Machine learning, cloud computing, big data, blockchain, aplicativos. Vem aí o curso de Ciência da Computação do Insper. A primeira turma de alunos começará a ter aulas presencialmente no dia 3 de março de 2022
A transformação digital é uma realidade que alcança cada vez mais empresas e outros tipos de organizações. À medida que esse processo avança, cresce o valor de um profissional que ajude a enxergar os potenciais da tecnologia na melhoria dos processos e na vida das pessoas – o cientista da computação.
O curso de Ciência da Computação do Insper irá formar especialistas em computação avançada com foco no desenvolvimento de soluções para necessidades reais das organizações e da sociedade.
Os alunos serão capazes de atuar em times de desenvolvimento de softwares, tanto escrevendo códigos quanto liderando equipes. O objetivo será sempre garantir qualidade, prazos e viabilidade do produto.
Nosso cientista da computação será o profissional perfeito para um mundo em que aplicativos, web, segurança de informação, blockchain, machine learning, cloud computing, comércio digital, internet das coisas e big data são cada vez mais onipresentes.
A razão de todo software existir é ser útil para as pessoas que precisam dele. A graduação em Ciência da Computação do Insper é focada na entrega de projetos que resolvam problemas reais de empresas e de pessoas. A partir da concepção de uma solução, desenvolvida com os usuários, os alunos irão concretizar projetos fazendo uso de tecnologia da informação e de programação.
O currículo do curso proporcionará vivências centradas em metodologias ágeis, desenvolvimento colaborativo distribuído, user experience e produtos digitais.
Mais do que dominar os fundamentos teóricos, saber programar e desenhar sistemas, o Cientista de Computação do Insper verá seu trabalho como um processo, que parte de pessoas e termina novamente em pessoas. E será plenamente competente para realizá-lo. Isso envolve compreender as necessidades dos usuários da futura solução com empatia, formular e resolver os problemas técnicos com o uso das mais avançadas tecnologias e mais sólidos conceitos, e levar a solução de volta às pessoas, com a atitude empreendedora dos que não veem dificuldades como obstáculos, mas como oportunidades.
Nessa jornada, os futuros cientistas da computação terão uma formação para desenvolver, além de competências técnicas e criação de projetos centrados
no usuário, habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança. E desenvolverão ao longo do curso a capacidade de continuar aprendendo por toda a vida.
Essa combinação permite que profissionais transformem a realidade, considerando necessidades, cultura e valores das pessoas. Projetos tecnológicos não são apenas técnicos, mas oportunidades de geração de valor para comunidades, com produtos que atendam às necessidades por um preço justo e economicamente viável.
A experiência acadêmica da graduação em Ciência da Computação foi cuidadosamente desenhada para conciliar uma sólida e integrada formação teórica e prática. Veja alguns dos atributos que o aluno irá desenvolver:
Aprender a projetar e construir arquitetura de softwares complexos
A jornada de construção de software é iniciada com a análise detalhada de códigos para que os alunos possam aprender a escrever programas compreensíveis, de fácil manutenção e teste. O resultado será a construção de softwares mais dinâmicos, vivos e que evoluem no tempo.
Os estudantes farão uso de metodologias de desenvolvimento ágil para entregar softwares de qualidade que resolvam um problema real.
Em uma nova fase, o software passará a ser formado por múltiplos componentes que interagem entre si, cada um tão complexo quanto os já feitos desde então. Será importante também que ele resolva problemas de pequena a grande escala. A complexidade não se resolve com formação superficial, por isso os alunos vão ter uma base teórica muito sólida, desenvolvida sempre de foma aplicada e contextualizada.
O desenvolvimento do software também se estenderá pelo espaço, com a realização de projetos de maneira colaborativa no mundo todo.
Além das capacidades técnicas, durante essa jornada o aluno desenvolverá habilidades de trabalho em equipe, comunicação, negociação de prazos e escopo.
Viver a dinâmica do mercado dentro da escola
Equipes de software adotam ciclos de entrega mais curtos em que desenvolver rapidamente o produto é essencial para o sucesso. Dessa forma, em diversos momentos do curso serão criadas dinâmicas de trabalho em equipe, intenso e focado, com ciclos rápidos de feedback e foco na criação de softwares que resolvam problemas.
Durante esses períodos, os alunos atuarão juntos, aprendendo uns com os outros em um ambiente desafiador e de alta performance. Cada grupo irá determinar suas próprias metas, criando vivências únicas que se acumularão a cada ano.
Os alunos praticarão os diversos papéis exercidos por profissionais num projeto de software: desenvolvedor, líder de projeto e líder de produto. Tudo isso será feito com a orientação decisiva de um corpo docente altamente qualificado, que estimulará os alunos a sonhar alto e a adotar metas ambiciosas.
A etapa final do curso será um projeto em parceria com grandes empresas do setor. Elas irão propor aos alunos o desenvolvimento de projetos de inovação em temas como machine learning, inteligência artificial, devops e cibersegurança.
Aprender por meio de feedbacks personalizados, rápidos e constantes
Já no primeiro semestre do curso, nas tarefas iniciais de aprendizado, os alunos contam com um sistema de feedback automatizado de exercícios e atividades, o software visual studio code. Esse software de programação é hospedado num servidor que se situa na nuvem, e permite que um aluno tente diversas vezes completar a tarefa. Os professores desenvolvem estratégias para que o sistema dê feedback formativo e que oriente o aluno em direção a completar a atividade.
O uso dessa tecnologia torna o processo de aprendizagem mais interativo e personalizado.
Além da interação entre alunos e professores, o sistema também oferece acesso a dashboards que mostram a evolução dos estudantes de maneira
individual. Essa possibilidade permite um acompanhamento mais próximo dos professores e ajudam os alunos a organizar o seu próprio ritmo de estudos.
Liderar projetos ágeis
Projetos de software dificilmente têm um escopo claro e fixo. Por esse motivo, equipes de desenvolvimento precisam estar em contato com o cliente e reagir a mudanças de forma eficaz. É necessário que a equipe seja ágil. Ciclos curtos de desenvolvimento e melhorias constantes dos processos são essenciais para o sucesso de um projeto.
O aluno será exposto à filosofia de desenvolvimento ágil desde o início do curso. O escopo dos projetos será negociado com o professor e desenvolvido em ciclos curtos de feedback sobre aspectos técnicos e de trabalho em equipe.
Em um segundo momento, as equipes de alunos passarão a interagir com usuários e clientes reais. Assim, irão desenvolver as habilidades de comunicação e design centrado no usuário, buscando compreender as necessidades e os requisitos muitas vezes implícitos em um projeto.
O ciclo será concluído nos últimos anos do curso, quando o aluno passará a liderar pequenas equipes de desenvolvimento ágil para atender a clientes e usuários reais.
Desenvolver habilidades interpessoais
Um dos princípios que orientam a criação das experiências de aprendizagem do curso de Ciência da Computação Insper é o desenvolvimento dos alunos como pessoas.
Para isso, são incluídas na grade curricular atividades que possibilitam o desenvolvimento de habilidades de comunicação escrita e oral, trabalho em equipe e aprendizado autônomo. Sempre com feedbacks detalhados sobre como melhorar as habilidades e com oportunidades para praticar.
Na segunda metade do curso, serão adicionadas experiências que desenvolvam consciência de contexto e qualidades empreendedoras, dando aos alunos a oportunidade de enxergar o mundo e a sua profissão de maneira ampla e se colocar como agentes de transformação para problemas da sociedade.
Conheça a grade curricular do curso de Ciência da Computação
Ao logo de 8 semestres, os alunos passarão por trilhas de conhecimento, divididas nesse esquema por cores, e trabalharão a partir de metodologias ágeis com a criação de sprints de desenvolvimento a cada conclusão de semestre.
No primeiro semestre, como destaque, temos a disciplina de Developer Life, que ocupa aproximadamente 80% da grade. Com ela, os alunos terão a experiência de trabalhar em equipe para desenvolver um software que atenda às necessidades reais de clientes.
Andrew Kurauchi
Disciplina: Developer Life
Bacharel e doutor em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo, com período de intercâmbio na Boston University, nos Estados Unidos.
Bárbara Agena
Disciplina: Developer Life
Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Senac e mestre em Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.
Daniela Assofra
Disciplina: Ética, Computação e Sociedade
Graduada em Sociologia, mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo e doutoranda em Ciência Política na Universidade Estadual de Campinas.
Fábio José Ayres
Disciplina: Machine Learning
Bacharel e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e doutor em Engenharia Elétrica pela University of Calgary, Canadá.
Fabio Roberto de Miranda
Disciplina: Developer Life
Coordenador do curso de Ciências da Computação do Insper. Tem os títulos de bacharel em Engenharia da Computação e mestre em Sistemas Eletrônicos pela Universidade de São Paulo.
Fabrício Jailson Barth
Disciplina: Developer Life
Formado em Ciência da Computação e com Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Tem desenvolvido diversos projetos relacionados com Aprendizagem de Máquina e Inteligência Artificial nas áreas financeira, Internet, segurança pública, mineração, educação e recursos humanos desde 2003.
Fabio Orfali
Disciplina: Trilhas de Matemática
Doutor em Ensino de Matemática e Ciências, mestre e Matemática e bacharel em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo.
Graziela Tonin
Disciplina: Projeto Ágil e Programação Eficaz
Graduada e mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo com intercâmbio pela UMBC/Maryland-US), onde trabalhou com uma das principais cientistas da sua área de pesquisa, a PhD. Carolyn Seaman.
Igor dos Santos Montagner
Disciplina: Projeto Ágil e Programação Eficaz
Bacharel e doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo, com estágio de doutorado no INSA-Rouen, França.
Luciano Silva
Disciplina: Teoria da Computação e Linguagens Formais
Bacharel em Ciência da Computação, mestre em Matemática Aplicada e doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo.
Marcelo Hashimoto
Disciplina: Análise de Redes Sociais
Bacharel, mestre e doutor em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.
Luciano Soares
Disciplina: Jogos e Interação
Graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelo Instituto Superior Técnico (INESC/IST), Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ADETTI/ISCTE) e Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA). Tem MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.
Rafael Corsi Ferrão
Disciplina: NAND to Tetris: Bits e Processadores
Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em eletrônica pelo Instituto Mauá de Tecnologia e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo.
Raul Ikeda Gomes da Silva
Disciplina: Plataformas, Microserviços e APIs
Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
Rodolfo da Silva Avelino
Disciplina: Cibersegurança
Doutor pela Universidade Federal do ABC, mestre em TV Digital pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-graduado em Design Instrucional para EAD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá e Docência no cenário do ensino para compreensão pela Universidade Cidade de São Paulo.
Tiago Tavares
Tiago Tavares tem graduação em Engenharia de Computação (Unicamp, 2008), mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em processamento digital de sinais (Unicamp, 2010) e doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em aprendizado de máquina (Unicamp, 2013, com período sanduíche na University of Victoria, Canadá). Fez pós-doutorado no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS, Unicamp, 2013-2015). Faz pesquisa com a extração de informações de dados não-organizados, em especial em áudio, música, movimentos, em textos e em bio-sinais. Atua como professor em ensino superior desde 2015 em níveis de graduação e pós-graduação, e está no Insper desde 2022.