Centro de Pesquisa e Conhecimento

Impacto Insper

Centro de Liderança e Inovação

CLI-8357

Para ampliar o debate sobre liderança e enriquecer a formação de pessoas envolvidas com transformação de empresas, política e sociedade, lançamos o Centro de Liderança e Inovação (CLI), viabilizado pela parceria com a Fundação ARYMAX.

O CLI aborda liderança como um fenômeno a ser analisado a partir de contexto e dinâmica social. Essa abordagem orienta processos efetivos de transformação sistêmica de organizações e sociedade. As atividades do centro estarão voltadas para formação de indivíduos em diferentes contextos e momentos profissionais, e serão divididas em três núcleos interligados: empresarial, político-social e inovação, coordenados pelos professores Carolina da Costa, Maurizio Mauro, Carlos Melo e Fernando Schuler, entre outros.

“Enquanto liderança for essencialmente entendida sob a ótica do indivíduo-herói, corremos o risco de encaminhamentos equivocados. Isso porque acabamos por depositar nos indivíduos uma expectativa inflada de protagonismo que ignora contexto e dinâmica social nos quais estão inseridos. O CLI Insper propõe discutir liderança de forma sistêmica, reconhecendo que problemas que demandam liderança devem ser resolvidos a partir do entendimento do contexto e de princípios éticos que privilegiam o compromisso com o ‘estar a serviço do coletivo’. O exercício da liderança deve buscar fortalecer instituições (e não indivíduos ou grupos isolados), pelo menos enquanto essas instituições estiverem verdadeiramente comprometidas com os interesses sociais”

Carolina Costa

Conheça mais sobre o CLI clicando neste link.

Quer saber mais sobre o Insper? Conheça nossa estrutura e nossos valores.

Acesse o Portal de Notícias Insper e fique por dentro das nossas notícias nos principais veículos do Brasil e do mundo.

Ajude o Insper a somar e transformar por meio da educação! Ajude o Fundo de Bolsas.

Veja o vídeo institucional do Insper e conheça mais sobre nossa escola.

Claudio Haddad e Marcos Lisboa comentam a sucessão na presidência e reforçam a importância da participação da comunidade na instituição.