Integração Alumni

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Conheça o Lá do Café: uma cafeteria sobre rodas criada por duas alumni da graduação 

Já sentiu um cheiro incrível de café em nosso hall no térreo? Conheça a empresa Lá do Café, uma food bike criada por alumni da graduação. As sócias Gabriela Ramos e Mariana Torres compartilham os obstáculos e as conquistas ao abrirem o negócio próprio

A vontade de empreender sempre falou mais alto para Gabriela Ramos e Mariana Torres, sócias e proprietárias do Lá do Café, empresa cujo compromisso é levar, por meio de bicicleta, um café sustentável e de qualidade aos admiradores da bebida.

As jovens são alumni da graduação em Administração do Insper. Quando se formaram, em 2011, resolveram empreender em segmentos diferentes: Mariana, também advogada, resolveu abrir um negócio de aluguel de trailers e trucks para eventos; já Gabriela, embora tenha vivido do mundo de café desde a infância, se aventurou no universo da moda, abrindo uma marca própria de roupas.

Só em maio de 2016 é que elas resolveram unir a experiência adquirida com os antigos negócios e criaram o conceito de bike café, que originou a empresa. “De maio e outubro de 2016, voltamos aos livros e conteúdos das aulas do Insper e mergulhamos fundo para montar nosso business plan, fazer projeções, estudar o mercado, analisar produtos, infraestrutura etc. Pela primeira vez, coloquei na prática toda a base adquirida na faculdade”, diz Mariana.

“Essa fase de preparação e estudo antes de abrir nossa empresa foi fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio. A dica que dou para quem quer empreender é estudar muito, ter foco e arregaçar as mangas. Sem determinação, não se ultrapassa os obstáculos, que são muitos. E nisso o Insper fez a diferença, pois sem essa base, não saberíamos nem como começar”, complementa Gabriela.

Obstáculos

Foram muitas as dificuldades no início. Mesmo já tendo empreendido, cada negócio tem suas peculiaridades. Além dos desafios fiscais e tributários, Gabriela e Mariana enfrentaram questões como adaptabilidade do veículo para a cidade de São Paulo, negociação com os locais para definir onde estacionar, como esquentar o café e mantê-lo quente em uma bicicleta, como adaptar uma pia no veículo, que quantidade deve ser colocada na embalagem, entre tantas outras. Começaram então a buscar parcerias com faculdades e prédios comerciais, até conseguirem instalar a primeira bicicleta em um prédio na Avenida Juscelino Kubitscheck, em São Paulo.

Conquistas

De outubro de 2016 para cá, já são quatro bicicletas instaladas em São Paulo. “Estivemos na China agora em setembro para negociar a compra de mais 40 triciclos, porque nossa meta em 2018 é expandir o negócio com franquias. Vamos começar com São Paulo e Rio de Janeiro”, afirmam.

As jovens já estão preparadas para oferecer a marca para os franqueados, que precisarão desembolsar um valor inicial médio de R$ 20 mil, incluindo a taxa de franquia. Além da possibilidade de expansão, a maior conquista, segundo as sócias, é que já puderam gerar três empregos diretos em um ano. “É um orgulho impagável”, disseram.

 

Visite o site do Lá do Café, em www.ladocafe.com.br, e aprecie o melhor desse negócio!

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Certificações e Reconhecimento

Conheça as certificações, associações e os órgãos de imprensa que reconhecem nossos programas de ensino e produção acadêmica.

Comunidade Alumni

Conheça a comunidade composta por alunos formados e que querem permanecer conectados entre si e com a Escola.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco