Home/Insper Conhecimento/Hedibert F. Lopes

Big Data e Big Noise

O estatístico Hedibert Freitas Lopes, por dever de ofício, está acostumado a cálculos complexos. Mas dez dias antes da abertura do workshop e minicurso Big Data, Big Noise and Big Statistics (16 e 17 de novembro, no Insper) teve de enfrentar um desafio mais comezinho: como alojar mais 10 pessoas (e o número continua aumentando) em um evento cujas inscrições já estão encerradas.

O sucesso do encontro deve-se ao tema. Big data – um grande guarda-chuva de conhecimento que envolve os saberes de estatísticos, matemáticos, informatas, engenheiros, gestores e profissionais de marketing – é a bola da vez em ambientes de negócio e na ciência.

“Optamos por um workshop mais técnico para colocar o pessoal da área a par de avanços massivos”, afirma Lopes. “A ideia é que os palestrantes falem com uma audiência mais científica.”

O minicurso ficará a cargo de Matt Taddy, professor de econometria e estatísticas da Universidade de Chicago. Outro convidado internacional é Steven Scott, analista sênior do Google. Uma mesa redonda, mais focada em negócios, vai discutir experiências em big data, data mining e machine learning.

“Há uma grande discussão sobre que ferramentas precisaremos inventar ou adaptar para analisar o imenso volume de dados atuais”, diz Lopes, ao tratar de uma importante mudança de cenário: se tempos atrás os dados eram escassos, hoje ocorre justamente o oposto. Dentro da imensidão de informações disponíveis, qual fração, quais aspectos, quais “caminhos” desses dados são relevantes e não meramente o que se chama de big noise (ou grande ruído).

“Estamos em transição para definir o que irá ser preservado e o que vai gerar novas áreas de conhecimento tal como o Projeto Genoma de 20 anos atrás”, afirma o estatístico, formado na UFRJ, com doutorado em Estatística e Teoria da Decisão na Universidade de Duke e hoje professor do Insper.

Workshop on Big Data, Big Noise and Big Statistics, Insper, 16 e 17 de novembro. O evento será transmitido via Live stream.

*Evento foi transmitido via Live stream. Assista às gravações aqui.