Vida no Campus e Engajamento

Impacto Insper

Vencemos a competição mundial da L’oreal 2017 em Paris

Após quatro fases de avaliações, nossos alunos de engenharia, Felipe Buniac, Luca Noto e Matheus Marotzke foram destaques entre mais de 8 mil equipes

Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos Felipe Buniac, Luca Noto e Matheus Marotzke. Eles venceram a competição mundial L’Oréal Brandstorm 2017, em Paris, na França. Para conquistar o título, nosso InsperTeam enfrentou quatro fases de avaliação e mais de 8 mil grupos inscritos durante as eliminatórias nacionais e das Américas.

A competição foi voltada à inovação, tecnologia e sustentabilidade nos cuidados de beleza masculinos.

“Decidimos participar justamente pela nossa paixão por criar coisas novas. Eventos como esse promovem uma experiência única de aprendizagem na prática. Além disso, o fato de ser um desafio internacional também nos atraiu muito”, aponta Felipe Buniac.

Um produto sustentável e personalizado

O projeto desenvolvido, que ganhou o nome de UNIQUE, propõe uma linha de produtos sustentáveis para o cuidado de higiene e beleza do homem.

“Nossa solução introduz no mercado duas novas tecnologias: a PODs (cápsulas solúveis e biodegradáveis) e a Mixer Dispenser”, explica Luca Noto.

Segundo ele, os PODs ainda podem ser subdivididos em três categorias: aroma, princípio ativo e base, que serão usadas pelo consumidor para criar soluções únicas e personalizadas.

Um exemplo de uso do projeto é a criação de xampus. “Digamos que a pessoa tenha um cabelo seco e liso. O POD base será projetado para se encaixar às necessidades desse perfil. Enquanto um POD de princípio ativo poderia ser usado para o tratamento de caspa”, conta Felipe Buniac. A função de criar essa solução personalizada fica a cargo do conceito de Mixer Dispenser, sendo o dispenser uma espécie de copo acoplado à base de um misturador.

Além do xampu, o método pode ser usado para personalizar cremes para barbear. A ideia do trio é que a tecnologia seja exposta em uma plataforma online, na qual o consumidor especificaria suas necessidades e receberia os produtos em casa.

Conheça a trajetória do InsperTeam na competição

Nosso time encarou quatro fases competitivas, subdivididas em categorias tech e brand. Na primeira, expuseram a proposta do projeto em três slides e gravaram um vídeo para apresentar a equipe. Depois, na final nacional, realizada no Rio de Janeiro, exibiram um pitch de dez minutos para uma banca formada por executivos da L’Oréal Paris. O trio foi campeão nacional na categoria tech e o vídeo da apresentação à banca os levou à final das Américas.

“No dia 4 de maio, eu recebi a ligação com a notícia de que tínhamos sido selecionados para ir à final mundial. Iríamos representar o Brasil e o Insper em Paris”, lembra Marotzke.

Na França, a avaliação foi feita no modelo de feira, onde as 42 equipes ficavam em stands e apresentavam seus projetos para seis bancas de três jurados em apresentações de cinco minutos.

O trio seguiu firme na competição e passou para a fase “VIP”, na qual as três equipes de tech e as três de brand selecionadas pelos jurados apresentaram um pitch de cinco minutos para uma banca formada por executivos e o CEO da L’Oréal Paris.

“And the winner of the Tech Challenge of the L’Oréal Brandstorm 2017 is Brazil”, lembra Noto.

“Com certeza essa é uma frase que ficará gravada em nossas memórias por um longo tempo. A ficha ainda não caiu. Ainda não conseguimos acreditar que o nosso projeto foi o selecionado em meio a outros oito mil inscritos no mundo”, comenta Marotzke.

de engenharia iniciam as aulas com três novos laboratórios

Laboratórios de Automação e Controle; Laboratório de Pneumática e Hidráulica; e Oficina Baja.

Inauguramos, em junho, três laboratórios para os cursos de engenharia: o Laboratório de Automação e Controle, o Laboratório de Pneumática e Hidráulica e a Oficina Baja. Para ajudar que nossos alunos se preparem ainda mais para o mercado de trabalho, eles contarão com o que há de mais moderno em equipamentos.

O Laboratório de Automação e Controle tem como proposta trazer equipamentos para o desenvolvimento de atividades e projetos nas áreas de controle de processos industriais, automação da manufatura e integração de redes industriais. Já o Laboratório de Pneumática e Hidráulica envolve aplicação em sistemas de controle e atuadores.

A Oficina Baja, por sua vez, é um laboratório com propósito específico. Baja é uma famosa competição estudantil de engenharia. A ideia é que alunos de diversas faculdades pelo mundo construam um carro off-road desde a concepção até os testes.

“Este será nosso primeiro ano de desenvolvimento do protótipo. O objetivo é participarmos da competição nacional em 2018”, diz Frederico Barbieri, professor de engenharia e coordenador dos laboratórios.

A inauguração aconteceu no dia 29 de junho, em um evento que reuniu doadores, membros do Conselho da Engenharia, Conselho Deliberativo, Comissão Externa de Avaliação (CEA), além de colaboradores e professores da escola. Durante a inauguração, os visitantes tiveram a oportunidade de observar os laboratórios em funcionamento, com a demonstração dos equipamentos feita pelos alunos.

Os demais participantes da nossa comunidade poderão conhecer os laboratórios a partir de 9 de agosto. É possível visitá-los durante os horários regulares de funcionamento em que as aulas não estejam sendo ministradas.

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Certificações e Reconhecimento

Conheça as certificações, associações e os órgãos de imprensa que reconhecem nossos programas de ensino e produção acadêmica.