Vida no Campus e Engajamento

Impacto Insper

Nascido em uma família de empreendedores, Felipe Rezende cresceu ouvindo seus pais conversarem sobre negócios à mesa do jantar ou em encontros entre amigos. Essa dinâmica acabou aguçando sua veia de empreendedor. Tanto que, quando ingressou no curso de administração do Insper, logo viu uma oportunidade para montar o seu próprio negócio. O resultado: alugou uma garagem em frente à faculdade e abriu uma banca.

“Resolvi apostar em um café que fosse bom e barato. Então, abri a banca para atrair pessoas que desejassem um produto de qualidade por um preço justo. Meu objetivo era testar essa demanda e ver como os clientes aceitavam esse tipo de serviço”, conta Rezende.

O Cafella oferece dois tipos de café. O Octavio sai por R$ 2,50 e é feito no filtro Hario V60. Já o Premium custa R$ 4,50. Feita toda semana com um tipo diferente de café, a bebida é filtrada com uma AeroPress e tem todas as etapas preparadas na frente do cliente.

Para acompanhar, Rezende também vende doces. O Bolo Madrugador é de cenoura com chocolate. Ele é preparado pela mãe do garoto à noite, recebendo a calda cedinho, na manhã seguinte. Em dias mais quentes, existe a opção de bolo gelado de laranja com cobertura de leite moça e coco ralado. Já o “Brigadeiro das Mulheres da Minha Vida” leva esse nome por ser preparado pela mãe, mas com a receita da namorada.

Aberto desde 10 de agosto, o empreendimento de Rezende teve lucro já nos primeiros 15 dias. “Quando a clientela aumenta muito, meus amigos vêm me ajudar”, revela. Além da mão amiga, o estudante de administração também usa alguns aprendizados da Atlética para gerir seu negócio. “Como era diretor de produtos, pude aprender como procurar fornecedores e identificar o que o cliente quer”, conta.

Quem quiser experimentar essas delícias precisa correr. Isso porque o Cafella só ficará aberto até o final do ano, quando Rezende encerra seus estudos. “Com o final da faculdade, pretendo trabalhar com meu pai, que tem uma empresa de café. Também quero estudar a profissão de barista para me especializar no assunto”, comenta. A banca fica localizada na Rua Quatá, 297 das 7h às 16h.

O Fox Baja é uma iniciativa estudantil formada por alunos dos cursos de engenharia.

O grupo, formado apenas há alguns meses, já tem um primeiro desafio: participar de uma importante competição chamada Baja SAE Brasil, organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE). Eles irão desenvolver um veículo off road, da concepção do projeto aos testes do carro, para competir com faculdades de engenharia de todo o Brasil. A equipe vencedora da etapa brasileira irá disputar a prova internacional nos Estados Unidos.

O projeto é orientado pelo professor Frederico Augusto Alem Barbieri, que acompanha o grupo em todas as fases.

Em breve, os alunos ganharão o laboratório Baja e terão acesso às ferramentas e máquinas para desenvolver e construir protótipos de veículos Mini Baja.  O novo laboratório será no 1º subsolo e as obras deverão ser concluídas em novembro.

Nicolas“O projeto Fox Baja é uma primeira abordagem de iniciativa estudantil, que mostra como o aluno de engenharia do Insper procura levar o que aprende em sala de aula para o mundo real. Mais do que isso, o Fox Baja também propõe um primeiro contato com os desafios que existem por trás do desenvolvimento de um produto, e como o mercado de trabalho reagirá ao que você está desenvolvendo. Para nós, pioneiros do projeto, toda essa proposta aplica-se desde já, uma vez que precisamos nos organizar para fazer desse projeto uma realidade. O que torna tudo ainda mais gratificante.” Nícolas André Klann Fonteyne, aluno do 4º semestre de engenharia mecatrônica.

Veja o vídeo institucional do Insper e conheça mais sobre nossa escola.