Vida no Campus e Engajamento

Impacto Insper

Em julho deste ano, o time do Enactus Insper venceu o campeonato nacional – disputado com outras 39 faculdades – com o projeto Renovatio, que propõe que ex-presidiários e moradores de rua produzam óculos de baixo custo para comunidades carentes. O trabalho garantiu a vaga no campeonato mundial, que aconteceu em outubro, em Johanesburgo, na África do Sul. Eles chegaram às semifinais e voltaram de lá com muita história para contar. “Com a oportunidade de unir os alunos da Engenharia, vamos fazer coisas incríveis e com cada vez mais impacto”, disse Hugo Felix Oliveira, que participa do Enactus e faz Engenharia Mecatrônica.

enactus
Internamente, instituímos o Insper Awards, um prêmio para reconhecer o desempenho dos nossos alunos – acadêmico, esportivo ou por engajamento.

awards

O reconhecimento também foi feito com certificações Yellow Belt ou Green Belt, pela consultoria Falconi, a todos os melhores trabalhos apresentados no programa Resolução Eficaz de Problemas (REP). Essas certificações atestam a capacidade do candidato de identificar, analisar e solucionar problemas simples ou complexos (yellow ou green), utilizando pensamento crítico e estruturado, apoiado em análises e ferramentais estatísticos pertinentes.

green

A participação dos alunos no Enade 2015 também mostrou a determinação dos nossos alunos de colocar o Insper no topo do ranking de instituições de ensino. Apesar de os resultados só saírem em outubro de 2016, conseguimos 99% de participação dos convocados na etapa de preenchimento do questionário socioeconômico – parte da avaliação.

Como mais uma prova do crescente engajamento dos alunos com a escola, tivemos pela primeira vez uma eleição para a escolha dos presidentes e representantes do Diretório Acadêmico. Foram três chapas concorrendo com propostas, campanha e debates.

A participação de integrantes da Comunidade Alumni também tem aumentado nos últimos anos e se reflete na captação para o Fundo de Bolsas. Em 2015, atingimos a marca recorde de 148 doadores – 91 na campanha alumni padrinhos – que colaboraram com R$ 379 mil.

Também tivemos 14 alumni participando do processo de concessão de bolsas, entrevistando candidatos e ajudando a escolher aqueles com o perfil mais adaptado aos nossos valores. Eles têm diversas maneiras de apoiar o projeto, atuando também como multiplicadores:

• No segundo semestre, a alumna Larissa Araium (ADM 2008) apresentou o programa de bolsas à empresa em que trabalha e viabilizou 2 bolsas integrais nomeadas pela COMERC. Isso representa R$ 72,6 mil captados neste ano.
  • O Fundo Perfin Educar foi criado pelo alumnus José Roberto Moraes (ADM 2007) e tem o objetivo de transferir toda a taxa de performance e administração para o Fundo de Bolsas. Neste ano, foram repassados R$ 223,5 mil.

Os alumni também colaboram de outras formas. Uma delas é participando do Alumni Networking, ferramenta online lançada no início do ano para incentivar o relacionamento entre os alumni e alunos. Eles disponibilizam seus contatos e os alunos podem tirar dúvidas sobre uma determinada área de atuação ou apenas trocar informações. Atualmente são cerca de 250 alumni cadastrados em 26 áreas do mercado.

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.

Difusão do conhecimento

Nossos porta-vozes levam conhecimento à sociedade por meio de eventos e da imprensa. Veja os destaques do ano no Relatório Anual.