Graduação Engenharia

faculdade de administração
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Nossa visão de Engenharia é a de um processo que começa com pessoas – suas necessidades, sua cultura e seus valores – identifica oportunidades de gerar valor, tem início na concepção de um produto/serviço, passando pelo desenvolvimento de uma solução técnica para o problema/oportunidade e então projetar algo para ser levado ao mercado, economicamente viável e efetivamente atendendo aos anseios das pessoas. Ou seja, uma Engenharia de pessoas para pessoas.

VISÃO DO INSPER PARA A ENGENHARIA

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

A Engenharia de Computação é o campo que trata do desenvolvimento de sistemas computacionais, atuando nas áreas em que os conhecimento de software e hardware são essenciais e complementares. O Engenheiro de Computação trabalha no design, planejamento, desenvolvimento e teste de sistemas computacionais. Estas aplicações variam em tamanho de pequenos processadores embarcados até massivas redes de servidores. A demanda por Engenheiros de Computação é contínua, já que a informática está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, com diversas empresas de tecnologia recrutando esses profissionais, para desafios num mundo cada vez mais conectado.

ENGENHARIA MECÂNICA

A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, instalação, fabricação e operação de máquinas, ferramentas, sistemas de refrigeração, aquecimento e conversão de energia. Podemos destacar sua forte atuação nas indústrias do setor de máquinas- ferramentas, aeronáutico, automobilístico, energético e petrolífero. Uma área bastante promissora em que o Engenheiro Mecânico também pode atuar é a de Medicina. Suas habilidades são fundamentais no desenvolvimento de próteses mecânicas e equipamentos de suporte à vida, por exemplo. Trata-se de um profissional valorizado e altamente demandado pelo mercado, com amplas oportunidades de desenvolvimento profissional.

ENGENHARIA MECATRÔNICA

A Engenharia Mecatrônica forma o engenheiro que trabalhará na automação de máquinas que sejam capazes de controlar o funcionamento de outros equipamentos e de sistemas complexos sem a necessidade de intervenção humana, entendendo sobre o funcionamento de dispositivos mecânicos, controle e automação, instrumentação eletrônica e programação de computadores. Por causa do conhecimento que tem sobre engenharia mecânica, eletrônica e de computação, o engenheiro mecatrônico encontrará amplas oportunidades de trabalho tanto na indústria (química, automobilística, aeronáutica, naval, de extração de petróleo e gás) quanto no setor de serviços (tecnologia da informação, automação bancárias, integração de sistemas de automação e consultorias). Há também oportunidades para empreender e criar seu próprio negócio, aplicando as tecnologias aprendidas na solução de necessidades de usuários e empresas, como por exemplo, criação de dispositivos médicos, sistemas de automação residencial, eletrodomésticos inteligentes e aplicativos para dispositivos móveis que interajam com o mundo físico.

  • Carreiras
    • Desenvolvimento de Carreira
    • Integração curricular e flexibilidade de Carreira
    • Programas de Intercâmbio
  • A Sala de Aula
    • Aprendizado orientado à resolução de problemas
  • Alumni
    • Conheça a Comunidade Alumni

Carreiras

Desenvolvimento de Carreira

O Núcleo de Carreiras oferece aos alunos de graduação um Programa de Desenvolvimento Profissional que contempla:  sessões de orientação profissional (individual), incentivo à aprendizagem e workshops/cursos/palestras/mesas-redondas

Carreiras

Integração curricular e flexibilidade de Carreira

Com o propósito de promover  uma forte base para a estruturação e solução de problemas, durante os primeiros semestres, as disciplinas de formação básica são as mesmas para os dois cursos, Administração e Economia. A partir do quarto semestre, ambos seguem um direcionamento específico e, no último ano, o aluno escolhe as disciplinas que irá cursar dentre um espectro diversificado de optativas que são oferecidas. Saiba mais.

Carreiras

Programas de Intercâmbio

O intercâmbio internacional possibilita aos alunos o aprimoramento dos seus estudos, além da exposição à vida acadêmica e cultural de outros países.  Após concluir o 4o semestre, o aluno poderá participar do Programa de Intercâmbio por de seis meses ou  um ano (período máximo para trancamento de matricula: dois semestres letivos,  consecutivos ou não). O Insper mantém parceria com conceituadas instituições de ensino na Europa, Estados Unidos, Ásia, Oriente Médio e América do Sul. Saiba mais.

A Sala de Aula

Aprendizado orientado à resolução de problemas

No Insper, a dinâmica de aprendizagem é fortemente pautada em resolução de problemas complexos, que busca reproduzir aspectos significativos da vivência profissional. O aluno participa ativamente das dinâmicas de aulas, analisando problemas reais, identificando dilemas e tomando decisão em um contexto que promove diversidade de ideias e proatividade. Saiba mais.

Alumni

Conheça a Comunidade Alumni

Comunidade Alumni é constituída pelos alunos graduados no Insper e permite que os mesmos mantenham o seu vínculo com a Instituição, e com demais alumni, ao longo de suas carreiras. Acesse o Portal Alumni Insper.

voltar

AACSB

 Somos credenciados pela AACSB, a mais reputada associação certificadora de escolas de negócios no mundo.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco