Conhecimento

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Insper se firma como fórum neutro de debate

Temos um importante papel como geradores de conhecimento em diferentes áreas, como Economia, Empreendedorismo, Educação, Marketing e tantas outras. Prova disso é que realizamos 112 eventos neste ano para compartilhar os principais estudos e tendências:

Educação em debate

No primeiro semestre, recebemos o ministro da Educação, José Mendonça Filho, para falar sobre educação, liberdade de expressão e democracia, em evento organizado pela Cátedra Insper e Palavra Aberta. Patrícia Blanco fez a abertura e os professores Fernando Schüler e Sérgio Firpo participaram do debate.

Outro evento que teve a educação como temática central foi o encontro “Políticas Educacionais e seus Impactos na Redução de Desigualdades: Experiências do Brasil e Israel”. Manuel Trajtenberg, Chairman do Council for Higher Education de Israel, e o professor do Insper Fernando Haddad discutiram caminhos a serem percorridos por todos os agentes educacionais – professores, famílias, instituições e governos.

Cenário brasileiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso também veio em nossa sede para o encontro o “Momento Institucional Brasileiro e uma Agenda para o Futuro”. Após sua palestra, nosso presidente Marcos Lisboa e o advogado Caio Farah participaram do bate-papo sobre o cenário de renovação e mudanças no país.

A secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, também nos visitou em outro evento para debater o Brasil. Ela defendeu que a reforma mais profunda que o país precisa fazer é na Previdência, e falou sobre os novos conceitos para sustentabilidade fiscal e a importância para o crescimento no longo prazo.

In memoriam

O Insper fez o lançamento da versão em português do livro “Economia e Organização da Agriculta Brasileira”, do professor Fabio Chaddad, que faleceu no final de 2016. Publicado pela editora Elservier, o título aborda a evolução do setor agrícola da década de 70 para cá, quando o Brasil se tornou um dos maiores produtores e exportadores de commodities do mundo. Como forma de homenageá-lo, ganhamos uma sala de aula com seu nome.

 


Empreendedorismo em foco

O nosso Centro de Empreendedorismo (CEMP) organizou mais de 30 eventos com temas e conteúdo para apoiar nossa comunidade empreendedora a avançar em seus projetos.

Destaque para temas como Marketing Digital e Aspectos Jurídicos para Startups, ministrados por Fabio Brazile e Adriana Piraíno Sansiviero, respectivamente. Com workshops práticos, fornecemos subsídios e ferramentas que os empreendedores podem aplicar em seus negócios.

Além disso, tivemos eventos integrando a Semana Global de Empreendedorismo – iniciativa que reúne parceiros em mais de 150 países todos os anos, sempre durante o mês de novembro. A semana reuniu especialistas de diversas frentes e parceiros da Creditas, SP Ventures, Aqua Capital e mediação do professor Ricardo Rocha.

O Empreenda, competição de empreendedorismo da nossa escola, promoveu o workshop de Pitch Oral, ministrado por Carolina Morandini, head de Comunicação na Wayra. Os empreendedores puderam aprimorar suas técnicas de apresentação em público, postura e linguagem. Os 33 grupos inscritos foram acompanhados individualmente por um mentor ao longo dos quatro meses de competição. Os vencedores dessa edição foram Flor + 1 e TechEdu.

Outro projeto relevante foi o MIT Startup Lab, pela primeira vez implementado no Brasil. Em parceria com o Massachusetts Institute of Technology, oferecemos uma metodologia inédita e intensa a 30 alunos durante 45 dias das férias. Três pesquisadores vieram ao Brasil e ajudaram os times a aprimorarem seus negócios. Ao final do projeto, os alunos puderam conhecer alguns investidores convidados.

Para concluir as iniciativas de 2017, lançamos recentemente o Insper Angels – projeto de alumni Insper em parceria com o CEMP – para o investimento-anjo a projetos inovadores. Todos os membros são ex-alunos e se reúnem periodicamente para conhecerem as startups do nosso ecossistema. Já são mais de 100 membros ativos.


Inovando sempre

O nosso Centro de Liderança e Inovação (CLI), coordenado pela Prof.ª Luciana Ferreira, promoveu dois eventos sobre Ética e Política no contexto de liderança. No primeiro encontro, recebemos Beatrice Edwards, especialista em medidas anticorrupção e proteção de informantes na Government Accountability Project, que falou sobre a denúncia de práticas ilegais em corporações, públicas e privadas. O segundo encontro foi organizado e mediado pelos professores Carlos Melo e Fernando Schüller, com a presença do jornalista Roberto D’Avilla. O CLI também organizou dois workshops gratuitos com o tema “O mal-estar da liderança”. Os professores Maurizio Mauro, Carolina da Costa, Luciana Ferreira e Charles Kirschbaum aplicaram os conteúdos sobre inovações perdidas e, diversidade e redes.

Além desses encontros, o Centro também assumiu um desafio ao criar um tutorial de governança e gestão para a formação de 1.800 diretores ingressantes nas escolas públicas de São Paulo. Para a construção do primeiro modelo, o time formado pelos professores Carolina da Costa e Maurizio Mauro, com o assistente de pesquisa Fernando Deodato e a assistente executiva Andressa Melo, se reuniu com diretores e supervisores da rede pública. O próximo passo será a conversão do tutorial em um modelo amplo de formação.


Cátedra Endeavor nasce para divulgar scale-ups no Brasil

Uma das grandes novidades deste ano foi o lançamento da Cátedra Endeavor. A iniciativa nos une a Endeavor, uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo, e nasceu para produzir propostas de melhorias nas políticas públicas para empresas scale-ups no país. Quem está à frente desse trabalho é o professor Guilherme Fowler.

Uma empresa é considerada scale-up quando tem mais de 10 empregados e cresce pelo menos 20% ao ano por pelo menos três anos seguidos – seja em receita ou número de colaboradores. Esse tipo de empresa possui, em média, 14 anos de vida e atua em setores como Varejo e Construção Civil.

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Certificações e Reconhecimento

Conheça as certificações, associações e os órgãos de imprensa que reconhecem nossos programas de ensino e produção acadêmica.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco