Institucional

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Insper apresenta novo diretor de Administração e Pessoas

Marcelo Orticelli chegou ao Insper no começo do ano para comandar uma diretoria responsável pelas áreas de RH (Insper Pessoas), TI, Financeiro e  Relacionamento Institucional.

Orticelli tem vasta experiência: atuou por quase 30 anos no Unibanco/Itaú, onde começou como analista júnior, em 1988. Foi diretor das áreas de Planejamento, Gestão de Riscos e saiu como diretor de Recursos Humanos, em 2017.

Conversamos com Orticelli sobre suas experiências anteriores, as principais motivações para se juntar à escola e os desafios das áreas para os próximos anos. Confira abaixo:

Impacto Insper: Quais serão as atribuições da recém-criada diretoria de Administração e Pessoas?

Marcelo Orticelli: De uma forma bem objetiva, esta área será responsável pelo controle e planejamento financeiro da escola; pela gestão das pessoas, da cultura e das práticas e políticas de RH; pela gestão e desenvolvimento dos nossos sistemas de TI, para modernizarmos os modelos de tecnologia da escola; e pela captação de recursos para poder subsidiar os bolsistas.

Impacto: O que mais o motivou a aceitar o convite do Insper?

Marcelo Orticelli: Duas coisas me motivaram: primeiro, ser um projeto voltado para a educação. Segundo, por ser o Insper – uma instituição que eu admiro e respeito há muitos anos, desde que trabalhava no Itaú e buscava alunos talentosos para as equipes do banco.

Lembro de uma conversa que tive com Cláudio Haddad, quando queríamos atrair talentos do Insper antes que eles chegassem ao último ano. O Cláudio sempre foi muito firme em dizer que o aluno precisa primeiro estudar e depois trabalhar, destacando a importância da formação acadêmica antes da atuação no mercado, e explicando porque eles só fazem estágio no último ano. Isto me fez conhecer e respeitar ainda mais os valores e os princípios do Insper desde o começo.

Impacto: Como surgiu esta oportunidade?

Marcelo Orticelli: Fui convidado pelo Roberto Pedote, vice-presidente de Pós-graduação e Educação Executiva, para montar um programa voltado para formação de headhunters. Enquanto estávamos desenhando o curso, conversei com ele e falei dos meus projetos. Eu estava saindo do banco e ele me disse: “por que você não vem para o Insper?” A princípio, achei que não era a hora, por necessitar de uma dedicação integral, mas o projeto da escola me convenceu.

Havia duas diretorias – uma financeira e uma de recursos humanos –, que seriam unificadas e a minha experiência passa exatamente por essas áreas. Começamos a conversar e, a cada reunião, eu me apaixonava mais pela ideia. Mas o que mais me motivou, com certeza, foi por ser no setor de educação.

Impacto: Quais os principais desafios da área de Administração e Pessoas?

Marcelo Orticelli:  Nas áreas ligadas ao Financeiro, meu desafio é de planejamento e disciplina na gestão financeira dentro da escola, não só de forma centralizada, mas compartilhada com todos os colaboradores. É preciso avaliar nosso crescimento fazendo uma gestão ainda mais eficiente dos recursos.

No RH, o desafio é transformar. É trabalhar a cultura e os valores da escola pensando em seu crescimento sustentável e na sua perenidade. Portanto, meu maior desafio é cultural. Como criar uma unidade maior, não só do corpo executivo, como do corpo administrativo também, inclusive dos docentes. Tenho um desafio grande de ouvir as pessoas e, com elas, identificar caminhos, pensando no crescimento da escola. Esse é um trabalho de formiga, um trabalho longo, de muita conversa, de coaching, de ouvir, de agregar. E isso se faz não só com discurso, mas com ação.

Já na frente de sistemas, o desafio é modernizar o modelo de tecnologia existente na escola, buscando a evolução e as tendências para deixar a experiência do aluno cada vez melhor.

Impacto: Para finalizar, na sua gestão, existe algum desafio específico voltado aos alunos?

Marcelo Orticelli: Tudo que fazemos no Insper é voltado para garantir ao aluno uma excelente experiência de aprendizagem. Na nossa área, cuidamos para que a gestão dos recursos seja a mais eficiente possível para poder garantir, inclusive, o acesso a alunos que não podem pagar a escola, mas que têm interesse e potencial para estar aqui. Aí que entra o Fundo de Bolsas, do qual também sou responsável. Na verdade, a minha área tornou-se responsável por grande parte do backoffice, em sua maioria sem interface com os alunos, mas essencial para garantir a operação da escola e oferecer aos alunos uma boa experiência. Tudo o que queremos melhorar nos processos internos e na tecnologia suporta a interação dos alunos dentro e fora da sala de aula.


Programa de Mentoria do Centro de Empreendedorismo

Gostaria de receber orientações de renomados profissionais sobre o seu plano de negócio?

O nosso Programa de Mentoria, organizado pelo Centro de Empreendedorismo (CEMP), está com inscrições abertas. Alunos e alumni da Graduação e da Pós-graduação podem participar das sessões gratuitas no decorrer de 2018. O critério para ser selecionado é ter uma ideia de negócio minimamente estruturada e contar com, ao menos, um aluno ou alumni no time.

Cada sessão é desenvolvida com base na necessidade, no perfil e na especialização do projeto, ajudando os participantes a aprimorarem seus produtos e serviços, construírem redes de relacionamento e buscarem financiamento.

No ano passado, 14 alunos da Graduação, 20 estudantes da Pós-graduação e outros 11 alumni, totalizando 45 mentorias, receberam orientações de especialistas das áreas de Marketing, Finanças e Jurídica.

Os mentores são alumni, docentes do Insper, empreendedores e líderes empresariais voluntários. Todos têm experiência em seus campos de atuação e habilidades para compartilhar conhecimento.

Para participar, clique aqui e faça a sua inscrição.

Em caso de dúvidas, procure nossa equipe: empreendedorismo@insper.edu.br


Parceria com o Nexo Jornal

O Insper, em parceria com o Nexo Jornal, oferece aos alunos, alumni, professores e colaboradores um desconto de 30% na assinatura anual.

O Nexo é um jornal digital lançado em 2015 que tem como prioridade fazer uma cobertura capaz de entregar aos leitores um jornalismo com rigor, contexto e equilíbrio, apostando em formatos inovadores.

Clique e conheça mais sobre a parceria.


 

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco