Home/Insper Fab Lab/Open Day (suspenso temporariamente)

Open Day (suspenso temporariamente)

Insper Fab Lab

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, estamos trabalhando para mitigar o impacto do novo vírus Covid-19 (Coronavírus).

Tomamos algumas providências para manter o funcionamento da escola e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações.

Por este motivo, informamos que o Open Day está suspenso temporariamente. 

Para visitar (atividade suspensa temporariamente)

Atente-se às instruções abaixo para não comprometer sua visita ao nosso Fab Lab:

  • As visitas ocorrem todas às terças-feiras, das 13h às 18h;
  • Não é necessário agendamento. O atendimento acontece por ordem de chegada;
  • O tour pelo Fab Lab será conduzido pela equipe técnica do laboratório, que explicará a dinâmica do ambiente e das máquinas;
  • As visitas têm como objetivos: esclarecer eventuais dúvidas sobre o funcionamento do nosso Fab Lab no Open Day, dar orientações sobre as operações das máquinas e equipamentos e introduzir o visitante na área maker;
  • Na visita, não será permitida a utilização dos equipamentos e do espaço do laboratório para desenvolvimento de projetos. Para isso, você terá que submetê-los à análise da nossa equipe técnica no link “Para Desenvolvimento de Projetos”;
  • Para visitar, fique ligado em nossa política de segurança: o visitante deverá estar com calça comprida sem rasgos, cabelos presos e sapato fechado (tênis, por exemplo). NÃO SÃO PERMITIDOS: sapatilha, sapato de salto alto e calçado onde parte do pé fique exposto;

Eventualmente, o Fab Lab fecha para manutenção, realização de eventos extraordinários ou em período de férias. Quando uma dessas eventualidades acontecer, comunicaremos nas redes sociais do Insper. Facebook | Instagram

Nosso endereço: Rua Quatá, 200, Vila Olímpia, São Paulo – SP. Telefone: (11) 4504- 2400.

Para Desenvolvimento de Projetos (atividade suspensa temporariamente)

Para consultoria de projetos e utilização do ambiente/máquinas do laboratório é IMPRESCINDÍVEL o envio de seu projeto para análise. Após aprovação, nossa equipe técnica fará o agendamento para que você possa acessar nosso Fab Lab.

O uso dos equipamentos é gratuito em nosso Open Day.

Você é o protagonista no desenvolvimento do seu projeto. Nosso Fab Lab não presta serviços, mas nossa equipe técnica está à disposição para te orientar ao longo da sua jornada.

Para enviar seu projeto para análise, preencha o formulário abaixo:

 

A equipe técnica do Fab Lab entrará em contato através do e-mail informado no formulário em até 5 dias úteis. No e-mail, constará o resultado da análise do projeto e, se aprovado, o agendamento com as orientações.

Lembrando que no dia do agendamento você deverá trazer seu próprio material (com sobras, para eventuais testes e correções), seus arquivos digitais nas extensões corretas (saiba mais sobre as extensões de arquivos em “Equipamentos”) e seguir a política de segurança do laboratório: deverá estar com calça comprida sem rasgos, cabelos presos e sapato fechado (tênis, por exemplo). NÃO SÃO PERMITIDOS: sapatilha, sapato de salto alto e calçado onde parte do pé fique exposto.

Vale ressaltar que é responsabilidade do usuário trazer e levar seu material, mesmo que o desenvolvimento do seu projeto demande vários dias de uso do Fab Lab. Nosso laboratório não se responsabiliza pelo armazenamento de materiais/projetos do Open Day.

Aos usuários que utilizam softwares licenciados (AutoCad, por exemplo) recomendamos que tragam seu notebook para eventuais ajustes e correções de arquivos.

Ressaltamos que não será permitido o desenvolvimento de projetos sem aprovação e agendamento.

Perguntas Frequentes

1. Não sou aluno do Insper. Eu posso utilizar o Fab Lab?

[Open Day suspenso temporariamente]

Sim, você pode! Para desenvolvimento de projeto é preciso enviá-lo para análise através do formulário disponível no item acima (Para Desenvolvimento de Projetos). Após aprovação, nossa equipe técnica fará o agendamento para que você possa acessar nosso Fab Lab.

Para visita, não é necessário agendamento. Os visitantes podem conhecer o Fab Lab todas as terças-feiras, das 13h às 18h. Lembrando que na visita não é permitido o uso das máquinas.

2. Como faço agendamento para utilizar as máquinas?

Para utilizar as máquinas é necessário enviar seu projeto para análise, após aprovação nossa equipe técnica fará o agendamento para que você possa acessar nosso Fab Lab.

3. Há algum custo para utilizar as máquinas? Preciso levar algum material?

O uso dos equipamentos é gratuito, mas é preciso que você traga o material para produzir.

4. Qual o horário de funcionamento?

Para os alunos, professores e funcionários do Insper: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h.

Para demais membros da comunidade – Open Day: para visita, todas as terças-feiras, das 13h às 18h (não é permitido o uso dos equipamentos/máquinas no dia da visita).

Para utilizar as máquinas, é necessário enviar o projeto para análise. Após aprovação, nossa equipe técnica fará o agendamento para que você possa acessar nosso Fab Lab.

5. Vocês desenvolvem projeto?

Nosso lema é faça você mesmo! Nós não desenvolvemos projetos, mas oferecemos todo o suporte para você desenvolver o seu protótipo.

6. Tenho o projeto, mas eu não sei operar as máquinas. Posso contar com a orientação de vocês?

Com certeza! Traga os seus arquivos e daremos todas as orientações necessárias para você utilizar as máquinas adequadamente. O ideal é conferir as extensões de programas que as máquinas utilizam. Em caso de dúvidas, envie uma mensagem no campo disponível no final da página.

 7. Quero imprimir um modelo 3D. O que eu preciso levar?

Filamento para impressão 3D, diâmetro de 1,75 [mm] ou 2,85 [mm]. Atualmente temos 04 impressoras que utilizam o filamento de 2,85 [mm] as Ultimakers e apenas uma que utiliza o filamento 1,75 [mm] a ZMorph. Trabalhamos com PLA e/ou ABS.

8. Preciso cortar uma peça na cortadora a laser: o que eu devo levar e quais são as medidas possíveis?

Para a cortadora laser:

Epilog Laser Mini 24

  • Traga o material e o arquivo;
  • O material deve possuir espessura de até 6mm: MDF, acrílico, papel paraná, entre outros;O arquivo deve estar vetorizado na extensão PDF, sendo que as linhas para corte devem possuir espessura igual a 0,025mm. Qualquer outra espessura de linha será identificada como gravação pela máquina laser;
  • Arquivos em extensão BMP/JPG/GIF/PNG também são aceitos para o modo de gravação;
  • Lembrando que a mesa de trabalho do equipamento mede 300 x 600mm.

Duplotech 1080

  • Traga o material e o arquivo vetorizado;
  • O material deve possuir espessura de até 9mm: MDF, acrílico, papel paraná, entre outros;
  • O arquivo deve estar na extensão DXF/AI/PLT/DST/DSB (para corte) e BMP/JPG/GIF/PNG (para gravação);
  • Lembrando que a mesa de trabalho do equipamento mede 1000 x 800 mm.

Duplotech 1610

  • Traga o material e o arquivo vetorizado;
  • O material deve possuir espessura de até 9mm: MDF, acrílico, papel paraná, entre outros;
  • O arquivo deve estar na extensão DXF/AI/PLT/DST/DSB (para corte) e BMP/JPG/GIF/PNG (para gravação);
  • Lembrando que a mesa de trabalho do equipamento mede 1600 x 1000 mm.

9. Estou montando um negócio e preciso imprimir 1000 peças. Posso produzir essa quantidade no Fab Lab?

O Fab Lab Insper é um laboratório de prototipação. Aqui é possível construir o primeiro protótipo para validação com o seu cliente. Não temos estrutura para a produção em escala ou grandes volumes. Para produção de peças em série, você precisa buscar empresas que prestam esses serviços.

10. Eu preciso compartilhar o meu projeto?

Estamos em uma rede mundial de colaboração. Por isso, é importante que você documente o seu projeto e disponibilize à comunidade. Para isso, acesse a página Galeria de Projetos no site do Insper Fab Lab.

Fab Lab - Perguntas frequentes

function my_init_method() { wp_enqueue_script('jquery'); } add_action('wp_enqueue_scripts', 'my_init_method');