Conhecimento

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Professor Sérgio Lazzarini participa de comitê da Academy of Management

Organização internacional criou força tarefa para lidar com mudanças políticas

Em janeiro de 2017, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, barrou a entrada de cidadãos de sete nações (Iraque, Iêmen, Irã, Síria, Líbia, Somália e Sudão) ao território norte-americano. A medida, batizada de Travel Ban, prejudicou as atividades de organizações internacionais como a Academy of Management (AOM), principal associação mundial com foco nas áreas de administração e gestão.

Atualmente, a AOM conta com cerca de 20 mil membros em mais de 125 países. Por conta da medida implementada pelo governo de Trump, vários integrantes foram proibidos de entrar nos EUA e, assim, não poderão ir ao encontro anual organizado pela academia ou a outras atividades.

Para lidar da melhor forma possível com situações de mudanças, como a gerada pelo Travel Ban, a AOM criou um comitê chamado Taking Stands. A força tarefa reuniu oito profissionais de diferentes países, incluindo Sérgio Lazzarini, professor titular da nossa Cátedra Chafi Haddad. Ele é especialista em temas ligados a estratégias empresariais em mercados emergentes e relações entre empresas privadas e setor público.

“Houve questionamento sobre como o Travel Ban iria afetar o funcionamento da Academy of Management. Por isso, eles decidiram criar procedimentos para responder a mudanças que afetassem os projetos e a atuação da organização”, conta Lazzarini. “Fizemos uma série de discussões. Como a AOM deve reagir nesses casos? Ela deve consultar os membros? Se sim, como esse processo deve ser feito? O que essas ações podem gerar?”, explica.

A participação de Lazzarini foi de grande valia para a organização e rendeu uma carta de agradecimento de Anita M. McGahan, presidente da Academy of Management. “É uma honra fazer parte do comitê. Participar de grupos internacionais e iniciativas que fomentam a diversidade é parte do papel dos acadêmicos. Essas ações são muito positivas para a academia brasileira”, destaca o professor.

 


Prêmios Chafi Haddad e George Stigler 2016

Em maio, tivemos a tradicional premiação Chafi Haddad e George Stigler para homenagear os professores que mais se destacaram em ensino e pesquisa durante 2016.

No prêmio Chafi Haddad, os alunos de Graduação e Pós-graduação, formados em 2016, indicaram os professores que mais contribuíram para a sua formação acadêmica:

Prêmio Chafi Haddad – Excelência em Ensino
Programa Docente
Certificates Eduardo Pozzi Lucchesi
Certificates Ricardo Goulart Serra
Certificates Liao Yu Chieh
MBAs Auro Key Honda
MBAs Flávio Kezam Malaga
MBAs Otto Nogami
LL.M. Kleber Luiz Zanchim
Graduação Artur Rothstein Barreto Parente
Graduação Carlos Melo
Graduação Luciana Ferreira
Graduação Luciana Yeung
Graduação Priscila Borin Claro
Graduação Sergio Martins
Mestrado Gustavo Barbosa Soares
Mestrado Michael Viriato
Mestrado Regina Madalozzo

 

“Iniciativas como essa são excelentes para fomentar o engajamento dos alunos na avaliação dos professores e fazer com que o corpo docente fique cada vez mais forte”, comenta Kleber Zanchim, vencedor da categoria de programas LL.M.. “Ser premiado é uma grande honra, pois a escolha é feita pelos alunos. O Insper tem excelentes professores. Ser escolhido entre eles realmente é algo que vale muito”, completa.

Já o prêmio George Stigler reconheceu os professores com as melhores pesquisas publicadas:

 

Prêmio George Stigler – Excelência em Pesquisa

Título Professor Posição 
Age-dependent taxes with endogenous human capital formation Marcelo Santos 1º lugar
Information, Market Incentives, and Student Performance: Evidence from a Regression Discontinuity Design in Brazil Sérgio Firpo 1º lugar
On the Long Run Volatility of Stocks Hedibert Freitas Lopes 2º lugar

 


Difusão de Conhecimento

Relembre os principais eventos realizados na escola no último trimestre

O economista e ex-diretor do Banco Central André Lara Resende lançou seu livro “Juros, Moeda e Ortodoxia” aqui no Insper e convidou para um debate sobre o tema Marcos Lisboa, presidente do Insper; Samuel Pessôa, pesquisador do Ibre/FGV; e Pedro Garcia Duarte, professor da FEA-USP. No Insper Conhecimento, você terá acesso aos principais pontos discutidos no lançamento: clique aqui.

Para discutir a relação entre abertura comercial e produtividade, o Centro de Finanças (CeFi) convidou dois dos maiores especialistas sobre o tema no Brasil: o economista Edmar Lisboa Bacha e a diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES), Sandra Polónia Rios. Clique para ter mais informações sobre o evento.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso esteve na escola para ministrar a palestra “Momento institucional brasileiro e uma agenda para o futuro”. A apresentação foi seguida de um bate-papo com Marcos Lisboa e o advogado Caio Farah. Para conhecer os principais pontos debatidos no evento, clique aqui.

Como as políticas de preservação do patrimônio impactam a economia da cidade? Para refletir sobre essa questão, recebemos o economista e professor da Universidade de Harvard Edward Glaeser; o ex-presidente do Instituto do Patrimônio Mundial do Rio – IRPH Washington Fajardo, além de outros especialistas. Assista ao debate pelo livestream do Insper.

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Certificações e Reconhecimento

Conheça as certificações, associações e os órgãos de imprensa que reconhecem nossos programas de ensino e produção acadêmica.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco