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Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Programa Alumni Padrinho apoia bolsistas integrais

O Programa Alumni Padrinho, iniciado em 2013, nasceu para aproximar alunos e alumni em uma iniciativa que apoia o desenvolvimento acadêmico e a orientação de profissional dos alunos bolsistas.

 

 

Os padrinhos acompanham seus afilhados durante todo o período da graduação, dando orientações sobre a vida acadêmica, mercado de trabalho e carreira. Eles também contribuem financeiramente com um valor que pode chegar ao máximo de R$ 375,00 por mês. O valor doado durante todo o período escolar é dedicado ao auxílio na mensalidade e moradia do aluno. Em 2017, o programa contou com mais de 170 padrinhos que apoiaram mais de 50 alunos. Em alguns casos, o aluno pode ter um grupo de até cinco alumni padrinhos.

 

“A participação no programa permite que os alumni continuem conectados com a escola de uma forma muito nobre, contribuindo com a formação de novos alunos, que têm a excelente oportunidade de aprender com quem vivenciou a experiência Insper”, destaca Ana Carolina Velasco, gerente de Relacionamento Institucional da escola. “Os alumni ajudam no desenvolvimento acadêmico e também com as conexões com o mercado. Essas referências são muito importantes para o futuro dos nossos alunos”, reforça.

 

O programa atende alunos dos cursos de Administração e Economia e deve alcançar os de Engenharia ainda neste ano.

 

Pedro Fernandes, graduado em Administração em 2012 e sócio da Dikaios, boutique financeira de M&A, conheceu o programa de padrinhos por meio de outros alumni do Insper e resolveu, em 2015, apadrinhar Paulo Carvalho, aluno do 6º semestre de Administração.

 

“Paulo me ensina coisas novas todos os dias. Tem uma linda história de vida e uma vontade impressionante de crescer e de aproveitar ao máximo as oportunidades”, conta Fernandes.

 

 

Desde o início, Fernandes buscou integrar o afilhado. Ele estagiou na empresa de Fernandes durante as férias e agora está fazendo intercâmbio em uma universidade na Alemanha por seis meses, ainda com a bolsa do Insper.

 

Já Karoline Silva Correia foi acompanhada por quatro madrinhas. Com cada uma atuando em um segmento de mercado diferente, a aluna do 8º semestre de Economia tem um desenvolvimento consistente e acelerado. As madrinhas a ajudam na ampliação da rede de contatos e colaboram durante os processos seletivos dos quais ela participa.

 

“Elas são minhas mentoras. Contribuem com dicas sobre como me preparar para entrevistas ou, agora nesta fase de estágio, como falar sobre efetivação com meu gestor”, conta a afilhada.

 

Se você também quiser ser um padrinho ou madrinha alumni, sua ajuda será muito bem-vinda!  Para saber mais sobre o programa, clique aqui.


Claudio Haddad recebe a mais alta homenagem aos alumni da Harvard Business School

Claudio Haddad, presidente do nosso Conselho Deliberativo, recebeu em maio a mais alta homenagem dedicada aos alumni de Harvard Business School. O Alumni Achievement Award elege há 50 anos ex-alunos que contribuíram significativamente para suas empresas e comunidades mantendo o mais alto padrão e valores em tudo o que fazem.

Claudio foi o único estrangeiro entre os cinco alumni homenageados. Ele foi descrito como um sonhador com capacidade única para equilibrar idealismo com praticidade.

“Claudio está comprometido em melhorar a vida das pessoas de sua terra natal. Sua estratégia para isso concentra-se na ampliação de oportunidades educacionais”. O Insper aparece como seu legado à sociedade brasileira, após ter trabalhado como professor de economia, diretor do Banco Central e sócio do Banco Garantia.

Os conselheiros do Insper Michael Perlman, Luís Norberto Pascoal e Maurizio Mauro participam da homenagem ao Claudio Haddad em Boston

 

Claudio Haddad com Howard e Fredi Stevenson, Linda Applegate e Susan Lyons

Veja mais detalhes abaixo:

 

 

 

 

 


Você conhece a Comissão de Acessibilidade Insper? 

A Comissão de Acessibilidade Insper (CA) foi formada há dois anos com a missão de discutir e aprimorar todas as formas de acessibilidade possíveis na escola e eliminar barreiras para que todos sejam totalmente acolhidos.

Para que você conheça um pouco mais do trabalho da comissão, fizemos uma linha do tempo com as principais realizações:

Destaques de 2017

Dezembro

Substituição dos corrimãos: para atender à Norma Brasileira 9050, foram substituídos os corrimãos de todas as escadas do prédio por estruturas duplas e com altura adequada.

Novembro

Implantação de tradução em Libras: foi implantada a tradução em Libras no site em todo o site do Insper, facilitando o acesso para pessoas com deficiência auditiva.

Outubro

Identidade visual para a comissão: criação da identidade visual da Comissão de Acessibilidade, que é utilizada nas comunicações, na divulgação das ações e identificação de áreas adaptadas.

Reunião com gestores dos aprendizes e a Ser Especial: Ser Especial apresentou para os gestores como vem sendo realizado o acompanhamento dos aprendizes, as intermediações com as famílias e os conteúdos trabalhados nos dias de aulas teóricas.

Instalação do Leitor de Tela -NVDA: Instalação do leitor de tela para Windows NVDA nos computadores das áreas de atendimento (MultiInsper, Biblioteca, Atendimento, Help Desk) para utilização de alunos e colaboradores com deficiência visual.

Setembro

Formulário de inscrição nos cursos da escola: os formulários de inscrição nos cursos foram atualizados com campo para informação de deficiência e solicitação de recursos para participação em processos seletivos e nas aulas.

Criação do Kanban das Ações de Acessibilidade: os grupos de trabalho se reuniram para criação do painel de acompanhamento das ações de acessibilidade. O painel ficou exposto para consulta pelos colaboradores do Insper.

Agosto

Plano de ação – Comissão de Acessibilidade: criação dos grupos de trabalho para realização do plano de ação referente a novas ações de acessibilidade e inclusão e definição da metodologia de acompanhamento.

Julho

Profissional com fluência em Libras – MultiInsper: a colaboradora Gabriella Constantino, com fluência em Libras, foi contratada para o MultiInsper com o objetivo de apoiar alunos e visitantes com deficiência auditiva.

Instalação de sinalização em braile: foi instalada a sinalização em braile em todos os elevadores do campus para apoiar o deslocamento de pessoas com eficiência visual na escola.

Junho

Contratação de novos aprendizes: contratação dos aprendizes Paulo, para atuar no Insper Pessoas, e Renan, para atuar no Apoio Acadêmico Graduação. Os aprendizes substituíram Cláudia e André, que saíram em abril.

Candidatos e Alunos PcD: aumento na procura de PcD’ sem relação aos cursos da escola e um aluno com deficiência visual realizando curso de Ed. Executiva. Aproveitamos para saber se os recursos oferecidos pela escola são adequados e recebemos retorno positivo.

Maio

Candidatos e Alunos PcD: convocação pelo MTE para fiscalização sobre o preenchimento da cota de contratação de PcD. Apresentamos a documentação comprovando a regularidade perante a legislação.

Abril

Exposição Abril Marrom: celebração da Campanha Abril Marrom e Exposição sobre o Sistema Braile no espaço da Biblioteca, com convite para alunos e colaboradores.

Curso de Libras para alunos e colaboradores: realização de curso de Libras para alunos e colaboradores, no período de 24/04 a 24/05. Participaram 8 colaboradores e 42 alunos.

Insper Post – reportagem sobre inclusão de PcD: a organização estudantil Insper Post veiculou matéria com o título Inclusão e Diversidade no Insper. Foram entrevistados colaboradores, aprendizes e alunos com deficiência.

Março

Palestra sobre autismo: bate-papo sobre autismo com a diretora da Ser Especial Carmem Trunci, com convite para alunos, docentes e colaboradores.

Instalação do piso tátil: instalação de piso tátil direcionando os usuários para as principais áreas de atendimento da escola.

Sinalização do estacionamento: ajuste da sinalização do estacionamento indicando vagas específicas para pessoas com deficiência.

Fevereiro

Instalação de espelhos nos elevadores B,C e D: instalação de espelhos nos elevadores, de acordo com as normas da ABNT, a fim de permitir ao cadeirante observar obstáculos quando mover-se para trás ao sair do elevador.

Instalação do mapa tátil: instalação de mapa tátil na entrada principal do prédio, indicando as principais áreas de atendimento da escola.

Janeiro

Relatório de Acessibilidade: recebemos da consultoria Sinal Link relatório de avaliação da estrutura física do Insper, com base na norma da ABNT NBR 9050/2015.

Melhoria em infraestrutura:  substituição da grelha na entrada principal do prédio para atender às normas da ABNT.

 

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Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

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