Experiência

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Intercâmbio

Com a ampliação de parcerias internacionais, reforçamos o compromisso com a internacionalização e a carreira dos nossos alunos

 

Ao iniciar o Mestrado Profissional de Administração no Insper, Cristiano Flores e Silva não imaginava quantas experiências positivas essa decisão traria. Quando ingressou na carreira acadêmica, em 2015, tinha uma certeza: seu programa de estudos deveria contemplar alguma vivência internacional.

Já no início, Flores e Silva optou por fazer a dupla titulação na Nova School of Business in Economics, em Lisboa, Portugal.

Assim como Silva, desde a criação do programa na escola, muitos alunos já participaram de intercâmbios internacionais. Estudantes que partem para novas experiências em um dos diferentes 28 países onde estão localizadas as 77 escolas parceiras, e estrangeiros que vêm de diversas instituições para estudar aqui.

Por meio da política de internacionalização, com destaque para os programas de intercâmbio, incentivamos os alunos a terem uma experiência não só internacional para vivenciarem outras culturas, aprimorarem o currículo e buscar o crescimento pessoal. “O programa de intercâmbio internacional no Insper é mais do que a recepção de alunos estrangeiros e envio de alunos brasileiros ao exterior.  Nosso programa faz parte de um projeto mais amplo, que visa à infusão de perspectivas internacionais em todos os aspectos da vida acadêmica. Para isso, estamos ampliando ano a ano nossas parcerias com escolas internacionais e proporcionando aos nossos alunos experiências nas mais renomadas instituições”, destaca Monica Pinhanez, coordenadora de Relações Internacionais do Insper.

Silva gostou tanto da experiência que em março de 2016 inscreveu-se para um programa de certificação em Logística e Supply Chain Management no Centro de Logística e Transporte da Escola de Engenharia do Massachusetts Institute of Technology (MIT). No MIT, sua tese de mestrado Operações Logísticas dentro das Favelas Brasileiras foi tema de interesse de vários pesquisadores internacionais que o motivaram a se candidatar para o programa de doutorado MIT Portugal, uma parceria colaborativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) entre universidades.

 

“O Insper foi essencial para abrir os caminhos para estar onde estou hoje e ser conhecido internacionalmente pela pesquisa que desenvolvi. Com o apoio da escola, construí minha trajetória acadêmico-profissional e pretendo continuar estudando os problemas reais das empresas, auxiliando-as com uma consultoria acadêmica”, destaca Silva.

 

Estágio na Suíça

A advogada Marcelle Silbiger buscava um curso com uma grade que propiciasse o equilíbrio entre o ensino prático e a teoria quando entrou no Insper, em 2017, para o curso de pós-graduação em Direito Tributário. Foi com o programa de intercâmbio que alcançou o que buscava. Marcelle conseguiu uma bolsa de estudos pela Fundação Lemann, parceira do Insper, para a Universidade de St. Gallen, na Suíça.

Depois dos quatro meses do curso, a advogada conseguiu um estágio em um escritório de advocacia em Zurich, e pôde estender sua estadia na Suíça para aprimorar ainda mais seu currículo.

 

“Foi uma das melhores experiências da minha vida. Além do desenvolvimento pessoal, pude me aperfeiçoar profissionalmente, optando por matérias que me deram uma visão mais completa de assuntos como corporate legal e compliance”, destaca.

 

 

Via de mão dupla

André Antunes Soares de Camargo, professor do Insper, pôde vivenciar a dupla experiência de participar de um intercâmbio como professor e como aluno no início de maio. Ele foi contratado pelo departamento de Direito e Economia da Universidade de St. Gallen, na Suíça, para lecionar Governança Corporativa nos Mercados Emergentes e Direito de Empreendedorismo durante três meses. Durante esse período, aproveitou para fazer seu pós-doutorado.

Para Camargo, três aspectos marcaram sua vivência internacional como mestre: a adaptação a um ambiente diferente em termos culturais e de estrutura; a experiência de dar aulas para alunos internacionais e em outro idioma; e o mais desafiador, que é voltar sem preconceitos ou viés crítico aos dois ambientes de ensino.

 

“O ambiente de uma escola internacional é muito heterogêneo, com alunos de culturas diferentes e vontades únicas. Há temas que não são tão desenvolvidos aqui ou lá, e é importante respeitar essas diferenças”, analisa.

 

Como aluno, ele explica que sempre gostou da área de Governança, Empreendedorismo e Direito e queria materializar seu conhecimento nessas áreas por meio de um livro. “Nos três meses que fiquei na Suíça, finalmente consegui encerrar esse ciclo acadêmico, devolvendo aos meus alunos tudo o que eles me ensinaram ao longo da minha carreira como docente”, conta. Seu livro, Aspectos Jurídicos no Ambiente Empresarial Brasileiro, foi lançado em junho pela coleção Insper Almedina e descreve o funcionamento do ambiente empresarial sob o ponto de vista jurídico para pessoas não especializadas em Direito.

Se você quiser receber mais informações sobre o programa de intercâmbios, envie um email para international@insper.edu.br.

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco