Programa de Bolsas

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Programa de bolsas quer despertar senso de retribuição

O senso de devolução está entre os nossos valores e sempre buscamos impactar positivamente toda a sociedade. Um dos trabalhos que mais traduzem este princípio é o voltado para bolsistas. Através do nosso programa, jovens talentos de baixa renda podem estudar conosco:

Programa e Fundo de Bolsas

A concessão de bolsas cresceu 27% nos últimos cinco anos, reforçando a importância de todas as iniciativas que temos na escola e do apoio da comunidade Insper. Atualmente, 245 alunos bolsistas estão em formação, o que representa 12% de estudantes da graduação. Eles têm abatimento integral ou parcial da mensalidade. Desse total, 105 alunos estudam Administração, 89 cursam Economia e outros 51 estudantes estão na Engenharia.

Para que o Programa de Bolsas funcione, contamos com um Fundo com três tipos de captação: restituição dos alumni bolsistas parciais, transferência de 1% da receita da graduação, e doações de pessoas físicas e jurídicas, que é a principal fonte de recursos.

Neste ano, através de doações, conseguimos inaugurar três laboratórios com equipamentos modernos para os cursos de Engenharia: o de Automação e Controle, o Laboratório de Pneumática e Hidráulica e a Oficina Baja. Assim, nossos alunos podem colocar em prática tudo que aprendem em sala de aula.

Outro evento que marcou nosso calendário foi a Feira de Recrutamento com a presença de 48 empresas. Essas companhias participaram do encontro, se aproximaram dos nossos estudantes, encontraram grandes talentos e ainda contribuíram com o Fundo de Bolsas.

Na toca

Buscamos sempre olhar o todo, então, além da atenção com o ingresso de jovens talentos de baixa renda, trabalhamos para que tenham uma estadia com boa estrutura. A grande conquista deste ano é a inauguração da Toca da Raposa, nosso primeiro alojamento para bolsistas.

O local possui 1.138 metros quadrados, está dividido em quatro andares com 36 cômodos e comporta até 51 estudantes. O projeto contou com a ajuda de a toda a comunidade. A Fundação Brava cedeu o prédio em regime de comodato, a empresa Flexform doou os móveis e os amigos do Insper participaram ativamente com recursos financeiros e outros produtos.

Alumni

Um alumni pode continuar contribuindo e participando de nossos projetos. Desde o início do Programa de Bolsas, contamos com 178 alumni padrinhos e 4% das doações recebidas pelo Fundo de Bolsas foram de alunos formados.

Além da contribuição financeira, os alumni participam de encontros e comemorações na escola. Neste ano, as turmas de graduação que completaram 10 anos de formados se reuniram e homenagearam os professores Sergio Ricardo Martins, de Administração, e Andrea Minardi, de Economia.

Os alumni de pós-graduação se reuniram para um bate-papo com o fundador da Arezzo, Anderson Birman, e o atual CEO da empresa, Alexandre Birman, além do vice-presidente de pós-graduação do Insper, Roberto Pedote.


Sala Francisca J.P. de Albuquerque Moraes

Outra conquista é que a primeira sala do Insper com nome de uma mulher foi inaugurada. A homenageada é Francisca Jesuína Pessoa de Albuquerque Moraes, carinhosamente chamada de Dona Chiquinha. Nordestina, mãe de cinco filhos e viúva, ela esteve à frente de engenhos de açúcar, setor dominado por lideranças masculinas, em pleno século XIX. O evento teve a presença da família da doadora Neide Moraes, membros do Conselho Deliberativo do Insper e da graduação, além de representantes do nosso coletivo feminista Marianne Ferber.

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Certificações e Reconhecimento

Conheça as certificações, associações e os órgãos de imprensa que reconhecem nossos programas de ensino e produção acadêmica.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco