Experiência

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

 

Competição Empreenda desenvolve competências de empreendedorismo entre os alunos

O Empreenda é uma competição criada para fomentar o empreendedorismo e auxiliar nossos alunos e alumni a desenvolverem suas capacidades empreendedoras.

Os alunos da graduação podem inscrever seus projetos na categoria Graduação e os alunos da Pós-graduação ou alumni participam da categoria Executiva. O regulamento exige ainda que pelo menos um aluno do grupo participante seja aluno ou alumni da escola.

A competição dura em média três meses e, nesse período, os empreendedores participam de diversos workshops que os auxiliam na condução do projeto, como design thinking, planejamento de negócios, canvas, mínimo produto viável (MVP) e estratégias de marketing e vendas, por exemplo.

As avaliações são feitas em três momentos: com a entrega de um sumário executivo, uma posterior apresentação por escrito e a apresentação dos aprovados para uma banca formada por professores, mentores, profissionais de mercado, investidores e consultores. Ao final, um grupo vencedor é escolhido em cada categoria.

“Incentivamos os vencedores para que realmente tirem do papel seus projetos, oferecendo sessões de assessoria jurídica, desconto para espaço de coworking, uma semana de pré-aceleração com reuniões, entre outras ações de suporte”, explica Vinicius Picanço, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper.

Foi assim que Marina Porto, vencedora do Empreenda de 2017, abriu a Flor+1, uma empresa que faz a reutilização de flores já usadas em diferentes tipos de evento, transformando-as em arranjos que são vendidos no varejo ou por meio de assinatura mensal. O mais interessante: parte da renda obtida com a venda das flores é destinada a ONGs e instituições diferentes todos os meses.

“Eu sempre tive gosto por empreender, mas a idéia de participar do Empreenda veio depois que eu fiz um curso de Liderança. Com uma amiga, submeti meu primeiro projeto de delivery de água de coco natural, em 2015. Ficamos em 2º lugar na competição”, conta Marina, graduada em 2016.

Persistente, Marina inscreveu-se novamente no ano seguinte, com o Be Green, um e-commerce de produtos naturais e biodegradáveis de limpeza e cosméticos. Novamente foi finalista, mas foi com a Flor+1, inscrito em 2017, que Marina venceu o Empreenda.

“O Insper foi inspirador para que eu resgatasse minha paixão pelo empreendedorismo. O que eu aprendi no curso foi fundamental para a estruturação dos meus projetos”, conta.

Nesta semana, conheceremos os ganhadores da edição Empreenda 2018. Fique de olho nos perfis do Insper nas redes sociais!

 


Alunos participam de intervenção de grafite no Insper

O quinto andar do Insper tem novidade: um grafite com a Raposa Loka, nosso mascote, deixou o ambiente mais bonito. A arte é resultado de uma intervenção artística desenvolvida com a Vega Cultural, organização estudantil do Insper, que tem como missão o desenvolvimento cultural dentro da escola.

A ideia nasceu na turma do 3º semestre de Economia. Mirela Rodrigues, que é diretora de RH da Vega, propôs a criação de um concurso de desenho da mascote da escola. “A proposta foi mostrar aos alunos a possibilidade de associar o business com temas culturais. Afinal, qualquer negócio envolvendo cultura também precisa de gerenciamento e administração”, explica Henrique Nogueira de Ávila, presidente no Vega Cultural e também aluno do 3º semestre de Economia.

Para escolher o desenho que seria grafitado foi promovido um concurso cultural entre os alunos, que enviaram suas sugestões de desenhos para a organização. O vencedor foi Pedro Pontes, aluno do 1º semestre de Engenharia. “Foi muito bacana participar do concurso e depois ver meu desenho grafitado na parede, isso me incentivou a apostar mais nessa área, desenvolvendo melhor esse lado artísticos”, revelou.

Escolhido o desenho a ser grafitado, chegou a hora de aprender a grafitar. Uma oficina de grafitagem com Sylvio Ayala foi oferecida para que mais alunos pudessem participar da iniciativa cultural. Depois de duas sessões o mascote do Insper estava pronto.

Confira neste vídeo a criação do grafite.

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco