Conhecimento

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Prêmio George Stigler de Excelência em Pesquisa

Os professores Sandro Cabral, Sérgio Firpo e Danny Claro foram os vencedores da edição deste ano

 

Os estudos aplicados à área de Administração foram destaques no prêmio George Stigler de Excelência em Pesquisa deste ano. Criado em 2000 com o objetivo de reconhecer pesquisas que contribuem para o avanço do conhecimento acadêmico e de soluções de problemas do Brasil, a premiação avalia anualmente as pesquisa e artigos publicados pelos professores da escola em revistas especializadas no Brasil e no exterior. Nesta edição, os professores Sandro Cabral, Danny Claro e Sérgio Firpo foram os vencedores.

Cabral e Firpo compartilharam o primeiro lugar na premiação. Cabral destacou-se com o artigo Reconciling Conflicting Policy Objectives in Public Contracting: The Enabling Role of Capabilities, publicado pelo Journal of Management Studies, que discute como conciliar objetivos conflitantes na política de contratação pública. O documento destaca os mecanismos para alavancar o desempenho no setor público-privado e situações em que metas conflitantes são parte da rotina. O texto analisa e contribui para uma melhor gestão estratégica nos projetos das organizações públicas.

O estudo premiado de Sérgio Firpo, Measurement Errors in Quantile Regression Models, foi realizado em co-autoria com Antonio F. Galvão e Suyong Song. Publicado pela Journal of Econometrics, o artigo desenvolve estimativas e inferências para modelos de regressão quantitativa e analítica com medição dos erros, indicando, por exemplo, se as corporações estão sendo eficientes em seus investimentos.

Em segundo lugar, foi reconhecido o trabalho do professor Danny Claro, produzido em co-autoria com Wagner Kamakura e que desenvolve um modelo de indicador que permite uma nova leitura sobre os dados de performance de vendas, tendo como foco o benchmarking interno. O estudo foi batizado de Modelo de Fronteira Estocástica de Extensão de Fatores Multivariáveis e divulgado no artigo Identifying Sales Performance Gaps with Internal Bechmarking, publicado no Journal of Retailing.

O Insper apoia seu corpo docente no desenvolvimento de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de soluções que auxiliem no desenvolvimento do País e achamos importante premiar essas iniciativas como forma de incentivar e fomentar a pesquisa”, destaca o presidente do Insper, Marcos Lisboa.

Prêmio Chafi Haddad

Com o Prêmio Chafi Haddad, também foram premiados os professores que receberam maior número de indicações de alunos formados em 2016, pela especial contribuição à sua formação. Conheça os ganhadores de 2017:

Certificates

Eduardo Pozzi Lucchesi

Ricardo Goulart Serra

MBAs

Auro Key Honda

Otto Nogami

Flávio Kezam Malaga

LL.M.

Kleber Luiz Zanchim

Graduação

Luciana Ferreira

Artur Parente

Sergio Martins

Fábio Orfali

Guilherme Martins

Mestrado

Regina Madalozzo

 


Professor Eduardo Faingold junta-se ao Insper no próximo semestre

No próximo semestre letivo, daremos as boas-vindas ao professor Eduardo Faingold, que ministrará aulas de Teoria dos Jogos para alunos Graduação e Pós-graduação.

Faingold vem para o Insper depois de mais de dez anos como professor no Departamento de Economia de Yale. Ele é especialista em Teoria dos Jogos com contribuições publicadas nas principais revistas internacionais em Economia.

Para o professor Sergio Firpo, responsável pela área de pesquisa do Insper, a vinda do Eduardo reflete a valorização da pesquisa acadêmica por nossa escola. “Nossos alunos de graduação e pós-graduação poderão contar em sala de aula com um acadêmico que faz pesquisa na fronteira do conhecimento“, afirma Firpo.

 

Leia a shortbio do professor Eduardo Faingold

Faingold é mestre em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, e PhD em Economia pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. De 2006 a 2013, foi professor assistente na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, passando a professor associado com atuação de 2013 a 2018. Dedica-se ao estudo da teoria não-cooperativa de jogos, especialmente na área de jogos dinâmicos, e suas aplicações à teoria microeconômica. Atualmente, sua pesquisa evidencia os temas jogos estocásticos com informações imperfeitas, aprendizado multiagente em ambientes privados e robustez das previsões teóricas de jogos para especificar erroneamente a estrutura da informação.

 


Difusão Conhecimento

Acompanhe os principais eventos realizados no mês de junho na escola

 

Coleção Insper Almedina chega a sua 13ª edição

A 13ª edição da coleção Insper Almedina foi lançada em junho com seis livros que abordam temas atuais do universo jurídico, como contratos eletrônicos, ICMS de dowload de softwares e direito empresarial escrito por professores e alunos do Insper. Aspectos Jurídicos do Ambiente Empresarial Brasileiro é o título da obra do professor e coordenador geral do Insper Direito, André Camargo, que publica o seu trabalho de pós-doutorado na Universidade de St. Gallen, Suíça. Rodrigo Rebouças, professor e coordenador do Insper Direito, colabora com a 2ª edição de Contratos Eletrônicos – Formação e Validade: Aplicações Práticas, com contribuições que atualizam o tema que é tão atual e complexo.  A coleção é uma parceria do Insper e da Editora Almedina, que conta com mais de 50 títulos publicados desde 2010 e lança todos os anos as melhores teses dos alunos e os trabalhos desenvolvidos pelos professores do programa de LL.M. da escola.

 

Finanças Pessoais

A palestra A Política e a Economia em 2018 e o Planejamento Financeiro Pessoal com os professores Carlos Melo, do Centro de Políticas Públicas (CPP), e Otto Nogami, de Economia, promovida pelo Insper, marcou o lançamento da segunda edição do livro Planejamento Financeiro Pessoal e Gestão do Patrimônio – Fundamentos e Práticas. O evento destacou a importância da educação e planejamento financeiro sob a perspectiva do atual cenário econômico brasileiro. A publicação reúne textos de 33 autores, inclusive de professores da escola com destaque para tema como aposentadoria, bolsa de valores, gestão de riscos, entre outros. A organização da obra contou com a participação do professor de Finanças do Insper Ricardo Rocha.

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco