Home/Graduação/Administração

Administração

Curso de Administração

Toda empresa precisa de um gestor, uma pessoa com visão estratégica que defina os rumos da organização, seja ela uma padaria, uma ONG ou uma multinacional. É para isso que existe o curso de Administração. Nos últimos anos, esta tem sido uma das carreiras com maior procura no país. E não é para menos: o leque de áreas de atuação é bastante diversificado e abrange cargos que vão desde marketing, gestão de pessoas ou políticas públicas até postos de direção em grandes empresas.

Por isso, é importante fazer um curso que concilie o embasamento teórico (tanto de aspectos humanos quanto de formação quantitativa) com instrumentos técnicos e métodos de análise que permitam aplicar esse conhecimento no dia a dia das organizações.

É aí que entra a maneira Insper de ensinar, inspirar e transformar alunos em pessoas e profissionais únicos no mercado. Para que eles saibam analisar com profundidade o contexto econômico, social e institucional de uma empresa, propondo soluções práticas para os principais desafios organizacionais, nosso curso de Administração busca desenvolver habilidades que são geralmente apontadas como grandes diferenciais por quem emprega, tais como:

  • Comunicação escrita e oral;
  • Trabalho em equipe;
  • Aplicação da teoria para a resolução de problemas reais;
  • Pensamento crítico;
  • Visão inovadora e ampla do contexto organizacional, favorecida pela integração com os nossos cursos de Economia e Engenharias;
  • Engajamento social: a partir de 2019, o aluno que participar de alguma organização estudantil ganhará pontos na seleção para programas de intercâmbio.

Além de trabalharmos competências importantes para o futuro profissional dos alunos, há muitas oportunidades e métodos de aprendizagem que tornam a experiência Insper muito mais proveitosa para quem ingressa no nosso curso de graduação em Administração. São elas:

  • Resolução Eficaz de Problemas: de todas as disciplinas do nosso curso de Administração, esta é a mais diferenciada. No sexto semestre, a sala é dividida em grupos que deverão pensar em soluções para problemas reais apresentados por um portfólio de empresas parceiras. Pode ser um banco, uma startup, uma ONG ou qualquer outro tipo de corporação. Uma vez por semana, o grupo vai até a sede da organização para atuar in loco. É a chance de aplicar o ferramental analítico aprendido ao longo dos cinco primeiros semestres, trabalhar em equipe e ter uma experiência prática no mercado de trabalho antes mesmo de ingressar em um estágio.
  • Integração curricular: para darmos base sólida ao processo de resolução de problemas, durante os primeiros semestres, as disciplinas de formação básica são as mesmas para os cursos de Administração e Economia.
  • Intercâmbio: nossas 79 parcerias com escolas internacionais permitem que os alunos da graduação estudem em qualquer um dos cinco continentes, tendo todo apoio desde a orientação sobre quais disciplinas escolher até os trâmites da viagem propriamente dita. Esses programas têm duração de seis meses ou um ano e são realizados após a conclusão do quinto semestre. Além disso, todo semestre recebemos alunos de diversos países para seus intercâmbios no Insper.
  • Dupla titulação: resultado da integração entre cursos, nossa dupla titulação em Administração e Economia pode ser obtida com apenas um ano a mais de estudo. Só em 2017, 139 alunos cursaram a dupla graduação.

Nos três primeiros semestres, o currículo do Ciclo Básico é o mesmo para Administração e Economia e as aulas são ministradas em turmas mistas compostas por estudantes de ambos os cursos. Esta integração permite que futuros administradores entendam o ambiente econômico e futuros economistas conheçam o ambiente de negócios. A partir do quarto semestre, começa o Ciclo Específico: chegou o momento de aprofundar os conhecimentos em Administração. Até o sexto semestre, as aulas são em período integral. A partir do sétimo e oitavo períodos, as atividades curriculares se concentram durante a manhã para que você possa se dedicar ao programa de estágio regular. Também é no sétimo e oitavo semestres que ocorre a Especialização, quando cada graduando pode escolher entre uma série de disciplinas optativas para personalizar sua formação com foco em Marketing, Finanças, Gestão ou Empreendedorismo.
Nas horas vagas, os alunos são incentivados a participar de assistências de pesquisa, monitorias, organizações estudantis e atividades complementares que vão de cinema a debates e workshops.
Esse formato intensivo de estudo dá aos nossos alunos uma formação diferenciada, que os leva a assumir as melhores colocações em um mercado de trabalho diversificado, acompanhado sempre de perto pela equipe do nosso Núcleo de Carreiras.
Além disso, temos ciência de que, no mundo real, qualquer projeto de média complexidade envolve uma série de expertises. Nada está separado em caixinhas. Por isso, favorecemos muito a integração de conhecimentos, dentro e fora da sala de aula.
Desse jeito, o aluno molda a sua experiência no Insper da forma que considerar mais conveniente para a carreira que pretende seguir. Confira a grade curricular, as ementas do Curso de Administração e o nosso processo seletivo para o Vestibular 2019.








Ciclo Básico

1º SEM
Microeconomia I
Cálculo I
Pensamento Crítico e Ética
Sistemas de Informação
Fundamentos Administração

2º SEM
Fundamentos de Macroeconomia
Cálculo II
Estatística I
Sociologia e Política
Contabilidade Financeira

3º SEM
Microeconomia II
Modelos de Tomada de Decisão
Estatística II
História Eco. e Organizações
Finanças I

Ciclo Específico

4º SEM
Direito Aplicado Administração
Comportamento Organizacional I
Econometria
Estratégia Organizacional
Finanças II

5º SEM
Gestão de Marketing
Comportamento Organizacional II
Gestão de Operações e Sistemas
Estratégia Competitiva e Corporativa
Finanças III

6º SEM
Contabilidade Gerencial
Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Resolução Eficaz de Problemas
Marketing Avançado

Especialização

7º SEM
Eletiva I
Eletiva II
Eletiva III
Estágio Supervisionado

8º SEM
Eletiva IV
Eletiva V
Eletiva VI
Estágio Supervisionado

Infraestrutura