Pensamento Crítico e ética – Xadrez Mortal – Texto de Rafaella Alvarez Odebrecht

Xadrez Mortal

Autora: Aluna Rafaella Alvarez Odebrecht

Texto produzido como comentário da obra “O fim do poder” de Moisés Nain para a disciplina de Pensamento Crítico e ética. Professor Fernando Schuler.

A entrada no cenário mundial – seja político, econômico ou social, dos micropoderes tem alterado as relações entre organizações, instituições e indivíduos. As mudanças em diversas áreas, mas principalmente nas condições e nas possibilidades da situação humana atualmente têm levado à degradação e pluralização dos focos de dominação no mundo. O crescimento demográfico, a internet, o acesso do indivíduo ao mundo têm levado ao declínio do grande que passa a dividir espaço com o pequeno. O poder está em declínio e as consequências da queda são grandes, questionáveis e ainda mal compreendidas, já que pouco ocorreu.

Os grandes atores no cenário mundial estão longe de declinar e ceder espaço para os pequenos grupos. O que é discutido do livro de Moisés Naim não é a retirada completa dos principais, e sim a degradação do poder e suas consequências no cenário mundial. A conclusão alcançada é do real declínio, resultado de três revoluções: a do Mais, a da Mobilidade e a da Mentalidade. A primeira derruba as barreiras – é a revolução provocada pela abundância de pessoas, tecnologias, informação, comunicação, jogadores, educação, saúde e oportunidades. A da Mobilidade é a que dribla as barreiras, pois tudo que está “a mais” não tem impacto somente local, mas se locomove por outros lugares, rapidamente e de diversos meios, alcançando um maior número. Por último que mina as barreiras, modificando as tradições, dogmas e valores, acelerado pelo número de jovens de cabeça aberta, dispostos e ávidos em transformar o que pensam, como agem, suas vidas, situações, comunidades, países e o próprio mundo. É o impacto de uma geração que nasceu com celulares e tablets na mão, maior oportunidade e acesso à educação, em um mundo controlado por quem eles não escolheram e com ideias que, muitas vezes, não concordam. Querem abraçar o planeta e receber o abraço de volta em um mundo individual, competitivo e controlado. O “Big Brother” não correspondeu com o mesmo afeto, logo a solução é derrubá-lo.

O resultado final da ausência de poder é a anarquia ou o caos, ambos muitas vezes sendo confundidos como um só. De acordo com o Dicionário Michaelis, anarquia significa: “1. Estado de um povo em que o poder público, ou de governo, tenha desaparecido; 2. Negação do princípio de autoridade; 3. Confusão, desordem”. O terceiro significado indica o caminho do caos: a total confusão e desordem. Esta força relacional que tem função social não se apresenta somente para garantir a dominação ou estabelecer relações entre o vencedor e o perdedor. O poder organiza as sociedades, as relações e dita às regras do mundo. A retirada de Saddam Hussein no Iraque, pela Coalisão Internacional, instalou o caos que o país vive atualmente, com a fragmentação do poder entre diversos grupos étnicos regionais. Não há defesa para o abuso de poder ou sua utilização em beneficio próprio ou em malefício do próximo, de uma população, sociedade ou organização, mas as vezes é este poder que mantém vivas as liberdades civis, direitos humanos e a ordem.

O poder disponível, com horizontes contraídos e dificuldade de manutenção, diluído entre muitos, pode ser a razão da perda geral da Ordem Mundial. A globalização econômica, intelectual e política, a planificação geral da terra – que está cheia, alfabetizada e melhor informada – a transforma em um tabuleiro de xadrez, cujas peças são rapidamente movidas, mortas e controladas por diversos jogadores. Resta saber se no final terá peões suficientes em meio ao caos para tantos Grandes Mestres.

Insper Conhecimento
Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos. Acesse o Insper Conhecimento.