Conhecimento

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Primeiro encontro das Cátedras no Insper

Acadêmicos de todas as cátedras Insper, especialistas, professores e pesquisadores reuniram-se em um encontro inédito na escola para discutir o papel da academia e da sociedade na transformação das políticas públicas e as alternativas para contribuir com a excelência do ensino nos setores privado e público.

O evento, que aconteceu no dia 5 de setembro, contou com a abertura de Marcos Lisboa, presidente do Insper, e Claudio Haddad, fundador e presidente do Conselho Deliberativo. O encontro foi dividido em dois debates e teve como mediadora Maria Alice Setubal, presidente do conselho do GIFE e da Fundação Tide Setubal.

A primeira rodada reuniu os professores Ricardo Paes de Barros, da Cátedra Instituto Ayrton Senna; Naercio Menezes Filho, da Cátedra Instituto Futuro Brasil (IFB); e Sergio Firpo, da Cátedra Instituto Unibanco; que traçaram um diagnóstico educacional do país. Segundo eles, o primeiro passo para a promoção de mudanças é garantir que todos tenham direito à educação, mesmo em um cenário de desigualdade social.

O segundo momento reuniu os professores Fernando Schuler, da Cátedra Insper e Palavra Aberta; Guilherme Fowler, da Cátedra Endeavor; Priscila Claro, da Cátedra Economia e Meio Ambiente; e Sergio Lazzarini, da Cátedra Chafi Haddad de Administração. Eles reforçaram as iniciativas desenvolvidas academicamente para gerar impacto na qualidade e na política educacional.

Entre tantos pontos debatidos, os especialistas concordaram que a relação público x privado deve ser pautada pela transparência e que a burocracia precisa diminuir em todas as esferas. Com uma visão que rompe paradigmas, eles apontam que é necessário fazer a gestão do ensino como um negócio para que haja o aumento na qualidade da educação. Assista aqui.

Insper Conhecimento 

Agronegócio, política e liderança foram os temas dos principais eventos que realizamos nas últimas semanas com a presença de especialistas, professores, alunos e formadores de opinião. Confira como foram alguns desses eventos:

 

Como forma de dizer “obrigado”

No dia 17 de agosto, aconteceu o lançamento da versão em português do livro “Economia e Organização da Agricultura Brasileira”, uma narrativa sobre a evolução do agronegócio brasileiro. Na ocasião, também foi feita uma homenagem ao professor Fabio Ribas Chaddad, autor da obra que faleceu no ano passado. Como forma de agradecimento à sua contribuição acadêmica, uma das nossas salas de aula do 9º andar recebeu o seu nome. Participaram do evento o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, Claudio Haddad, Marcos Lisboa, especialistas do setor agrícola, familiares e amigos do professor Chaddad.

 

Cenário brasileiro em pauta

O presidente do Insper, Marcos Lisboa, e o professor Fernando Haddad se encontraram pessoalmente para concluir o debate pautado por artigos assinados por eles nas últimas edições da Revista Piauí. Os artigos, com direito a réplica e tréplica, discutiram o momento político e econômico que o país vem passando. Patrimonialismo, governos de direita e esquerda e medidas protecionistas foram alguns dos assuntos abordados na conversa em que foi enfatizada a importância do diálogo e da tolerância às divergências. A mediação foi feita pelo editor-chefe da Piauí, Fernando Barros. Assista ao debate na íntegra.

 

Renovação da política

Com auditório cheio, o primeiro debate da série “Vamos falar sobre”, realizado  com o apoio da Revista Época, teve como tema “A renovação da política brasileira”. O editor-executivo da revista, Guilherme Evelin, mediou o encontro, que também contou com a participação do professor Fernando Haddad. Ele e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, falaram sobre o sistema político brasileiro e o impacto da operação Lava Jato, que expôs a situação de falência da estrutura.

 

Para inspirar

O jornalista Roberto D’Ávila foi o convidado especial do Insper Liderança e proporcionou uma verdadeira viagem no tempo ao lembrar fatos históricos. Os participantes do encontro conheceram mais sobre a trajetória de D’Ávila como parlamentar e jornalista. O convidado destacou a importância de um bom professor e como ele pode mudar a vida de alguém, recordando de seus grandes mestres. D’Ávila também destacou alguns líderes na política brasileira e falou sobre como as lideranças atuais devem ter um olhar voltado para a tecnologia, seus recursos e meios transformadores.

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Certificações e Reconhecimento

Conheça as certificações, associações e os órgãos de imprensa que reconhecem nossos programas de ensino e produção acadêmica.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco