Integração Alumni

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Empreendedorismo e Inovação

Conheça Mariana Penazzo, a alumna fundadora da Dress & Go – loja pioneira em aluguel de luxo

Mariana Penazzo e a a sua sócia Barbara Diniz, também alumna do Insper

Dress & Go é um dos muitos empreendimentos fomentados entre as paredes da faculdade.

Mariana Penazzo dizia que, na época da faculdade, era a típica “arroz de festa” do empreendedorismo: se havia algum evento, aula ou palestra sobre o tema, ela estava lá. Embora tenha trabalhado no setor financeiro e em uma multinacional após se graduar em administração pelo Insper, Mariana nunca desistiu de empreender. Tanto é que largou tudo para ser uma chocolatier. O problema é que o negócio não era escalável ou inovador.

“Desisti dessa ‘fase doce’ e passei a procurar por um negócio com uma amiga da faculdade que também queria empreender, a Barbara Diniz Almeida”, conta Mariana. “Nossa ideia era encontrar algo que fosse inovador, escalável, tivesse impacto social e que ainda nos agradasse”, completa. Após várias reuniões e ideias rejeitadas, uma lâmpada acendeu sobre sua cabeça depois que ela experimentou uns vestidos de grife da colega: “e se alugássemos roupas de luxo?”.

Assim nasceu a Dress & Go, a primeira loja do Brasil a alugar vestidos, bolsas clutch e brincos de marcas luxuosas como Le Lis Blanc, Bo.Bô e Juliana Jabour. “Só não trabalhamos com sapatos, pois chulé não se compartilha”, brinca Mariana. No estilo omni­channel, no qual a cliente pode fazer seu pedido pelo e-commerce ou experimentar na loja física, a empresa começou sua trajetória com o apoio do Insper e muita dedicação das meninas.

 

Obstáculos e conquistas

Não bastam as fundadoras da Dress & Go terem se conhecido no Insper, as primeiras reuniões com investidores foram realizadas na escola. “Como ainda não tínhamos uma base, sempre que precisávamos de um espaço mais formal, usávamos as salas da faculdade”, comenta Mariana.

Para a empreendedora, conversar com possíveis apoiadores foi a parte fácil. Desafio foi conseguir tirar a ideia do papel. “Nunca tivemos a intenção de manter a empresa em segredo. Quando pensamos em alugar vestidos, logo compartilhamos com pessoas que admirávamos e possíveis consumidoras para saber a opinião de todos. Era uma forma de descobrir se o negócio funcionaria antes de colocá-lo no mercado. E, acredite, ninguém vai botar fé em sua ideia”, diz Mariana.

Se as garotas tiveram que validar o projeto sozinhas, hoje, o Insper apoia os alunos de graduação a transformarem seus sonhos em realidade. Isso porque a faculdade conta com um Centro de Empreendedorismo (CEMP). “Promovemos eventos, workshops, encontros de networking para unir os estudantes com a comunidade empreendedora”, revela Carolina Fouad, coordenadora do CEMP. “Também possuímos um programa de mentoria, que indica especialistas na área em que o aluno está com problemas.”

Segundo Mariana, a criação do CEMP vem ao encontro com o interesse cada vez maior dos jovens pelo empreendedorismo. “Na época em que cursei administração, fiz a disciplina como optativa, mas poucos eram os alunos que queriam estudar o tema”, afirma a fundadora da Dress & Go. “Hoje, se tenho oportunidade de falar sobre o assunto, participo e tento brotar a sementinha do empreendedor nos espectadores”, complementa.

Sim, o empreendedorismo está crescendo não só dentro do Insper, mas também no Brasil, especialmente por conta da situação econômica do país. Atualmente, existem 4,7 milhões de empreendedores apenas nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS), de acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE.

“Fomentar o empreendedorismo ainda na faculdade é uma forma de estimular os jovens a gerarem novos negócios e, consequentemente, renda para o país. Com uma nova empresa no mercado, temos novos empregos e uma contribuição para a economia. Todos os lados saem ganhando”, diz Carolina.

Se você quiser ser a próxima Mariana Penazzo ou Camila Achutti, ou ainda os grandes empreendedores como Mark Zuckerberg e Richard Branson, procure pela equipe do CEMP. Localizada no quarto andar do Insper, ela está pronta para ajudar a transformar sua ideia em uma startup.

voltar

Conheça mais sobre o Insper, uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia.

Certificações e Reconhecimento

Conheça as certificações, associações e os órgãos de imprensa que reconhecem nossos programas de ensino e produção acadêmica.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco