ETAPAS DO EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é mais do que o processo de iniciar um negócio. É a capacidade de identificar, desenvolver e capturar oportunidades. Uma mentalidade empreendedora é fundamental para todas as organizações, pequenas ou grandes, novas ou antigas, com ou sem fins lucrativos. Ser empreendedor é ter a capacidade de transformar ideias em realidade, de gerar oportunidades, para si e para a comunidade onde se está inserido.

O Insper desenvolve alunos com essa mentalidade e por isso o empreendedorismo faz parte da sua cultura. Aqui apoiamos integrantes da Comunidade Insper, alunos e alumni, que desejam seguir a carreira empreendedora ou desenvolver suas competências para empreender em qualquer ambiente ou tipo de organização.

A fim de atendermos os novos negócios de forma mais assertiva e direcionada, dividimos os projetos em quatro etapas: investigação, estruturação, prototipação e realização. O CEMP oferece aos empreendedores mentorias, conteúdos,  acesso a serviços e parceiros, de acordo com a etapa de cada  projeto/negócio. Saiba em que fase está o seu projeto:

INVESTIGAÇÃO

Momento de experimentação. O empreendedor está explorando possíveis alternativas, conhecendo o mercado e compreendendo de forma mais profunda o seu território de atuação.

ESTRUTURAÇÃO

Busca de metodologias para o projeto como Design Thinking, Canvas, mentorias e outras ferramentas para a estruturação do negócio. Workshops e orientações de especialistas são fundamentais nesta etapa.

PROTOTIPAÇÃO

Momento de consolidação. Por meio de aceleradoras, o empreendedor busca investidores, conselheiros, equipe e sócios para a validação do projeto.

REALIZAÇÃO

Com o projeto já desenvolvido, este é o momento de implementação. O empreendedor executa o plano de ação e começa o seu negócio.

INVESTIGAÇÃO

ESTRUTURAÇÃO

PROTOTIPAÇÃO

REALIZAÇÃO