O Fab Lab no Insper

Quem somos:

Somos o Fab Lab Insper: o primeiro laboratório digital brasileiro dentro de uma Faculdade de Engenharia.

Estamos integrados à rede mundial de Fab Labs e temos ferramentas e máquinas para você dar vida às suas ideias, aprender e compartilhar conhecimentos com pessoas de todo o mundo.

Aqui, nossos alunos usam o espaço para criar de tudo: máquinas, robôs, brinquedos, games, maquetes e muito mais.

E não são apenas os alunos que podem utilizar o Fab Lab Insper. Todas as semanas recebemos o público externo que deseja conhecer o laboratório e utilizar as máquinas para criar e produzir ideias inovadoras. É o chamado Open Day, que acontece todas as quintas-feiras, das 13h às 19h

Para utilizar o laboratório durante o Open Day você não precisa agendar, mas é importante trazer o material que pretende usar nas máquinas, como madeira para cortar na laser e filamentos para as impressoras 3D, entre outros. Também é imprescindível que vpcê leia nossa política de segurança para entender as normas para o acesso.

Política de segurança:

Venha nos visitar, mas não esqueça de observar nossas regras de segurança: trajar calça comprida, sapato fechado e estarem de cabelo preso. As áreas de marcenaria, lixadeira e corte de chapas exibem outros EPI’s: óculos de segurança, máscara, protetor auricular e luvas, dependendo da atividade.

EPIs essenciais:

Não serão permitidos alunos ou visitantes sem:

• Calça comprida; e
  • Sapato fechado.

Procedimentos:

• Caso tenha cabelos compridos, é necessário prendê-los;
  • Retire os relógios e demais adornos;
  • Não ingerir bebidas ou comidas;
  • Mantenha as mochilas e bolsas guardadas nos armários.

EPIs adicionais para marcenaria:

• Óculos de segurança.

EPIs adicionais para ShopBot (fresadora de grande porte):

• Óculos de segurança;
  • Protetor auricular;

EPIs adicionais para lixadeira:

• Óculos de segurança;
  • Protetor auricular;
  • Máscara Respiratória PFF2.

Localização: