Integração Alumni

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Anjos impulsionam startups do Insper

Para impulsionar as startups criadas por nossos alunos e alumni, criamos o Insper Angels. A iniciativa veio do Centro de Empreendedorismo (CEMP), com apoio de vários alumni empreendedores e professores, e já rende frutos: o primeiro Demo Day, ou dia da demonstração, foi realizado em 18 de outubro. As startups Bioclube, Archie, Vittude e Supermercado Now tiveram a oportunidade de mostrar suas propostas para mais de 60 investidores.

O representante de cada startup teve 10 minutos de apresentação para convencer os investidores sobre a relevância do produto ou serviço oferecido, seguidos de outros 10 minutos para responder aos questionamentos dos interessados.

 

“Nosso papel é prover uma plataforma que aproxime os empreendedores e os investidores potenciais por meio de uma rede contatos e apoio na seleção dos projetos”, explica a coordenadora do CEMP, Carolina Fouad Kamhawy.

 

 

Trilhando

O caminho do empreendedorismo no Insper Angels começa com o preenchimento do formulário de aplicação. Os interessados devem seguir alguns critérios para participação: a empresa deve ser brasileira, ter menos de três anos de fundação e um de seus fundadores deve ser aluno ou alumni da escola, ou a startup ter sido indicada por um dos membros da rede.

“Priorizamos projetos da graduação de alunos finalizando o 6º semestre para coincidir com o período que a escola permite estágio”, completa Carolina.

O próximo passo é a mentoria, ainda na fase de seleção, para que as startups estejam com fluxo de caixa, valuation, plano de marketing e outros itens. Com as informações organizadas, as empresas são escolhidas e participam da rodada de apresentações.

 

Investidor

Para ser um investidor-anjo é preciso ser ex-aluno dos cursos de MBA, LL.M., Certificate in Business Administration (CBA), Graduação ou Educação Executiva. É obrigatória a adesão ao Termo de Ética e Responsabilidade do Insper, a frequência em pelo menos 50% dos encontros e ter disponibilidade para oferecer mentorias.

A inscrição pode ser feita pelo formulário disponível no site. Depois de inscrito, o investidor, também chamado de membro, participa dos encontros do grupo e do Demo Day, que está previsto para acontecer em dezembro, para ouvir e questionar as startups.

 

Ecossistema

Além das startups e dos investidores, um conselho compõe esse ecossistema de empreendedorismo do Insper. Atualmente, são seis conselheiros envolvidos no Insper Angels. Todos são alumni e cada um exerce uma atividade diferente, que vai desde a seleção de projetos, a mentoria para as startups, o conteúdo para a rede de anjos e a intermediação com parceiros.

“O Insper Angels não é um fundo de investimento da escola, porque somos uma instituição sem fins lucrativos e nossa atividade fim é ensino e geração de conhecimento. Contribuímos para promover um ecossistema empreendedor que esteja alinhado com a proposta educacional do Insper”, complementa Carolina Fouad Kamhawy.

Por ser um trabalho de aproximação, os participantes compartilham experiências, fomentam o networking e participam de workshops oferecidos pelo CEMP.

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Certificações e Reconhecimento

Conheça as certificações, associações e os órgãos de imprensa que reconhecem nossos programas de ensino e produção acadêmica.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco