela Editora Contexto, ambos nas listas dos mais adotados em faculdades de comunicação e cursos de educação executiva no país.
Conquistou diversos prêmios em reconhecimento à sua atuação como empreendedora, como o Endeavor Entrepreneurs Award. Sua agência recebeu Ouro, Prata e Bronze no Stevie Awards 2013, 2014 e 2015, a maior premiação mundial de PR. Na América do Norte, a Cohn & Wolfe recebeu, no início de maio de 2016, o reconhecimento como Maior Agência de PR do Ano, do The Holmes Report.


Mauro de Salles Aguiar

Mauro de Salles Aguiar


É PGA – Programa de Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e INSEAD – The European Institute of Business Administrator (campus Fontainebleau, França), em 2008. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas/SP.
Diretor do Colégio Bandeirantes – instituição de ensino fundamental e médio – com cerca de 2600 alunos. Membro do Conselho Estadual de Educação por seis mandatos.
Membro e diretor da área de educação do CEAL (Conselho de Empresários da América Latina), desde Julho de 2000. Membro do Conselho da Associação Alumni, desde Fevereiro de 2011. Membro do Conselho de Curadores da FECAP, desde 2013. Presidente da Abepar (Associação Brasileira de Escolas Particulares), desde 2016.


Pedro Luiz Barreiros Passos

Pedro Luiz Barreiros Passos


Presidente do Conselho de Administração da Natura e cofundador da empresa. Desde 2013, também preside o Conselho de Administração da Totvs.
É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com extensão em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Dedica-se a diferentes entidades e organizações. De 2009 a 2015, foi presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) e, em 2013, tornou-se presidente da Fundação SOS Mata Atlântica. Integra os conselhos do Instituto Empreender Endeavor desde 2005, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) desde 2006 e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) desde 2013. É, também, membro da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação) e colunista da Folha de S.Paulo.


Renata Rizzi

Renata Rizzi


É graduada em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com Mestrado e Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da mesma universidade. Trabalhou nos bancos Citibank e Morgan Stanley e, posteriormente, dedicou-se ao desenvolvimento de pesquisa acadêmica no campo da economia política. É cofundadora do Nexo Jornal e, atualmente, diretora de estratégia e negócios da empresa.


Ricardo Manuel Henriques

Ricardo Manuel Henriques


Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Foi secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do Programa “Bolsa Família”. Ainda na esfera federal, foi assessor especial do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No Rio de Janeiro foi secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, quando desenvolveu o Programa UPP Social. É Membro do Conselho de Administração do Todos pela Educação, Anistia Internacional, GIFE, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Sou da Paz e do Instituto Natura.


Stefano Bridelli

Stefano Bridelli


Sócio-diretor da Bain & Company, em São Paulo. Juntou-se à Bain em 1983 e possui mais de 30 anos de experiência em consultoria de gestão. Atualmente, é chairman para a América do Sul; já foi chairman do Comitê de Nomeação e membro do Conselho de Administração global da Bain.
Trabalhou no escritório da Bain, em Londres , de 1983 a 1990, quando participou da abertura do escritório da Bain, em Milão. Em 1994, transferiu-se para Roma e, no início de 1998, transferiu-se para São Paulo, como cofundador do escritório de São Paulo, seguido pela abertura dos escritórios de Buenos Aires, Rio de Janeiro e Santiago.
Antes de ingressar na Bain, ele trabalhou na AIESEC (Associação Internacional de Estudantes) em Bruxelas, no Parlamento Europeu e na Olivetti.
É graduado summa cum laude em Economia pela Universitá di Parma (Itália), e possui MBA pela Graduate Business School na Universidade de Columbia em Nova Iorque (EUA). Ele é membro do Conselho Consultivo da OSESP e da Cultura Artística.

Integrantes da CEA anos anteriores

voltar

Conselho Deliberativo é o órgão máximo de administração do Insper.

CEA tem o objetivo de aproximar os diferentes públicos de interesse da Escola

CPA desenvolve uma reflexão conjunta sobre o que a Escola pretende

Diretoria Executiva é responsável pela gestão das atividades operacionais do Insper.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco