PEE – Problemas em Economia

Ensino e Aprendizagem
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Problemas em Economia integra o currículo de graduação do curso de economia e tem o objetivo de desenvolver nos alunos as competências: resolução de problemas, exposição oral e escrita e trabalho em equipe.

Além do desenvolvimento destas competências, a disciplina nasceu da preocupação em preparar o aluno para resolver problemas “de verdade” assim que entrar no mercado de trabalho e exercer a carreira de economista.

É um  projeto pioneiro no Brasil, no qual os alunos são agrupados em times. Ao longo do semestre, eles têm de resolver diversos problemas reais trazidos e vivenciados pelos professores, quando trabalhando no mercado profissional, fora da academia. Além disso, os alunos analisam, ao longo do semestre, um problema econômico complexo, cuja proposta de solução será apresentada ao final para uma banca composta por economistas renomados no mercado e/ou na academia.

A disciplina é ministrada pelo professor Alexandre Schwartsman que é ex-diretor para Assuntos Internacionais do Banco Central, foi economista-chefe para o Brasil e para a América Latina do ABN e depois do Santander. É colunista dos jornais Valor Econômico e Folha de São Paulo e hoje trabalha em sua própria consultoria.

Desenvolvimento das competências

  • Resolução de problemas
  • Trabalho em equipe
  • Comunicação
  • Pensamento crítico

Disciplinas de Estatística e Econometrias

  • Disciplinas anteriores à PEE e que fazem parte da trilha de Problemas em Economia com o objetivo de desenvolver habilidades quantitativas

Disciplina PEE – Problemas em Economia

  • Resolução prática de problemas reais da economia

Confira abaixo depoimentos de alunos que cursaram a disciplina PEE:

“Problemas em Economia foi a disciplina mais completa que tive a oportunidade de realizar na minha graduação, pois através de diversos casos relacionados à economia Brasileira, pude rever conceitos e aprender maneiras lógicas de solucioná-los. Sendo ministrada pelo Prof. Alexandre Schwartsman, economista com extensa experiência de mercado e constante presença na mídia especializada no Brasil, a disciplina está sempre atualizada às mais diversas tendências e mudanças no panorama econômico Brasileiro. Problemas em Economia é, também, a mais demandante disciplina do 6º semestre, com extensos trabalhos semanais, que pedem raciocino lógico e embasamento das mais diversas teorias econômicas. O ganho para sua formação como futuro economista é extremamente relevante”.

André Marafon, aluno de Economia

“Apesar do sexto semestre de Economia ser repleto de matérias interessantes e desafiadoras, o curso de Problemas em Economia foi de longe o que mais agregou em termos práticos aos alunos. Com uma proposta diferenciada, a ausência de provas e os exercícios em grupo semanais fizeram com que os alunos saíssem de uma zona de conforto e uma rotina já conhecida dos semestres anteriores. Os desafios do trabalho em grupo são evidentes. Há conflitos tanto práticos como intelectuais, no entanto, os resultados também são enriquecidos com a pluralidade das ideias e o envolvimento de todos. Além do embasamento teórico e provocação intelectual, o aprendizado com a convivência diária e o desenvolvimento da argumentação dos alunos são, acredito eu, uns dos grandes méritos desse curso. O trabalho final e o privilégio de poder fazer uma apresentação aos economistas chefes de quatro importantes bancos fecharam com chave de ouro o curso. Além de colocar em prática o aprendido durante o curso, a pressão saudável por fazer uma apresentação de qualidade aos economistas complementou a lista dos desafios.”

Francisco Jaguaribe de Lara Resende, aluno de Economia

voltar

AACSB

 Somos credenciados pela AACSB, a mais reputada associação certificadora de escolas de negócios no mundo.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco