Experiência

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Da sala de aula para Portugal: alunos do MBA têm experiência multicultural

Cerca de 8 mil quilômetros, a distância entre São Paulo e Lisboa, foi o caminho trilhado por nossos alunos do MBA Executivo para chegar ao Lisbon MBA International, parceria das duas melhores universidades portuguesas, a Nova de Lisboa e a Católica Portuguesa, com o MIT, de Massachusetts, nos EUA. Além de aproximar culturas, escolas e profissionais, o projeto International Lab também uniu teoria e prática por três meses.

O laboratório internacional trouxe um desafio para esses alunos do Insper e do Lisbon MBA International: elaborar a estratégia de marketing para a empresa Sumol +Compal, que é líder de mercado em bebidas de frutas em Portugal e pretende ingressar no mercado brasileiro no próximo ano.

Guilherme Batista, Márcia Zanetti e Paula Cogo, orientados pela professora Carla Ramos, da disciplina de Gestão de Marketing, levaram o conhecimento que têm na área jurídica, logística e comunicacional na bagagem. Os alunos passaram 10 dias em terras portuguesas, onde visitaram a sede da companhia e outros locais para desenvolver a estratégia idealizada.

“A partir de uma necessidade real, fomos expostos à alta gestão e ao desafio de desenvolver o plano de Marketing de uma empresa em um novo mercado. Foi uma grande oportunidade para desenvolver as habilidades necessárias em um ambiente de negócios internacional”, conta Guilherme.

Guilherme Batista, Márcia Zanetti, Paula Cogo e a professora Carla Ramos

De Portugal para o Brasil

Além dos três alunos brasileiros, outros três estudantes portugueses do Lisbon MBA, coordenados pelo professor Jorge Velosa, participaram do projeto. Francisco Pinto, Adriano Granadeiro e Griffin Smith completaram a equipe multidisciplinar e multicultural. O trabalho aconteceu entre os meses de junho e setembro e resultou em um relatório de 300 páginas.

“Foi um período intenso e enriquecedor. A equipe foi fantástica e se dedicou ao extremo. Aprendemos muito durante esse projeto e, ao final, recebemos feedback muito positivo da diretoria da empresa pela qualidade do trabalho apresentado”, afirma a professora Carla.

 

O cliente

Com o desafio apresentado, os alunos foram em busca de soluções. Mix de produtos, estratégia de distribuição, plano de comunicação e composição de preço foram algumas das propostas apresentadas para que a Sumol +Compal atinja o resultado esperado no país.

“O fato de termos alunos da mesma nacionalidade dos mercados analisados também nos proporcionou um grau de conhecimento cultural local que é difícil de obter. O trabalho trouxe insights de consumidores com estudos de mercado com uma dimensão significativa e uma abordagem com inputs interessantes”, afirma Nádia Franco, brand manager da Sumol + Compal.

 

Família une amor pela profissão e admiração pela escola

Pais e filhos compartilham muitos momentos no decorrer da vida: aprender a andar de bicicleta, torcer pelo time do coração e viajar juntos são alguns deles. Na casa do engenheiro mecânico Paulo Fernando Caruso França Junior, 53, essa cumplicidade foi além. Os filhos dele, Felipe e Gabriel Goichman Caruso França, ambos de 20 anos, escolheram a mesma área de atuação do pai.

Muito mais que a parte profissional, Paulo também passou outra admiração para Felipe e Gabriel: o Insper. A paixão do engenheiro mecânico começou quando decidiu cursar MBA Executivo em Finanças em 2013. A estrutura, os professores e a metodologia de ensino despertaram o interesse do profissional pela escola.

“Sou pós-graduado em Administração por outra instituição e cursar o MBA foi uma oportunidade dada pela empresa em que trabalho. Não me arrependo da escolha que fiz na época. Aliás, voltaria para a graduação só para poder ser aluno do Insper”, afirma.

Paulo conta que sempre evitou influenciar na escolha da profissão dos filhos, mas a decisão pelo Insper fez questão de incentivar. Segundo ele, o principal motivo que faz seus olhos brilharem pela escola é a proposta de formar engenheiros com perfil empreendedor, ponto de carência no mercado brasileiro.

De pai para filhos

“Quando nosso pai estava cursando o MBA, estávamos na fase de prestar vestibular. Fizemos quatro visitas à escola e acabamos nos apaixonando pelo Insper também”, afirma Felipe, que está no 6º semestre de Engenharia Mecânica. “Tem sido um período de muito crescimento para nós”, completa.

Felipe relata que sua personalidade é completamente diferente de seu irmão, que faz Engenharia Mecatrônica. Ele se define como pragmático e diz que Gabriel entende que o maior aprendizado está fora da sala de aula. “Ele é um dos criadores do projeto TechEdu e está sempre envolvido com outras atividades. Aprendo muito com ele”, orgulha-se.

Felipe e Gabriel também foram apoiados pela mãe, Débora, e seguem para experiências internacionais. Felipe fará intercâmbio em Portugal e Gabriel embarcará para a França no primeiro semestre de 2018.

Mais uma conquista

Nossos alunos Beatriz Catucci, Gabriel Goichman e Renan Toenjes ficaram em segundo lugar no Desafio Universitário de Gestão e Políticas Públicas, organizado pela Escola de Políticas Públicas.

Eles concorreram com mais de 1100 universitários e 250 equipes. O desafio era criar uma política pública para o município de Guarulhos com o objetivo de desenvolver sua Economia Criativa como forma de gerar emprego.

“Tudo isso foi possível graças ao time que tínhamos, com alunos de Administração, Economia e Engenharia, de diferentes semestres e experiências. O apoio que o Insper nos deu, sempre mantendo as portas abertas para conversarmos com vários professores diferentes, também foi essencial para o resultado”, comenta Gabriel Goichman, aluno do 6º semestre de engenharia mecatrônica.

Os alunos foram convidados para apresentar o plano para o Prefeito de Guarulhos, no dia 05 de dezembro.

“Estamos muito animados com a possibilidade da nossa proposta, de fato, se tornar uma Política Pública e impactar a vida de muitas pessoas”, completa Goichman.

Parabéns, pessoal! Estamos muito orgulhos de vocês!

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Certificações e Reconhecimento

Conheça as certificações, associações e os órgãos de imprensa que reconhecem nossos programas de ensino e produção acadêmica.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco