Conhecimento

Impacto Insper
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O Insper se consolidou como um fórum neutro de discussões de temas relevantes para o debate público e para a sociedade. Foram cerca de 42 mil pessoas atraídas para os mais de 500 eventos realizados ao longo do ano.

 

Entre os seminários, destaque para O Desafio Fiscal do Brasil, em que reunimos renomados economistas e acadêmicos para debater as causas da deterioração das contas públicas do país, e o Fórum Insper de Políticas Públicas, principal evento do Centro de Políticas Públicas, liderado pelo professor Naercio Menezes Filho. A edição de 2015 abordou a estrutura tributária brasileira e a participação da iniciativa privada nos serviços públicos.

 

Marcando a retomada das atividades do Centro de Finanças, sob coordenação do professor Marco Bonomo, o evento Há dominância fiscal no Brasil? reuniu especialistas para debater um dos principais problemas causados pela degradação da situação fiscal do país.

 

Ainda neste ano, chegou ao Insper o professor Paulo Furquim de Azevedo, à frente do Centro de Pesquisas em Estratégia e de outras iniciativas dedicadas à disseminação do conhecimento aqui produzido.

 

Para alavancar nossa pesquisa, Instituto Ayrton Senna (IAS) e Instituto Palavra Aberta uniram-se ao Insper em cátedras lideradas pelos professores Ricardo Paes e Barros e Fernando Schüler, respectivamente. A cátedra IAS se dedica à pesquisa de melhores práticas de políticas públicas para gestores de educação e a cátedra Insper e Instituto Palavra Aberta é voltada ao debate da liberdade política e de expressão.

 

E agora em dezembro, recebemos a boa notícia de que quatro dos nossos professores receberam prêmios de melhores artigos apresentados no 37º Encontro Brasileiro de Econometria, organizado pela Sociedade Brasileira de Econometria (SBE), principal associação de econometria no país. Marco Bonomo e João Manoel Pinho de Mello receberam por melhor artigo em finanças; Marcelo Rodrigues dos Santos em macroeconomia aplicada; e Sergio Firpo, que se junta ao Insper a partir de janeiro como titular da cátedra Instituto Unibanco, em econometria.

 

Internamente, também reconhecemos os melhores trabalhos publicados por nossos professores com o prêmio George Stigler, divulgado em março e referente a 2014. Os vencedores foram:

  • 1º lugar – Sérgio Lazzarini – Reinventing state capitalism: Leviathan in business, Brazil and beyond
  • 2º lugar – Danny P. Claro – Synergistic Effects of Relationship Managers’ Social Networks on Sales Performance
  • 2º lugar – Ricardo Brito, Marco Bonomo – Macroeconomic and Financial Consequences of the After Crisis Government-Driven Credit Expansion in Brazil

Para ampliar o alcance do conhecimento produzido na escola, mantemos atualizado o Insper Conhecimento, portal que reúne artigos acadêmicos, de opinião, conteúdo de palestras, seminários ou debates, com uma linguagem acessível ao grande público (não acadêmico).

voltar

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.

Centros de Pesquisa e Conhecimento

Nossos professores dedicam-se à geração de conhecimento em negócios e economia. Saiba mais.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco